APOIE!
APOIE!

CubeSat – Lançamento de Balão

Home > Notícias > CubeSat – Lançamento de Balão
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é WhatsApp-Image-2021-09-02-at-15.50.29-1024x683.jpeg

Nem a pandemia freou os Alunos do Curso de Engenharia Aeroespacial do ITA, que com dedicação e maestria, foram prestigiados com o ensino prático (Hands-on), para desenvolver cargas úteis de microssatélites.  

Ministrada pelo Professor Tertuliano Ribeiro, as aulas de Eletrônica para Aplicações Espaciais (ELE-27) do ITA, desafiaram os Estudantes a participarem e entenderem os subsistemas necessários para o seu funcionamento, além de desenvolverem uma proposta de solução e efetuar o lançamento do microssatélite por meio de um balão estratosférico. 

Durante as aulas teóricas do 1º semestre deste ano foram definidos o escopo da missão e de requisitos para a Carga Útil. A arquitetura física e de especificações teve seu desfecho com a montagem e integração do protótipo de voo. Como resultados, os Iteanos demonstraram interesse maior pelos produtos aeroespaciais, desenvolveram conhecimento prático para um tipo de satélite e a adotaram medidas de segurança de um lançamento.  

Em agosto, os Acadêmicos do curso de Engenharia Aeroespacial lançaram, em parceria com a Divisão de Ciências Atmosféricas do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), o pequeno satélite, conhecido como Cubesat, a 30 km de altitude utilizando um balão estratosférico. Após a análise dos dados e a recuperação da carga, que retornou em segurança ao solo por meio de um paraquedas, a missão foi considerada um sucesso.  

As próximas etapas consistirão na análise mais detalhada dos dados coletados, na implementação de aprimoramentos e na incorporação de novos sensores. 

O momento do lançamento foi prestigiado pelo Diretor do IAE, Brigadeiro do Ar César Augusto O’Donnell Alván, pelo Chefe da Divisão de Ciências Atmosféricas do IAE, Coronel Cleber Souza Corrêa, e pelo representante regional da Agência Espacial Brasileira (AEB), Engenheiro Alexandre Oliveira. 

Mais uma vez o ITA queima a largada disparando na frente. O projeto foi iniciado em 2019, melhorado em 2020 com o apoio do ITAEx e executado em 2021. Foi concluído com grande êxito, com os resultados e os aprendizados obtidos, proporcionando o desenvolvimento de habilidades futuras para trabalhos em equipes. 

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é foto-itacube.png
Postagens recentes
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp