APOIE!
APOIE!

ITA Rocket Design em 2021

Home > Notícias > ITA Rocket Design em 2021
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

A ITA Rocket Design em 2021, já com o apoio da ITAEx conseguiu finalizar o foguete RD-X, participar da Spaceport America Cup 2021 (maior competição de desenvolvimento de foguetes do mundo) e finalizou com chave de ouro, a participação na Latin America Space Challenge, competição Latino Americana de foguetes. 

O primeiro semestre foi fundamental para a construção e finalização do foguete RD-X utilizado na competição. Mais tarde, obtiveram êxito participando da SAC 2021 (Spaceport America Cup) finalizando todas as obrigações da competição em uma seção de Q&A virtual.  

Já no segundo semestre de 2021, o grupo participou da Latin America Space Challenge. Como a pandemia deixou muitos integrantes da equipe sem experiência de competição, a iniciativa decidiu por montar a liderança da competição inteiramente de bixos, dando a eles uma oportunidade de aprender skills de liderança e gerenciamento de projeto com o suporte dos membros mais antigos. E mesmo com um time inteiro de bixos e anos sem projeto, eles se consagraram campeões da categoria de motor sólido 3km, ficando em segundo lugar geral da competição e ganhando o prêmio de excelência técnica (melhor projeto da competição). 

Já que a equipe não parou por aí, as novidades geraram motivação para uma próxima missão: a Spaceport America Cup 2022. Desde o ano passado, o time se mantém engajado no projeto para a competição internacional de foguetes, sendo maior e mais complexo, e que carrega o maior peso no nome: Montenegro I. Baseado no nosso patrono e criador do ITA, o Marechal do Ar Casimiro Montenegro Filho. 

O Montenegro I é a primeira iteração de um projeto longo chamado Projeto Montenegro, projeto ambicioso que tem por objetivo fazer com que o ITA seja a segunda universidade do mundo a colocar um foguete no espaço. 

A iniciativa nasceu em meados de 2011, a partir da necessidade de uma inciativa técnica focada em de fato atuar na área de Engenharia de Foguetes. Os participantes do projeto são Alunos de Graduação, que atuam em diversos setores, variando entre análises aerodinâmicas e estruturais, a testes de componentes e sua integração no foguete.  

Postagens recentes
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam
ITA Rocket em 2022
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp