Descrição de Projetos do 1º Semestre 2018

Projetos em andamento

Os seguintes projetos foram aprovados para receber apoio no segundo semestre de 2017.

REGRAVAÇÃO E COMPLEMENTO DE VIDEOAULAS CÁLCULO 1

Código: 18X-001

Projeto: Regravação e Complemento de Vídeo-aulas Cálculo 1

Professores Responsáveis:  Prof. Dr. Renan Lima

Divisão: Fundamental

Proponente do Projeto:   Prof. Dr. Renan Lima

Orçamento:  R$ 15.000

Valor Aprovado:

Número de Alunos Impactados: 120

 

RESUMO DO PROJETO:

  • Os projetos que continuo fazendo para gravação de vídeo-aulas para os vários cursos obrigatórios do departamento de matemática do ITA tem enorme sucesso aos alunos de graduação do ITA. As vídeo-aulas motivam os alunos ficarem mais em dia com a disciplina além de aumentar o rendimento e velocidade do aprendizado. Além disso, é uma luta constante que os alunos não se sintam tão pressionados para ficar decorando matéria para a prova e sim entendendo a matéria. Para ganhar experiência e dar um formato de como organizaria o vasto material que iria produzir, eu me propus, no primeiro semestre de 2016, gravar várias vídeo-aulas de Cálculo de uma variável e publicá-los no Youtube, mesmo ciente que deveria ter muitos erros pedagógicos. Graças a isso, escutei várias opiniões de vários alunos de diversas instituições, que me deram sugestões e me ajudaram a definir um melhor formato do ponto de vista pedagógico para os vídeos. Esta experiência foi fundamental para definir como seriam os vídeos do curso de cálculo de várias variáveis, que obteve o sucesso desejado. O Curso de Cálculo 1, por inexperiência de primeiro curso, não está sendo muito usados pelos alunos do ITA. O objetivo é refazer e estender a quantidade de vídeos para que tenha a qualidade técnica e pedagógica aprendida ao longo dos anos com a experiência e com leitura de artigos especializados no assunto.

RESULTADOS ESPERADOS:

  •  Mais de 100 vídeo-aulas gravadas apenas no mês de janeiro e fevereiro, completando, pelo menos o primeiro bimestre do curso de Cálculo 1.
CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO DE UMA BIBLIOTECA DE EXPERIMENTOS (PRESENCIAIS E REMOTOS) FIS18 e FIS28

Código: 18X-002

Projeto: Construção e Validação de uma Biblioteca de Experimentos (Presenciais e Remotos) FIS18 e FIS28

Professores Responsáveis:  Prof. Dr. José Silvério E. Germano

Divisão: Civil

Proponente do Projeto:  Prof. Dr. José Silvério E. Germano

Orçamento:  R$ 30.000

Valor Aprovado:

Número de Alunos Impactados: 120

 

RESUMO DO PROJETO:

  • Esse projeto tem como principal objetivo a melhoria da qualidade dos laboratórios de física da divisão de ciências fundamentais. Para que se consiga melhorias substanciais nesse quesito, é necessário desenvolver outras formas de se realizar experimentos de física. Dentre essas possíveis formas, precisamos desenvolver, aplicar e testar: novas metodologias de ensino, processos alternativos ao laboratório presencial, introdução de tecnologias computacionais no dia a dia do laboratório . Com isso, acreditamos que o laboratório será não só mais atrativo mas também  mais eficiente do ponto de vista do processo ensino aprendizagem.

RESULTADOS ESPERADOS:

  •  Maior motivação e envolvimento dos alunos nos laboratórios de física.
  • Melhoria no processo ensino aprendizagem.
  • Mostrar uma proposta que possa virar modelo de laboratório para o ITA.
  • Apresentação dos resultados dessa pesquisa em congressos nacionais e internacionais e revistas científicas.

BENEFÍCIOS PARA O ITA:   

  •  Otimização  de custos nos laboratórios didáticos da instituição.

Esse projeto pdoe servir de modelo para outras universidades ou instituições.

DEMONSTRAÇÕES E EXPERIMENTOS DE ELETRICIDADE E MAGNETISMO NO ENSINO DE FÍSICA

Código: 18X-003

Projeto: Demonstrações e Experimentos de Eletricidade e Magnetismo no Ensino de Física

Professores Responsáveis:   Prof. Dra Lara Kuhl Teles

Divisão: Fundamental

Proponente do Projeto:   Prof. Dra Lara Kuhl Teles

Orçamento:  R$ 8.260

Valor Aprovado:

Número de Alunos Impactados: 30

 

RESUMO DO PROJETO:

  • Em aplicações anteriores da disciplina de Eletricidade e Magnetismo, os pontos mais bem-sucedidos do curso pelos alunos foram a didática, a monitoria e a aplicação de uma aula prática. Para dar continuidade a esse trabalho de ensino de excelência e consolidar uma nova metodologia de ensino, propõe-se a contratação de um monitor para o curso, a utilização de ferramentas didáticas para ampliar a participação ativa em sala de aula e a inclusão de mais demonstrações práticas em sala de aula. Dispositivos didáticos serão construídos para apresentar conceitos de eletricidade e magnetismo na prática. A natureza empírica de experimentos na teoria ajuda na fixação do conceito, motivação dos alunos e paralelos entre ciência e tecnologia. Este projeto visa mostrar uma alternativa para a consolidação de mais experimentos de eletricidade e magnetismo no âmbito de aulas teóricas.

RESULTADOS ESPERADOS:

  •  A prática didático-pedagógica em um curso como Eletricidade e Magnetismo tem alto impacto no curso de engenharia. Mais evidente é o embasamento técnico de alunos de Engenharia Eletrônica, cujas competências envolvem o eletromagnetismo, mas não se limita a este curso. O uso continuado do cálculo vetorial em FIS-32 permite a melhoria do desempenho de cursos de Engenharia Mecânica, Aeronáutica e Aeroespacial, por exemplo, especialmente no tratamento de Mecânica dos Fluidos e Aerodinâmica. A formação científica sólida do Curso Fundamental também se reflete no desempenho de todos os alunos, independente do curso ao qual se matricularam, graças à perspectiva observadora e questionadora que tal contribuição estimula.
  • Dados os esforços bem-sucedidos de 2017 para uma melhoria significativa na metodologia de ensino, espera-se que ajustes como o proposto neste projeto contribuam ainda mais para uma prática docente de altíssimo nível, aumentando a motivação dos alunos e ensinando-os a pensar como engenheiros. Tendo em vista os resultados passados, sabe-se que o incentivo ao estudo, desde que realizado com dedicação, leva a este fim. Ainda, com o intuito de validar e perpetuar uma metodologia de ensino há muito esperada no Brasil, visa-se a excelência no ensino de física para engenharia, tornando-se uma referência nacional neste quesito.
PRODUÇÃO DE VÍDEO-AULAS DE ELETROMAGNETISMO: PARCERIA FÍSICA E MATEMÁTICA

Código: 18X-004

Projeto: Produção de vídeo-aulas de Eletromagnetismo: Parceria Física Matemática

Professores Responsáveis: Prof. Dra. Lara Kuhl Teles, Prof. Dr. Renan Lima

Divisão: Fundamental

Proponente do Projeto: Prof. Dr. Renan Lima

Orçamento:  R$ 18.100

Valor Aprovado:

Número de Alunos Impactados: 120

 

RESUMO DO PROJETO:

  • Este projeto tem como objetivo a criação de material de qualidade em uma parceria

entre o Departamento de Física e de Matemática. A saber, é um projeto de vídeo-aulas do curso de Física – Eletricidade e Magnetismo (FIS32) – Curso Obrigatório do ITA, onde os professores trabalharão em conjunto para explicar os conceitos correlacionados advindos da matemática e da física. Sendo portanto, um projeto interdisciplinar.

RESULTADOS ESPERADOS:

  • Motivação dos alunos.
  • Aprendizado dos alunos.
  • Muitas vídeo-aulas.
  • Discussão entre os professores de departamentos diferentes sobre disciplinas de graduação.

BENEFÍCIOS PARA O ITA:  

  • Modernização do Ensino de Engenharia
  • Material didático permanente.
  • Interdisciplinaridade.
  • Motivação dos alunos de graduação do ITA.
  • Motivar novos professores a gravar vídeos.
PROPOSTAS DE INOVAÇÃO DE PRÁTICAS DE LABORATÓRIO DE FIS-32 e FIS-46

Código: 18X-005

Projeto: Propostas de Inovação de Práticas de Laboratório de FIS-32 e FIS-46

Professores Responsáveis:   Prof. Dra Lara Kuhl Teles

Divisão: Fundamental

Proponente do Projeto:  Prof. Dr Ivon Guilhon Mitos

Orçamento:  R$ 17.600

Valor Aprovado:

Número de Alunos Impactados: 120

 

RESUMO DO PROJETO:

  • Foi realizada uma pesquisa de opinião com alunos da graduação do ITA a fim de determinar oportunidades de inovação nas práticas de laboratório de FIS-32 e FIS-46. A grande maioria dos alunos reporta que as práticas operacionais de laboratório se propõem a ser operacionais e familiarizar o aluno com determinados equipamentos seguidas de produção semanal de relatórios. Nessas práticas é exigido do aluno a simples execução de instruções do roteiro do laboratório, com baixo nível de desafio ou relação com a teoria vista em sala de aula.

Para atacar essa deficiência, pretendemos reformular algumas práticas de laboratório de FIS-32 de modo que o aluno tenha de realizar uma determinada tarefa com um arranjo experimental pré-estabelecido. A intenção dessas práticas de laboratório consiste em fazer o teste com um novo modelo de roteiro de laboratório em que (i) o desenvolvimento teórico não seja totalmente fornecido ao aluno e que (ii) apenas os métodos gerais, não todo o procedimento experimental, seja fornecido ao aluno. São bem-vindas aqui práticas que procurem instigar o aluno a buscar uma resposta para um problema, ao invés de realizar um procedimento experimental dado. Propomos também que essas experiências levem o aluno a tratar com a caracterização de um dispositivo real como um conjunto de elementos de circuitos ideais. Queremos levar o aluno a avaliar quantitativamente qual o efeito de uma resistência interna de um elemento sobre a sua medida, que é exatamente um ponto muitas vezes ignorado na teoria.A proposta é elaborada de acordo com as demandas dos alunos e o projeto se propõe a reformar progressivamente do laboratório das disciplinas, mantendo práticas bem avaliadas pelos alunos e incorporando experimentos sugeridos pelos mesmos em oficinas de experimentos. Nas oficinas de experimentos os alunos serão convidados a montar os seus próprios arranjos experimentais e montar seus dispositivos. Ofereceremos reembolso de até R$100,00 para ressarcir compra de materiais para a realização do experimento por bancada e os materiais que possam ser reaproveitados serão destinados ao almoxarifado do laboratório de ensino do ITA a fim de renovação de equipamentos.

RESULTADOS ESPERADOS:

  •  Formulamos quatro atividades práticas para serem desenvolvidas por cada uma das turmas do segundo ano do curso fundamental.
  • Experimento FIS-32/1: Construindo capacitores
  • Experimento FIS-32/2: Investigando a caixa preta
  • Experimentos FIS-32/3 e FIS-32/4: Oficinas de experimentos
INSERE ARQ-EXECUÇÃO DE PROJETOS UTILIZANDO IMPRESSORA 3D

Código: 18X-006

Projeto: INSERE ARQ – Execução de Projetos Utilizando Impressora 3D

Professores Responsáveis:   Prof. Dra Giovanna Ronzani

Divisão: Civil

Proponente do Projeto: Prof. Dra Giovanna Ronzani

Orçamento:  R$ 1.345

Valor Aprovado:

Número de Alunos Impactados: 25

 

RESUMO DO PROJETO:

  • O presente projeto tem como objetivo elucidar, na prática, a importância da arquitetura para os alunos do 1° Profissional da Engenharia Civil no curso de Arquitetura e Urbanismo (Disciplina EDI 64). Na referida disciplina a professora mostra que o arquiteto faz o planejamento da utilização do espaço de forma racional e se envolve com questões ligadas à estética e à arte, enquanto o engenheiro civil busca soluções técnicas para a implantação do projeto do arquiteto, tratando da execução do projeto arquitetônico e pode ser responsável por projetos complementares (estrutural, hidráulico, entre outros). Sendo assim, a professora responsável pela disciplina tem especial interesse em reforçar que as profissões de arquiteto e engenheiro civil se complementam e são igualmente importantes em uma obra. No caso, para a referida disciplina, acredita-se que a maquete física é uma excelente forma de apresentar um projeto, facilitando a sua composição volumétrica final. Sendo assim, com a intenção de (i) profissionalizar ainda mais o projeto final apresentado pelos alunos, (ii) acompanhar a evolução tecnológica bem como (iii) incentivar melhorias na forma de apresentar um produto a um cliente, para esse 1° Semestre de 2018, pretende-se incluir como tarefa da disciplina EDI 64 a confecção de maquetes da residência unifamiliar a ser projetada pelos alunos.

RESULTADOS ESPERADOS:

  •  De maneira geral, com este projeto, pretende-se trazer à tona a reflexão sobre a importância da (i) multidisciplinaridade, unindo arquitetura e engenharia civil, da (ii) realização de trabalhos em equipes e, por fim, de (iii) como os questionamentos e teorias apresentados em sala de aula poderão ser aplicados na prática profissional.

BENEFÍCIOS PARA O ITA:  

  • Conforme exposição dos projetos nos anos anteriores foi possível observar um impacto positivo nesta forma de execução de projetos. Foi possível evidenciar para professores, alunos e visitantes como o resultado prático de uma disciplina que pode ser replicável pelo aluno do ITA que exercer a carreira de Engenheiro Civil. Dessa forma pretende imergir o aluno numa maior consciência de que aprendizados acadêmicos podem ter forte impacto na vida profissional e social.
MATERIAIS E SERVIÇOS PARA A ITAndroids

Código: 18X-007

Projeto: Materiais e Serviços para a ITAndroids

Professores Responsáveis:   Prof. Dr. Marcos Maximo

Divisão: Computação

Proponente do Projeto:   Prof. Dr. Marcos Maximo

Orçamento: R$ R$ 29,986 (1S18) e R$ 29,986 (2S18)

Valor Aprovado:

Número de Alunos Impactados: 55

 

RESUMO DO PROJETO:

  • O objetivo deste projeto é prover materiais e serviços para toda a equipe ITAndroids, incluindo todos os projetos em andamento. Os projetos são: futebol de robôs simulado 2D (Soccer 2D), futebol de robôs simulado 3D (Soccer 3D), humanoide (KidSize e Racing), Small Size Soccer (F-180) e Very Small Size Soccer (VSS). O projeto também inclui materiais de mecânica e eletrônica que beneficiaram todos as categorias da ITAndroids, além de materiais e serviços para reforma das salas utilizadas para trabalho.

RESULTADOS ESPERADOS:

  • Desenvolver novas iterações de hardware das categorias de robôs Very Small Size (VSS) e de robôs humanoides.
  • Finalizar hardware da categoria Small Size.
  • Obter infraestrutura computacional de alto desempenho para suportar as atividades de desenvolvimento da equipe, em especial aquelas ligadas a algoritmos de aprendizado de máquina profundo e otimização.
  • Facilitar o desenvolvimento da inteligência artificial da categoria de futebol de robôs simulados 3D utilizando hardware computacional capaz de simular partidas completas.
  • Dar manutenção nas salas físicas da ITAndroids, de modo a permitir um ambiente de trabalho adequado.

BENEFÍCIOS PARA O ITA:  

  • Manter a contínua renovação da equipe que utiliza estas competições como motivação para ensino, desenvolvimento e pesquisa em Engenharia.
  • O desenvolvimento de projetos de elevada complexidade técnica que requerem interdisciplinaridade e integração das diversas áreas da Engenharia.
  • Problemas científicos fomentados pelos projetos de robótica são temas de trabalhos acadêmicos do ITA, como iniciações científicas e trabalhos de graduação.
  • Conhecimento prático, interdisciplinar e complementar à formação acadêmica do ITA.
  • Equipe referência em competições de robótica no Brasil e na América Latina traz reconhecimento para a escola.
PARTICIPAÇÃO NA ROBOCUP 2018

Código: 18X-008

Projeto: Participação na RoboCup 2018

Professores Responsáveis:   Prof. Dr. Marcos Maximo

Divisão: Computação

Proponente do Projeto:   Prof. Dr. Marcos Maximo

Orçamento:  R$ 29,873

Valor Aprovado:

Número de Alunos Impactados: 12

 

RESUMO DO PROJETO:

  • O objetivo deste projeto é custear parcialmente a participação da equipe ITAndroids na competição mundial de robótica RoboCup, que acontecerá em Montreal, Canadá, nos dias 16 a 21 de junho de 2018. Como o custo total de participação da equipe é muito elevado, a equipe solicita o pagamento parcial de passagens. A ITAndroids participará da competição em 3 modalidades: futebol de robôs simulado 2D (Soccer 2D), futebol de robôs simulado 3D (Soccer 3D) e Humanoid KidSize.

RESULTADOS ESPERADOS:

  • Manter e ampliar a competitividade do time ITAndroids em competições internacionais, mantendo o alto nível.
  • Participação em competição mundial de alto nível, que reune os melhores laboratórios de pesquisa em robótica do mundo.
  • Motivar o desenvolvimento de projetos de altíssima complexidade técnica.
  • Fomentar a habilidade interdisciplinar e integradora nas diversas áreas da Engenharia, (Mecânica, Eletrônica, Computação, Controle, Processamento de Sinais, Inteligência, Artificial e Engenharia de Sistemas).
  • Promover o intercâmbio científico promovido nas competições de robótica, que trabalham com conhecimentos e tecnologias em estado da arte.

BENEFÍCIOS PARA O ITA:  

  • Manter a contínua renovação da equipe que utiliza estas competições como motivação para ensino, desenvolvimento e pesquisa em Engenharia.
  • O desenvolvimento de projetos de elevada complexidade técnica que requerem interdisciplinaridade e integração das diversas áreas da Engenharia.
  • Problemas científicos fomentados pelos projetos de robótica são temas de trabalhos acadêmicos do ITA, como iniciações científicas e trabalhos de graduação.
  • Conhecimento prático, interdisciplinar e complementar à formação acadêmica do ITA.

Equipe referência em competições de robótica no Brasil e na América Latina traz reconhecimento para a escola.

PROJETO PARA IMPLEMENTAÇÃO DO CENTRO DE INOVAÇÃO DO ITA

Código: 18X-009

Projeto: Projeto para Implementação do Centro de Inovação do ITA

Professores Responsáveis:  Prof. Dra. Sueli S. D. Custódio

Divisão: Transversal

Proponente do Projeto:   Prof. Dra. Sueli S. D. Custódio

Orçamento:  R$ 30.000 (1S18) e R$ 30.000 (2S18)

Valor Aprovado:

Número de Alunos Impactados: 240

 

RESUMO DO PROJETO:

  • Este projeto contempla a segunda fase da criação do Centro de Inovação do ITA. O Centro tem a função de integrar ações e projetos já em desenvolvimento. Ele servirá como a plataforma de compartilhamento de infraestrutura, dados e resultados em inovação do Instituto. Nessa fase, iremos integrar projetos que contemplam a reestruturação de disciplinas eletivas, a oferta de minicursos e seminários, bem como a criação de laboratórios voltados para os alunos da Graduação, na área de Empreendedorismo e Inovação. Inicialmente, implantaremos o projeto “Informe-se”, que tem como propósito apresentar aos alunos ingressantes pesquisas e ações de professores e ex-alunos envolvendo Engenharia, empreendedorismo e mercado de trabalho.

RESULTADOS ESPERADOS:

  •  O Projeto sistematizará estratégias inovadoras de ensino-aprendizagem, como o aprendizado baseado em problemas (PBL) e o aprendizado baseado em equipes (Team-Based Learning- TBL). Busca-se com isso, preparar os estudantes para o futuro da ciência, tecnologia e inovação no País. Espera-se interações sinérgicas com outras instituições e com a iniciativa privada que estimulem a pesquisa científica, auxiliem a formação dos alunos e possam contribuir com a modernização da infraestrutura e dos equipamentos do Instituto.

BENEFÍCIOS PARA O ITA:  

  • Uma vez que o projeto tem caráter perene e integra vários outros projetos e ações de professores, pesquisadores e ex-alunos. O número de alunos beneficiados é indefinido, pois pode-se abarcar além dos alunos do FUND, os alunos dos cursos profissionais que estiverem interessados em participar das atividades e projetos na área de Inovação. Dessa maneira, a efetivação do projeto potencializa a instituição ainda mais, fomentando projetos de docentes e discentes relacionados à inovação tecnológica e ao empreendedorismo.
ITA CHALLENGE 2018_PREPARAÇÃO EVENTO 2º SEMESTRE

Código: 18X-010

Projeto: ITA CHALLENGE 2018_Preparação evento 2o. Semestre

Professores Responsáveis: Prof. Dr. Anderson Vicente Borille

Divisão: Especial

Proponente do Projeto:  Samir Yuji Sudo Lutif

Orçamento:  R$ 30.000

Valor Aprovado:

Número de Alunos Impactados: 80

 

RESUMO DO PROJETO:

  • O desafio de empreendedorismo ITA CHALLENGE é uma competição anual criada para fomentar as iniciativas de empreendedorismo e inovação do ITA. A competição é uma iniciativa do Centro de Competência em Manufatura do ITA (CCM-ITA), organizada pelo Laboratório Aberto do ITA, que é uma das áreas do CCM-ITA. Os participantes são desafiados a desenvolver e apresentar projetos inovadores de engenharia e seus modelos de negócios, aliando o conhecimento teórico ao prático, representando soluções de baixo custo e de grande valor agregado à sociedade. Além de aprimorar suas capacidades técnicas, os participantes têm a oportunidade de desenvolver capacidades de solução de problemas, trabalho em equipe, comunicação e criatividade, como também interagir com outros alunos do ITA, alunos de outras instituições, professores, representantes da indústria, empreendedores e investidores.

RESULTADOS ESPERADOS:

  • Os alunos terão a oportunidade de interagir em um ambiente rico em experiências, compartilhamento de conhecimentos e geração de oportunidades de
  • negócios, conectando-se a diversos agentes, como: outros alunos; professores; empreendedores; representantes da indústria, agências de fomento, incubadoras e parque tecnológico; dentre outros. Certamente isso trará um aumento de entusiasmo e motivação dos alunos e professores do ITA.
  • No caso da Semana de Inovação do ITA, podem-se descrever outros inúmeros benefícios, como:
    • Consolidação e valorização das principais ações de inovação do ITA em um único evento, possibilitando que as pessoas possam conhecer novos projetos e iniciativas;
    • Identificação de possibilidades de integração de competências entre pesquisadores e laboratórios;
    • Incentivo aos alunos e professores a participar das iniciativas e projetos de inovação do ITA, bem como a desenvolver novos projetos;
    • Maior integração entre os agentes da comunidade iteana (professores, colaboradores, alunos de graduação, alunos de pós-graduação e ex-alunos) e também com agentes externos (empreendedores, investidores, representantes de entidades de fomento, da indústria, dentre outros.).

BENEFÍCIOS PARA O ITA:  

  • Os alunos terão a oportunidade de interagir em um ambiente rico em experiências, compartilhamento de conhecimentos e geração de oportunidades de negócios, conectando-se a diversos agentes, como: outros alunos; professores; empreendedores; representantes da indústria, agências de fomento, incubadoras e parque tecnológico; dentre outros. Certamente isso trará um aumento de entusiasmo e motivação dos alunos e professores do ITA.
  • No caso da Semana de Inovação do ITA, podem-se descrever outros inúmeros benefícios, como:
    • Consolidação e valorização das principais ações de inovação do ITA em um único evento, possibilitando que as pessoas possam conhecer novos projetos e iniciativas;
    • Identificação de possibilidades de integração de competências entre pesquisadores e laboratórios;
    • Incentivo aos alunos e professores a participar das iniciativas e projetos de inovação do ITA, bem como a desenvolver novos projetos;
    • Maior integração entre os agentes da comunidade iteana (professores, colaboradores, alunos de graduação, alunos de pós-graduação e ex-alunos) e também com agentes externos (empreendedores, investidores, representantes de entidades de fomento, da indústria, dentre outros.).
INTEGRAÇÃO DOCENTE NO ITA

Código: 18X-011

Projeto: Integração Docente no ITA

Professores Responsáveis:   Prof. Dr. Carlos Henrique Ribeiro

Divisão: Transversal

Proponente do Projeto: Andreia Cristina Carvalho de Paula

Orçamento:  R$ 29.800

Valor Aprovado:

Número de Alunos Impactados: 600

 

RESUMO DO PROJETO:

  • Receber os novos docentes ao ITA, e dotá-los de informações institucionais e técnicas relevantes e contextualizadas à realidade do ITA, tendo em vista uma inserção saudável no ambiente de trabalho e atuação de qualidade na Educação.

RESULTADOS ESPERADOS:

  • Espera-se que os novos professores sejam inseridos no ambiente de trabalho do Instituto, através do contato com as pessoas chave, com os princípios para a geração de valor, e com as informações importantes para o desenvolvimento do ensino da graduação e da pós-graduação, além da pesquisa, desenvolvimento e inovação. Espera-se também que o profissional visualize os meios para a realização de suas atividades, de seus deveres e direitos, e das possibilidades de cooperação.

BENEFÍCIOS PARA O ITA:  

  •  Clima organizacional favorável ao crescimento
  • Jornada de trabalho mais prazerosa, o que aumenta a motivação dos professores
  • Melhor relacionamento entre companheiros de trabalho
  • Permitir que os professores se conheçam, conheçam os alunos e as Instituições de cooperação, fortalecendo a comunicação
APOIO AO DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES DESPORTIVAS AAAEITA

Código: 18X-012

Projeto: Apoio ao Desenvolvimento de Atividades Desportivas AAAEITA

Professores Responsáveis:   Prof. Dra Cristiane Lacaz

Divisão: Inicitiva dos Alunos

Proponente do Projeto:   Aluno Marcelo Santos Corrêa

Orçamento:

Valor Aprovado: R$ 30.000 (1S18) R$ 28.000 (2S18)

Número de Alunos Impactados: 150

 

RESUMO DO PROJETO:

  • O esporte no H8 diversas vezes é negligenciado por diversos motivos, dos quais dois se destacam mais fortemente: pouco incentivo e baixa estrutura de suporte. Com missão de transformar essa realidade, o projeto consiste em organizar dois treinamentos semanais para cada um de um total de 11 esportes, além de fornecer parte do material necessário para os treinamentos ocorrerem. Além disso, por meio de uma contribuição conjunta das 3 partes envolvidas (a saber: ITAEx, Atlética e atletas), o projeto visa gerar um compromisso para com o esporte nos seus praticantes, fornecendo a maior parte do apoio de custos. Em consequência, nosso Instituto torna-se mais preparado para representar-se nos campeonatos e daí surge a necessidade de uniformizar corretamente os atletas.

RESULTADOS ESPERADOS:

  • A importância do esporte vai muito além da evolução física do aluno. É comprovado que a prática esportiva confere ao aluno melhor desempenho escolar, melhoria no sono, humor, disciplina, motivação, trabalho em equipe e muitos outros. O equilíbrio mente e corpo conferem ao aluno uma grande melhoria em sua qualidade de vida. Extrapolando, ainda, para um nível macro, a instituição melhora seu desempenho e a motivação dos alunos, formando cidadãos mais completos e engenheiros mais competentes.

BENEFÍCIOS PARA O ITA:  

  • Melhorar a qualidade de vida dos iteanos residentes no H8 por meio de suporte e incentivo à prática desportiva, fornecendo uma saúde mental e física melhores. Além disso, tornar mais competitivos os times que representam o ITA em campeonato entre escolas de Engenharia, como o IME, gerando reconhecimento para o Instituto também na área esportiva.
  • Passando por todos esses pontos, o projeto resume-se em impactar grande parte da comunidade iteana com esportes estruturados e frequentes.
APOIO AO DESENVOLVIMENTO DE CAMPEONATOS DESPORTIVOS

Código: 18X-013

Projeto: Apoio ao Desenvolvimento de Campeonatos Desportivos

Professores Responsáveis:   Prof. Dr. Cristiane Lacaz

Divisão: Iniciativa dos Alunos

Proponente do Projeto:   Aluno Daniel Frageri

Orçamento:  R$ 3.000 (1S18) e R$ 15.000 (2S18)

Valor Aprovado:

Número de Alunos Impactados: 150

 

RESUMO DO PROJETO:

  • Para se obter um interesse durante o ano inteiro nos treinos e criar um bom comprometimento nos atletas, o projeto consiste em financiar parte dos custos de 2 campeonatos desportivos. O do primeiro semestre é a Olimpíada Interna (OI), campeonato no estilo das olimpíadas que junta toda a comunidade Iteana do H8 e muitos ex-alunos para competir pelas suas turmas. No segundo semestre, o campeonato de grande escala que deseja-se participar é o InterEng, um evento no qual 6 faculdades disputam no estilo de olimpíadas também, com mais de 15 modalidades e alto profissionalismo. O InterEng, no entanto, é feito em cidades diferentes de São José dos Campos e isso torna o custo muito alto, inviabilizando nossa participação sem apoio.

RESULTADOS ESPERADOS:

  •  Trazer para os alunos de graduação grande incentivo esportivo por meio de campeonatos de estruturas distintas e com isso melhorar significativamente a saúde mental dos participantes. Além disso, eles servem para incentivar os treinos que tornam esse impacto contínuo, isto é, durante o ano inteiro. Assim, espera-se que os beneficiários melhorem seu bem estar e estejam mais motivados para os diversos desafios que enfrentam no Instituto.

BENEFÍCIOS PARA O ITA:  

Melhor desempenho acadêmico de seus alunos, maior motivação para desenvolvimento de estágios e atividades extracurriculares e conseguir dar o suporte necessário ao esporte. O último item é um requisito para instituições de ensino e o ITA possui uma estrutura precária para conseguir sanar essa necessidade, que é importante devido ao benefício psicológico decorrentes dessas atividades.

PUBLICAÇÃO DA REVISTA "A COVA"

Código: 18X-014

Projeto: Publicação da Revista “A Cova”

Professores Responsáveis: Prof. Dra. Cristiane Lacaz

Divisão: Iniciativa Alunos

Proponente do Projeto: Aluno Walter Lopes Marinho

Orçamento:  R$ 3.500 (1S18) e R$ 3.500 (2S18)

Valor Aprovado:

Número de Alunos Impactados: 600

 

RESUMO DO PROJETO:

  • O projeto consiste em ampliar a produção da revista “A Cova” durante o ano com o auxílio do patrocínio da ITAEx, para que dessa forma se possibilite uma maior participação dos alunos na produção do conteúdo, gerando, portanto, uma maior diversidade desse conteúdo. Essa maior participação acabaria por refletir em um maior engajamento da comunidade na discussão de temas importantes para essa, além de uma maior participação na solução de quaisquer conflitos existentes na comunidade.

RESULTADOS ESPERADOS:

Como a revista era publicada apenas semestralmente, esse aumento no número de publicações anuais seria importante para melhorar alguns aspectos dentro da comunidade. São eles:

  • Maior participação dos alunos na produção do conteúdo: Por haver um maior número de edições, uma maior quantidade de alunos poderia participar na sua construção e também produzir algum conteúdo de qualidade para expor na revista. Essa participação também ajudaria a expor alguns talentos dos alunos (como desenho, fotografia, escrita), como já se foi observado na produção de edições anteriores.
  • Maior participação na execução de projetos: Um dos objetivos da revista é ser atuar também como um meio em que serão expostos os planos futuros do CASD de modo a conseguir atrair pessoas para o time que realizará algum projeto. Atualmente, poucas pessoas sabem dos projetos futuros do CASD e aumentar o número de pessoas envolvidas com os projetos é algo de grande interesse para que se possa realizar os projetos com mais rapidez e eficiência, ao se dividir melhor as tarefas.
  • Maior participação nas assembleias gerais do CASD: Um grande problema que se observa atualmente é a pouca participação dos alunos nas assembleias gerais do CASD. O que se nota é a falta de conhecimento dos temas que serão discutidos na assembleia, fazendo os alunos pensarem que se tratam de assuntos que não os afeta diretamente. Na revista, buscar-se-á disponibilizar uma seção para explicar melhor alguns temas que são pauta das assembleias para que as pessoas possam chegar nas reuniões com mais conhecimento e com opiniões já bem mais maduras que tornem a discussão mais rica.

BENEFÍCIOS PARA O ITA:  

Apesar de ser uma revista direcionada aos alunos, ela apresenta benefícios para a instituição em si:

  • Espaço de comunicação com a Divisão de Assuntos Estudantis (DAE): O Departamento Acadêmico (DA) é o órgão do Centro Acadêmico responsável por levantar as necessidades acadêmicas dos alunos para a instituição como forma de buscar mudanças que positivas tanto para a instituição como para os alunos. Para esse projeto, o DA atuaria como uma ponte para estabelecer um maior diálogo entre a instituição, por meio da DAE. Assim, em uma seção da revista seria destinada para que o DA pudesse expor algo que a DAE veja como relevante para os alunos, como forma de deixá-los informados e melhorar a relação “Aluno-Instituição”;
  • Melhorias na relação aluno-professor: Na maioria das faculdades do Brasil, a relação “Aluno-Professor” se restringe ao contato em sala de aula. “A Cova” em toda edição busca trazer uma entrevista entre alguém da instituição para que os alunos possam conhecer melhor a história dessa pessoa. Dessa forma, busca-se incentivar uma relação mais próxima entre o aluno e o professor, de modo que se possa extrair o máximo de desenvolvimento de ambos os lados. Na edição N° 02 (2017), por exemplo, foi entrevistado o Brigadeiro Matielli. Nessa entrevista, os alunos puderam conhecer o professor, além do laboratório de Bioengenharia (até então desconhecido pela maioria) e as oportunidades de atuação existentes nesse laboratório;
  • Melhor conhecimento do perfil do aluno pela instituição: “A Cova” certamente não será algo restrito aos alunos. Certamente ela irá ter um grande alcance, de modo que possa chegar à instituição em si. Dessa forma, a instituição poderá ter acesso àquilo que os alunos pensam, desde o que eles fazem nas iniciativas e no ITA até as melhorias que eles gostariam de ver. Dessa forma, o ITA talvez possa buscar uma maneira de se manter alinhado com os anseios dos alunos sem perder os valores da instituição.
APOIO AO DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES CULTURAIS NO H8

Código: 18X-15

Projeto: Apoio ao Desenvolvimento de Atividades Culturais no H8

Professores Responsáveis:   Prof. Dra Cristiane Lacaz

Divisão: Iniciativa dos Alunos

Proponente do Projeto:  Aluno Daniel Frageri

Orçamento:  R$ 6.000 (1S18) e R$ 6.000 (2S18)

Valor Aprovado:

Número de Alunos Impactados: 150

 

RESUMO DO PROJETO:

  • Frequentemente no H8 os alunos sentem-se sem opções de alívio de foco e integração com a comunidade, isto é, gagá muitas vezes estressantes sem chances de desmocar e conhecer melhor a comunidade iteana. Assim, o projeto consiste no financiamento e organização de 20 eventos distribuídos durante o ano que envolvam integração da comunidade, seja com as pessoas que a compõe quanto com as que a envolvem, como os moradores do CTA. Os eventos possuem caráter cultural, desde apresentações musicais até concursos de pintura. Para conseguir incentivar de verdade essas práticas, o Departamento Cultural pretende dar premiações simbólicas para os ganhadores, quando houver. Além disso, campanhas de fortalecimento dos valores iteanos serão realizadas durante cada bimestre. RESULTADOS ESPERADOS:
  •  Impactar a comunidade iteana com atividades que retirem a pressão acadêmica constante por meio da cultura. Além disso, aproximar as pessoas de outras áreas de aprendizado, como música, arte, jogos, cultura em geral.
  •  Representação do ITA em uma nova competição estudantil
  • Possibilidade de desenvolvimento de projetos – iniciação científica e tese de graduação – na área de engenharia automobilística de alta velocidade

BENEFÍCIOS PARA O ITA:  

  • A cultura consiste em uma característica intrínseca de uma comunidade e a define. Com o dinamismo da sociedade atual e o alto foco acadêmico do ITA, esse importante tema, no entanto, tende a ser deixado de lado. É resgatando essa aproximação que os benefícios em qualidade de vida e definição de personalidade aparecem. O resultado dessa ação é uma maior saúde mental dos alunos e o proporcionamento de um ambiente mais acolhedor e completo para a instituição.
APOIO PARA O DESENVOLVIMENTO DAS AERONAVES DO AERODESIGN ITA

Código: 18X-016

Projeto: Apoio para o Desenvolvimento das Aeronaves do AeroDesign ITA

Professores Responsáveis:   Prof Dr. Roberto Gil Annes da Silva

Divisão: Iniciativa Alunos

Proponente do Projeto:   Aluno Joao Vitor Simões de Oliveira

Orçamento:  R$ 21.348 (1S18) R$ 21.348 (2S18)

Valor Aprovado:

Número de Alunos Impactados: 51

 

RESUMO DO PROJETO:

  • Ao participar do projeto SAE AeroDesign o aluno se envolve com um caso real de desenvolvimento de projeto aeronáutico, elaborando sua concepção, detalhamento, construção e testes. No Brasil, o principal evento recebe o nome de Competição SAE BRASIL AeroDesign, que é composta de três categorias: Micro, Regular e Advanced. Essa última categoria envolve os aviões mais complexos. É justamente na Advanced que a Leviatã, principal equipe do ITA, se destaca. A edição de 2017 contou com 92 equipes de 3 países, totalizando mais de 1.300 estudantes diretamente envolvidos.

RESULTADOS ESPERADOS:

  • As duas equipes que participarão da competição nacional construirão três aeronaves cada (um protótipo e duas para o campeonato). A equipe que participará do Torneio de Acesso à Competição SAE BRASIL AeroDesign 2019 é a que implicará a menor despesa para a iniciativa, uma vez que seus membros aproveitarão o projeto para a disciplina PRJ-30 do Departamento de Aeronáutica – construindo, portanto, com recursos fornecidos na disciplina.
  • Os resultados são mensurados na forma de premiações ao longo dos anos, desde a sua criação em 2000. A seguir estão as principais conquistas do AeroDesign ITA: Campeão nacional em 2000, 2001, 2004, 2010, 2011 e 2015; Competição mundial: 2º lugar em 2002, 4º lugar em 2005 e 3º lugar em 2011

BENEFÍCIOS PARA O ITA:  

  •  A participação dos alunos do ITA nas competições Aerodesign define a linha de representação da capacidade do ITA de formar engenheiros de excelência na área aeronáutica.
PROJETO BAJA

Código: 18X-017

Projeto: Projeto Baja

Professores Responsáveis:  Prof. Dr. Ronnie Rodrigo Rego

Divisão: Iniciativa Alunos

Proponente do Projeto:   Aluno Guilherme Gonzaga de Souza

Orçamento:  R$ 10.000

Valor Aprovado:

Número de Alunos Impactados: 14

 

RESUMO DO PROJETO:

  • A iniciativa ITA BAJA é um projeto de alunos da graduação no qual é desenvolvido um protótipo de veículo off-road do tipo mini-baja. Todo o projeto, desde a fase conceitual até a manufatura e testes é desenvolvida pelos alunos, com ajuda do professor orientador e apoiadores como a ITAex. Os protótipos e a equipe são ainda testadas em competições de nível regional e nacional. Nesta última mais de 80 equipes de todo Brasil participam todos os anos.

RESULTADOS ESPERADOS:

  •  A equipe espera alcançar os primeiros lugares das competições nacional e regional, em várias modalidades e no resultado geral de ambas as competições.

BENEFÍCIOS PARA O ITA:  

  •  A iniciativa fornece um “laboratório” prático de engenharia, formando profissionais mais capacitados pois estes tem contato com um projeto de engenharia na íntegra, tendo que muitas vezes tomar decisões de projeto. Além do conhecimento técnico adquirido nas áreas de engenharia de sistemas, gestão, processos de manufatura, etc.
PROJETO FORMULA ITA - CONCEPÇÃO E FABRICAÇÃO DE UM VEÍCULO ESTILO FÓRMULA

Código: 18X-018

Projeto: Projeto Formula ITA – Concepção e Fabricação de um Veículo estilo Fórmula

Professores Responsáveis:  Prof. Dr. Paulo Ivo Braga de Queiroz

Divisão: Iniciativa Alunos

Proponente do Projeto:   Aluna Erika Rizzo Aquino

Orçamento:  R$ 10.000

Valor Aprovado:

Número de Alunos Impactados: 10

 

RESUMO DO PROJETO:

  • A Equipe Formula ITA é uma iniciativa recente dos alunos do ITA, criada a partir do desejo dos seus integrantes de desenvolver engenharia automobilística de alta performance. A missão da equipe é projetar e construir veículos estilo Fórmula para representar, com excelência, o Instituto Tecnológico de Aeronáutica em competições estudantis, em especial a competição nacional Formula SAE.

RESULTADOS ESPERADOS:

  •  Participação na Competição Formula SAE 2018 – primeira participação do ITA nessa competição

BENEFÍCIOS PARA O ITA:  

  •  Representação do ITA em uma nova competição estudantil

Possibilidade de desenvolvimento de projetos – iniciação científica e tese de graduação – na área de engenharia automobilística de alta velocidade.

PROJETO SOLARIS

Código: 18X-019

Projeto: Projeto Solaris

Professores Responsáveis:  Prof. Dr. John Bernhard Kleba

Divisão: Iniciativa Alunos

Proponente do Projeto:  Aluno Matheus Vidal de Menezes

Orçamento:  R$ 30.000 (1S18) e R$ 28.608 (2S18)

Valor Aprovado:

Número de Alunos Impactados: 20

 

RESUMO DO PROJETO:

  • O projeto Solaris busca impactar positivamente as vidas de pessoas por meio de soluções energéticas com aplicações de engenharia. Além disso, o objetivo do projeto também se encontra na proposta de democratização da energia solar no nosso país, no qual é bastante vantajoso o uso dessa fonte de energia, devido a alta incidência solar média anual, quando comparada nesse ramo com outros países mais desenvolvidos.

RESULTADOS ESPERADOS:

  •  Espera-se com o projeto, além de fomentar a utilização por energia solar das mais variadas formas, impactar positivamente a vida das pessoas por meio da engenharia aplicada. Visa-se à concepção de outras alternativas de impacto, além dos aquecedores solares de baixo custo já bem desenvolvidas ao longo do ano passado, que também utilize a energia solar como fonte. Dessa forma, o patrocínio viabilizará o financiamento de pesquisa e desenvolvimento entre alunos e professores dentro do instituto nos ramos: novas linhas de células fotovoltaicas e poste solar on-grid e off-grid ambos de baixo custo.

BENEFÍCIOS PARA O ITA:  

  •  Junto de iniciativas tomadas por diversos setores do ITA, tais como o C-Lab do prof. Kleba, o nascente Minor em Inovação liderado pela profa. Sueli, pelas parcerias firmadas pelo CASD/Enactus com a Caligena – consultoria Hardtech de ex-aluno que tem por objetivo desenvolver a cultura empreendedora com tecnologia de ponta dentro do ITA -, bem como demais movimentos que por ventura deixei de citar, temos fomentado a cultura empreendedora dentro do ITA que cresce nos anos recentes.
  • Reconhecidos como o primeiro grupo de alunos da graduação a conquistar um prêmio de empreendedorismo como o fizemos em 2017, esperamos trazer ainda maiores reconhecimentos à Instituição caso ganhemos o Campeonato 2018.
  • Além disto, tivemos grande atenção das mídias em 2017, tendo reportagens veiculadas em meios como BandNews, Folha SP e Tv Cultura, o que poderá vir a se repetir com nossos resultados em 2018.
ENACTUS ITA - CAMPEONATO NACIONAL 2018

Código: 18X-020

Projeto: Enactus ITA – Campeonato Nacional 2018

Professores Responsáveis:  Prof. Dr. John Bernhard Kleba

Divisão: Iniciativa Alunos

Proponente do Projeto:  Aluno Pedro Henrique da Silva Dias

Orçamento:  R$ 11.702

Valor Aprovado:

Número de Alunos Impactados: 8

 

RESUMO DO PROJETO:

  • Nosso time realiza já diversos projetos de engenharia aliada a causas sociais, dos quais tivemos reconhecimento tanto em mídia local quanto em mídia nacional. O apoio da ITAEx, sempre atuando como nossa parceira, foi de extrema importância para alcançarmos os resultados que obtivemos, reflexos da dedicação e da intensidade que doamos ao time. Neste edital, viemos pedir apoio para atividades essenciais e que tem muito valor a agregar para conquistarmos o almejado Campeonato e consequente participação na Enactus World Cup, o mundial de times.

O Eneb 2018 já possui data e local. Será realizado em Fortaleza, Ceará, durante os dias 18 a 20 de Julho do presente ano. Para podermos participar, no entanto, precisamos de auxílio com o transporte e hospedagem na cidade durante os dias do evento. Nossa principal estratégia é contatar o ITA e a FAB para pedir apoio de transporte, porém não é certo que estes serão disponibilizados. Assim o sendo, requisitamos neste edital as passagens e estadia para 7 membros e 1 professor conselheiro, no total de 8 pessoas, participarem do campeonato. Além disso, para maximizar nossa qualidade nos vídeos produzidos tanto para a ITAEx quanto para o próprio Campeonato, requisitamos também a compra de um estabilizador de câmera e de um microfone. Com a melhora na qualidade do material de divulgação, todas as partes envolvidas ganham.

RESULTADOS ESPERADOS:

  •  Com o apoio da ITAEx nesta e em outras frentes, desde 2017, esperamos conquistar o 1º lugar do Campeonato Nacional da Enactus Brasil no ano de 2018, reconhecido como o maior evento de empreendedorismo social da América Latina. Já em 2017 obtivemos o 2º lugar com os projetos apresentados estando em um nível muito aquém de onde eles se encontram hoje. O feedback que recebemos dos juízes – acadêmicos e executivos de grandes empresas -, foi que nosso time era o que apresentava maior potencial de crescimento. Com as mudanças e melhorias que temos realizado em nossos projetos, o Campeonato está cada vez mais tangível, e já passamos a mirar no mundial: a Enactus World Cup 2018, a ser realizada em San Jose, Califórnia.

BENEFÍCIOS PARA O ITA:  

  • Junto de iniciativas tomadas por diversos setores do ITA, tais como o C-Lab do prof. Kleba, o nascente Minor em Inovação liderado pela profa. Sueli, pelas parcerias firmadas pelo CASD/Enactus com a Caligena – consultoria Hardtech de ex-aluno que tem por objetivo desenvolver a cultura empreendedora com tecnologia de ponta dentro do ITA -, bem como demais movimentos que por ventura deixei de citar, temos fomentado a cultura empreendedora dentro do ITA que cresce nos anos recentes. Reconhecidos como o primeiro grupo de alunos da graduação a conquistar um prêmio de empreendedorismo como o fizemos em 2017, esperamos trazer ainda maiores reconhecimentos à Instituição caso ganhemos o Campeonato 2018. Além disto, tivemos grande atenção das mídias em 2017, tendo reportagens veiculadas em meios como BandNews, Folha SP e Tv Cultura, o que poderá vir a se repetir com nossos resultados em 2018.