Chamada ao Protagonista Iteano

Compartilhe

Qual será o papel reservado para a Engenharia, no futuro do Brasil, quando outras demandas do mercado emergirem e novas tecnologias, como a Inteligência Artificial, substituírem funções, antes desempenhadas apenas por pessoas?

As questões subsequentes são: Qual será a Educação do Engenheiro, nesse futuro? Como formar cidadãos que melhor contribuam para o desenvolvimento econômico e social da Nação? Como melhorar o aprendizado para que o graduado transforme tecnologia em PIB, imediatamente?

O presente pode ser uma oportunidade se houver prontidão para esse propósito. A prontidão pode ser formulada de outra forma: o que precisa ser feito agora, para o futuro desejado realizar-se?

O ITA tomou a iniciativa para coletar mais perguntas sobre o tema, organizando, dentre outras atividades, o fórum ENGINEERING EDUCATION FOR THE FUTURE, onde educadores, empresários, representantes da sociedade e estudantes debaterão e ajudarão a estabelecer diretrizes necessárias para tal formação de engenheiros. Serão dois eventos, o primeiro em maio de 2019 e o segundo, em 2020, quando o ITA fará 70 anos.

Do lado interno, visando à reconhecida excelência do ITA, na formação de engenheiros, iniciativas e projetos de alunos e professores estão sendo desenvolvidos, com apoio da ITAEx. Atividades extracurriculares foram intensificadas quando ex-Alunos retornaram ao ITA apoiando-o, com pequenos valores, em projetos não incluídos nos disputados orçamentos, geralmente focados, no currículo acadêmico. O brilho nos olhos dos alunos e professores retorna. Com visão de médio prazo, o Radar da Engenharia acompanhará e pesquisará os conhecimentos necessários para a prontidão do ITA, na formação de engenheiros do futuro, conhecimentos esses que serão compartilhados com todos os parceiros dessa mudança.

O prezado Iteano e Ex-Aluno, que lê essa mensagem e já colabora com a ITAEx, parabéns e muito obrigado! Os Ex-Alunos que retornaram ao ITA, como Voluntários, estão fazendo a diferença. Continue apoiando e, sempre que puder, amplie sua participação!

Aquele que ainda não participa pode também ser o Protagonista nessa transformação, colaborando no apoio ao ITA, das seguintes formas: doando seu tempo, como Voluntário, e/ou doando dinheiro, de forma regular ou eventual. Sua atitude e sua iniciativa são mais importantes que o Δt doado, ou a potência de 10 da sua contribuição. Queira visitar já o site www.itaex.com.br.

Por princípio, Você Iteano, é o único que precisa saber de seu apoio e contribuição para ampliar o seu legado e transformar o futuro para seus filhos e netos. A ITAEx manterá o registro do seu apoio e pode torná-lo público, caso seja de seu interesse.

A ITAEx se compromete, também, a orientar seu trabalho e aplicar os recursos financeiros de forma efetiva e transparente, compatível com a D.C., sempre com vistas ao fortalecimento do ITA e melhoria da formação de seus engenheiros.

A ITAEx está estruturada para atendê-lo da melhor forma. Sua participação, tanto em tempo, como em dinheiro têm uma nobre causa, além de aumentar o seu legado, e Você beneficiará a muitos, gerando progresso para o Brasil.

Saudações Iteanas,

Gentil Nishioka, T65
ITAEx – Ex-Alunos Apoiando o ITA

Compartilhe