AeroDesign ITA (2019)

A Competição AeroDesign é um desafio lançado pelo SAE BRASIL, que envolve  estudantes de diversas universidades a fim de propiciar o intercâmbio de técnicas e conhecimentos de Engenharia Aeronáutica, por meio de aplicações práticas e da competição entre equipes. Ao participar do programa o aluno se envolve com um caso real, desde sua a concepção, projeto detalhado, construção e testes.

Neste ano os alunos do ITA venceram em 1º lugar na Categoria Advanced e ainda aguardam os resultados das categorias Micro e Regular. Em entrevistas os membros da  equipe relatam sobre como o apoio de patrocinadores e da instituição (ITA) influenciam diretamente nos resultados: “[…] com o patrocínio da ITAEx por exemplo, a gente consegue dedicar muito mais tempo no projeto em si, para construir a aeronave, fazer os testes e chegar forte na competição, do que se não tivéssemos ajuda e desprendêssemos muito tempo com a captação de recursos”. Leonardo Mariga (Pós-graduando em Eletrônica).

Os alunos ainda pontuaram sobre como a participação no projeto influencia a vida acadêmica e pessoal:

“Para mim o Aerodesign é fantástico e é muito diferente do que a gente estuda em sala de aula. Neste projeto temos a oportunidade de aplicar nossos conhecimentos e de desenvolver uma parte social e pessoal. Nós passamos tanto tempo juntos lutando pelo mesmo objetivo, que viramos uma família, criando um grande vínculo.” Leonardo Mariga (Pós-graduando em Eletrônica).

“Eu vejo como algo extremamente benéfico para a minha formação como engenheiro, pois estando na graduação isso me trás uma experiência de projeto e de gestão que eu nunca teria com uma formação puramente acadêmica.” Pedro Secchi (Graduando em Aeronáutica).

Fonte: Alunos: Pedro Secchi, Leonardo Mariga e Vitor Belan

Edição: Carolina Guimarães, Relações Públicas – ITAEx.