Alunos do ITA são premiados por excelente participação na Olimpíada Latino-americana de Física – Apoio de Todas as Turmas

Compartilhe

Em maio de 2018, o ITA participou, pela primeira vez, da Olimpíada Latino-americana de Física e seus alunos tiveram um grande desempenho.

Na competição, eles são desafiados a solucionar 6 complexos problemas de física teórica em 4h30. Os resultados de cada um dos desafios devem ser apresentadas de forma detalhada e justificada. Os problemas de 2018 abrangeram temas como ondas gravitacionais, física nuclear, mecânica, termodinâmica e eletromagnetismo.

Os alunos do ITA foram coordenados pelo Prof. Dr. Ivan Guilhon (T14), e conquistaram 2 medalhas de ouro com os alunos Felipe Mourad Pereira (T21) e Vinicius Roberto Gomes Queiroz (T21); além de 5 medalhas de prata com os alunos João Custódio Faria Filho (T21), Rafael Bruno Facchin (T21), Ana Leticia dos Santos (T21), Ítalo Renan Silva (T21) e Wesley Proença de Camargo (T19); e 4 medalhas de bronze, com os alunos Guilherme Ramos Silva (T21), Delson Barros Oliveira Filho (T21), Bruno Costa Alves Freire (T21) e Pedro Soares da Costa Mota e Souza (T18).

Outro destaque para os alunos do ITA, ficaram para 2 alunos, que mesmo não recebendo medalhas, tiveram menções honrosas, são eles Felipe Martins Gomes (T20) e Marcos Gabriell Vieira de Lucena (T22).

A premiação da Olimpíada ocorreu no dia 15/03/2019, na UNICAMP (Universidade Estadual de Campinas). A entrega das medalhas foi pela manhã. Após a entrega das medalhas os alunos passaram o dia inteiro visitando laboratórios de ensino e pesquisa da Universidade.

Eles também visitaram o Acelerador de Partículas Sirius, no CNPEM – Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais.

Alunos visitando o Sirius, acelerador de partículas do CNPEM

Muito contente pelos resultados do ITA, o professor Ivan Guilhon, agradeceu a ITAEx por ter ajudado com o transporte dos alunos para a premiação.  “Sou grato a ITAEx por ter nos ajudado, podendo fazer com que os alunos vivessem esse momento maravilhoso e que agrega muito para o seu conhecimento”.

A próxima edição da Olimpíada Latino-americana de Física será no dia 24 de abril.

Clique aqui e confira um vídeo com as fotos da visita.

Compartilhe