Alunos do ITA promovem edição do Prêmio Weis dia 9 de outubro

Compartilhe

O ITA recebe, no dia 9 de outubro, mais uma edição do Prêmio Weis, organizado por alunos com o objetivo de reconhecer professores do instituto de grande excelência pedagógica, a exemplo do professor Carl Herrmann Weis, que dá nome à premiação.

O evento, que tem o apoio da ITAEx, acontecerá às 16h, no auditório Lacaz Netto. Os professores premiados serão escolhidos a partir da votação dos alunos. O prêmio foi instituído em homenagem ao professor Weis em 2015, pelo Centro Acadêmico Santos Dumont.

A premiação é decidida através de um link divulgado internamente pelas redes sociais dos alunos. Nele, cada estudante pode escolher de 0 a 3 professores que se destacaram pela excelência de ensino entre o segundo semestre de 2016 e o primeiro de 2017.

A novidade da edição são três novas categorias de premiação: Professor ITAEx do Ano, que homenageará o professor que mais se destacou na realização de projetos apoiados pela ITAEx, Professor Padrinho do Ano, para o professor de maior destaque ao auxiliar os alunos nas iniciativas do H8 e outra para reconhecer o monitor que se sobressaiu ao ajudar os alunos.

Este ano, o convidado especial é o professor Ricardo Fragelli, da Universidade de Brasília (UnB), que fará palestra na cerimônia de entrega do prêmio. No encontro, ele falará sobre suas metodologias de ensino, que são baseadas em aprendizagem ativa e colaborativa.

Ricardo Fragelli possui mestrado em Engenharia Mecânica e doutorado em Ciências Mecânicas pela Universidade de Brasília. Atualmente, é professor adjunto da UnB e faz parte do corpo docente do Mestrado em Design do Departamento de Design Industrial. Através de suas pesquisas em novos métodos, técnicas e tecnologias para a Educação, já recebeu dez prêmios nacionais.

O aluno e organizador do evento Guilherme Marinot ressalta a importância da homenagem. “Me sinto honrado de fazer parte da organização do Prêmio Weis. Carregando o nome de um dos professores mais icônicos de nossa instituição, procuramos fazer a devida homenagem àqueles docentes que se esforçaram para entregar-nos um ensino de qualidade e também incentivar todos os professores”, disse. “Agradecemos imensamente à ITAEx por acreditar na importância do evento, fornecendo o devido suporte e apoio”, completou Guilherme.

Carl Herrmann Weis foi um pesquisador e químico brasileiro que lecionou no ITA entre os anos de 1952 e 1990.  Nascido em 8 de novembro de 1928, Weis está entre os químicos mais respeitados do país, considerado pelos alunos um professor que ensinava muito mais do que a matéria universitária: ensinava a pensar

Dentre outras proezas, Weis era conhecido por ser ambidestro e escrever os dois eixos cartesianos no quadro ao mesmo tempo. Também ficou famoso nos corredores da faculdade pela sua atenção e paciência em corrigir todos os exercícios de todas as provas e por suas frases célebres: “Isso não me comove!” e “Tudo flui!”. Faleceu aos 84 anos, no dia 21 de janeiro de 2013, em São José dos Campos.

Confira a homenagem “Sócio Honorário da AEITA”, prestada ao professor Weis em 2011.

 

 

Compartilhe