3ª edição do Prêmio Weis homenageia 28 professores

Professor professor Carl Herrmann Weis no evento Sábado das Origens, em 2009

Compartilhe

Professor professor Carl Herrmann Weis no evento Sábado das Origens, em 2009

 

Apoiada pela ITAEx, a 3ª edição do Prêmio Weis, organizado por alunos com o objetivo de reconhecer professores do ITA de grande excelência pedagógica, foi realizada no dia 9 de outubro, em cerimônia que contou com a presença de várias autoridades. O Prof. Dr. Anderson Ribeiro Correia, reitor do ITA, abriu o evento no auditório Lacaz Netto, onde aproximadamente 200 pessoas compareceram para prestigiar os homenageados.

A premiação desta edição é relativa ao segundo semestre de 2016 e ao primeiro semestre de 2017. Foram concedidos 34 prêmios para 28 professores (alguns foram reconhecidos por ambos os semestres).

Foram também agraciados mais dois professores, com os prêmios de Professor ITAEx do ano e Professor Padrinho do Ano, além do aluno que se destacou como melhor monitor. O reconhecimento foi simbolizado por meio de troféus.

O professor Armando Milioni (T79) foi o mais votado desta edição. Além do troféu, recebeu um certificado de Professor do Ano, por ter obtido um percentual alto de votos em todas as quatro turmas em que ministrou a disciplina de Probabilidade e Estatística no segundo semestre do ano passado, em conjunto com os professores Filipe Rodrigues e Denise Ferrari. “Fiquei muito feliz com o prêmio. Fui aluno do Prof. Weis, sou testemunha da imensa capacidade que ele tinha de encantar os seus alunos com a beleza do saber científico.  Na minha opinião, essa é uma das funções principais de um professor.  Um típico aluno (ou aluna) do ITA é capaz de aprender sozinho, possivelmente melhor e mais rapidamente, quase tudo aquilo que nós, professores, ensinamos a ele.  Mas ele(a) precisa ser motivado a isso, precisa querer aprender.  E era isso que o Prof. Weis fazia de melhor”.

Um dos organizadores do evento, Guilherme Marinot (T-20) falou sobre a experiência de trabalhar nessa iniciativa. “Foi extremamente construtivo. O prêmio é uma das formas pelas quais tentamos incentivar o ensino no ITA, agraciando os excelentes professores de uma instituição na qual tanto se preza a utilização da palavra ‘excelência’”.

A premiação também contou com a presença do professor convidado Ricardo Fragelli, da Universidade de Brasília (UnB), que apresentou uma palestra sobre aprendizagem ativa e colaborativa, demonstrando os seus três métodos de ensino: “Rei da Derivada”, “Sumaê” e “Trezentos”, considerado um dos métodos mais avançados de ensino de engenharia no Brasil .

O Prêmio Weis leva o nome de Carl Herrmann Weis (1928-2013), pesquisador e químico brasileiro dos mais respeitados no país, que lecionou no ITA entre os anos de 1952 e 1998.

 

Compartilhe