Descrição de Projetos do 2º Semestre 2017

Projetos em andamento

Os seguintes projetos foram aprovados para receber apoio no segundo semestre de 2017.

VÍDEO-AULAS E SALA DE AULA INVERTIDA EM ÁLGEBRA LINEAR
  • VÍDEO-AULAS E SALA DE AULA INVERTIDA EM ÁLGEBRA LINEARProfessores Responsáveis:   Renan Edgard Brito de LimaDivisão: FundamentalProponente do Projeto:   Renan Edgard Brito de LimaTema de Projeto:   MOOC

    Tempo de Execução:  5 meses

    Orçamento:  R$ 3.000,00

    Valor Aprovado: R$ 3.000,00

    Número de Alunos Impactados: 150

     

    RESUMO DO PROJETO:

    • Este projeto é essencialmente uma réplica do meu primeiro projeto de Sala de Aula Invertida em Cálculo de Várias Variáveis, mas aplicado em Álgebra Linear. O projeto de Sala de Aula Invertida tem dois anos e foram necessários vários ajustes para que tivesse um resultado estrondoso no curso de Cálculo de Várias Variáveis. Eu já possuo quase todos os equipamentos necessários para as filmagens e todos os conhecimentos técnicos necessários para o bom andamento da produção de vídeos. O objetivo deste projeto é a aquisição de outro microfone de lapela pois estou com apenas um único microfone de alta qualidade e estou ficando preocupado com o fio que conecta a lapela e o transmissor pois está começando a arrebentar e a qualidade do som é um fator fundamental para que o vídeo seja estimulante aos alunos de graduação do ITA.

    RESULTADOS ESPERADOS:

    • Melhorar a qualidade dos vídeos do curso de álgebra linear.

    BENEFÍCIOS PARA O ITA:  

    • Melhorar o nível de aprendizado dos alunos do fundamental.

    BENEFÍCIOS PARA A ITAEx:

    • Tornar o ensino de disciplinas mais interessantes e profundos,

    Desenvolver o aproveitamento em classe com base em metodologias de ensino que enfatizem o interesse mútuo aluno professor.

NOVOS EXPERIMENTOS DE CONTROLE DE SISTEMAS
  • NOVOS EXPERIMENTOS DE CONTROLE DE SISTEMAS
  • Professores Responsáveis: Prof. Jackson P. MatsuuraDivisão: Divisão de EletrônicaProponente do Projeto:  Jackson P. MatsuuraTema de Projeto:  Apoio para disciplinas “hands-on”Tempo de Execução:  2 semestresOrçamento:  R$ 15.000,00 + R$ 15.000,00

    Valor Aprovado: R$ 15.000,00 + R$ 15.000,00

    Número de Alunos Impactados: 60

     

    RESUMO DO PROJETO:

    • O objetivo principal deste projeto é aumentar o nível de aprendizagem e a motivação dos alunos com experimentos mais interessantes, mais “hands-on”, perfeitamente casados com o conteúdo da disciplina e desenvolvidos com a ajuda de alunos veteranos. Este objetivo será atingido com a criação de novos experimentos de Controle de Sistemas, de baixo custo, e seguindo a filosofia DIY (do it yourself), com a participação de alunos do 2o ou 3o. Ano Profissional.

    RESULTADOS ESPERADOS:

    • Incremento relevante na aprendizagem (alunos de EES-10, de EES-20 e de EES-25), e no desenvolvimento de habilidades interpessoais de liderança (alunos de EES-25), e na motivação (alunos de EES-10, de EES-20 e de EES-25)..

    BENEFÍCIOS PARA O ITA:

    • Os benefícios estão diretamente relacionados com diretrizes do Conselho da Graduação, mais especificamente nos temas:
    • Inovação no Ensino Laboratorial
    • Desenvolvimento científico dos alunos
    • Monitoria em disciplinas
    • Apoio para disciplinas “hands-on”

    BENEFÍCIOS PARA A ITAEx:

    • Estes projetos estabelecem um contínuo na evolução das metodologias de ensino,
    • O ensino laboratorial com ênfase na prática “hands on” desenvolve novos níveis de entendimento de problemas e suas soluções.
ITANDROIDS-MELHORIA DA ESTRUTURA ELETROMECÂNICA - 3 CATEGORIAS
  • ITANDROIDS-MELHORIA DA ESTRUTURA ELETROMECÂNICA – 3 CATEGORIAS Responsáveis: Prof. Marcos Ricardo Omena de Albuquerque MáximoDivisão: ComputaçãoProponente do Projeto: Prof. Marcos Ricardo Omena de Albuquerque MáximoTema de Projeto: Projetos continuados de caráter tecnológico

    Tempo de Execução: 6 meses

    Orçamento: R$ 29.990,00

    Valor Aprovado: R$ 29.990,00

    Número de Alunos Impactados: 40

     

    RESUMO DO PROJETO:

    • O objetivo do projeto descrito neste documento é melhorar a estrutura eletromecânica de 3 categorias de robôs da ITAndroids. São elas: Humanoid Kid Size Soccer, Small Size Soccer (F-180) e Very Small Size Soccer). As categorias tratadas neste projeto, são as categorias que envolvem robôs físicos. Desta forma a atualização de hardware e software são constantes.

     

    RESULTADOS ESPERADOS:

    • A partir do robô humanoide protótipo Chape que serve de base a fabricação de outras 4 unidades, desenvolver a nova iteração para refinar o hardware atual.
    • Utilizar esta iteração para treinar membros novos da graduação em hardware, dado que a maior parte do projeto foi realizado por Iteanos já formados.
    • Fomentar a habilidade interdisciplinar e integradora nas diversas áreas da Engenharia, (Mecânica, Eletrônica, Computação, Controle, Processamento de Sinais, Inteligência, Artificial e Engenharia de Sistemas)

    BENEFÍCIOS PARA O ITA:

    •  Manter a contínua renovação da equipe que utiliza estas competições como motivação para ensino, desenvolvimento e pesquisa em Engenharia
    • O desenvolvimento de projetos de elevada complexidade técnica que requerem interdisciplinaridade e integração das diversas áreas da Engenharia,
    • Conhecimento prático, interdisciplinar e complementar à formação acadêmica do ITA.

    BENEFÍCIOS PARA ITAEX:

    •  Estimular a excelência em projetos de alta complexidade que desenvolvam hard e soft skills dos alunos,
    • Associar a imagem do patrocinador ao apoio a programas que estimulem a capacidade dos alunos em buscar experiências que o ajude a definir suas habilidades,

    Apoiar capacidade de desenvolver projetos reais funcionais essenciais na educação de engenharia.

LABORATÓRIO_FPGA_4

LABORATÓRIO_FPGA_4

Responsáveis: Prof. Osamu Saotome

Divisão: Eletrônica

Proponente do Projeto: Prof. Osamu Saotome

Tema de Projeto: Inovação no Ensino Laboratorial

Tempo de Execução: 6 meses

Orçamento: R$ 9.700,00

Valor Aprovado: R$ 9,700.00

Número de Alunos Impactados:

 

RESUMO DO PROJETO:

  •  O projeto Laboratório FPGA 4 é a quarta fase da instalação de um laboratório on-line para estudo de Arranjos de Portas Programáveis em Campo (FPGA-Field Programmable Gate Arrays). Este laboratório suporta o estudo da teoria de circuitos digitais que nas fases anteriores contou com a aquisição de placas e programas das empresas ALTERA e XILINX (Fase 1); início da preparação da infraestrutura com aquisição de servidores necessária a instalação do laboratório on-line (Fase 2); finalização da infraestrutura com a construção de uma bancada e integração de componentes para acesso remoto, testes e validações (Fase 3). Neste projeto, Projeto Lab_FPGA_4, propõe-se a finalização da montagem do sistema Web para plena utilização da instalação do Laboratório On-Line, mediante a preparação de cursos acoplados em teoria e prática, de aprendizado à distância, conforme descrito no Plano de Trabalho. Necessários para o completo domínio de realização de projetos com FPGAs.

RESULTADOS ESPERADOS:

  • Permitir o aprendizado continuado dos alunos de graduação em eletrônica em circuitos digitais ampliando o acesso a placas e programas do tipo FPGA,
  • Permitir o acesso destes circuitos do H8, ampliando o tempo de acesso as placas e a possibilidade de adequar agendas de estudo,
  • Criação de 6 cursos on-line:
    • Ele_LR01_Instalação, Desenvolvimento, Implantação e depuração FPGA no kit Basys 3, em ambiente remoto.
    • Ele_LR02_Simulação e síntese FPGA, com software Vivado no Basys 3 em ambiente remoto.
    • Ele_LR03_Implantação e testes dos IOs (Entradas e Saídas)
    • Ele_LR04_Leitura de sensores via PMOD
    • Ele_LR05_Monitoramento de dados na UART
    • Ele_LR06_Escrita em um display de caracteres

BENEFÍCIOS PARA O ITA:

  • Ampliar sua base de acesso a laboratórios de desenvolvimento permitindo a prática vivenciada dos alunos,
  • Desenvolver novas técnicas de ensino laboratorial, compartilhando materiais e equipamentos em estado da arte de alto custo de aquisição,
  • Motivar alunos ( e pesquisadores) para a área de circuitos digitais e FPGA.
  • Possibilitar a certificabilidade de sistemas projetados com FPGAs, de particular interesse dos setores aeronáutico e espacial.

BENEFÍCIOS PARA ITAEX:

  • Desenvolvimento acadêmico dos alunos envolvidos e um maior conhecimento com relação ao mercado de circuito digitais, motivando os alunos a continuar no ramo da engenharia após a graduação.
  • Associar a ITAEx ao desenvolvimento de soluções tecnológicas estratégicas que beneficiam o país.
  • Desenvolver temas vibrantes alinhados com as novidades tecnológicas e tendências de mercado.
ITANDROIDS_PARTICIPAÇÃO NA COMPETIÇÃO LATINA AMERICANA DE ROBÓTICA (LARC) 2017
  • ITANDROIDS_PARTICIPAÇÃO NA COMPETIÇÃO LATINA AMERICANA DE ROBÓTICA (LARC) 2017Responsáveis: Prof. Marcos Ricardo Omena de Albuquerque MáximoDivisão: ComputaçãoProponente do Projeto: Prof. Marcos Ricardo Omena de Albuquerque MáximoTema de Projeto: Projetos continuados de caráter tecnológico

    Tempo de Execução: 6 meses

    Orçamento: R$ 20.495,00

    Valor Aprovado: R$ 20.495,00

    Número de Alunos Impactados: 45

     

    RESUMO DO PROJETO:

    • O objetivo desse projeto é enviar pessoas selecionadas da equipe para participar da LARC (Competição Latino Americana de Robótica), que ocorrerá em Curitiba, entre os dias 7 e 11 de novembro (os dias 7 e 8 são para setup ). Além disso, esses alunos também participarão do Simpósio Latino Americano de Robótica que acontecerá entre os dias 9 e 11 de Novembro. As categorias nas quais a ITAndroids pretende participar são: Robocup 2D, Soccer Simulation, Robocup 3D Soccer Simulation, Robocup Humanoid KidSize, IEEE Humanoid Robot Racing, Very Small Size Soccer e Small Size (F-180) Soccer.

     

    RESULTADOS ESPERADOS:

    • Manter e ampliar a competitividade do time ITANDROIDS em competições nacionais e internacionais, mantendo o alto nível,
    • Fomentar a habilidade interdisciplinar e integradora nas diversas áreas da Engenharia, (Mecânica, Eletrônica, Computação, Controle, Processamento de Sinais, Inteligência, Artificial e Engenharia de Sistemas)
    • Promover o intercâmbio científico promovido nas competições de robótica, que muitas vezes trabalham com conhecimentos em estado da arte

    BENEFÍCIOS PARA O ITA:

    • Manter a contínua renovação da equipe que utiliza estas competições como motivação para ensino, desenvolvimento e pesquisa em Engenharia
    • O desenvolvimento de projetos de elevada complexidade técnica que requerem interdisciplinaridade e integração das diversas áreas da Engenharia,
    • Conhecimento prático, interdisciplinar e complementar à formação acadêmica do ITA.

    BENEFÍCIOS PARA ITAEX:

    • Estimular a excelência em projetos de alta complexidade que desenvolvam hard e soft skills dos alunos,
    • Associar a imagem do patrocinador ao apoio a programas que estimulem a capacidade dos alunos em buscar experiências que o ajude a definir suas habilidades,

    Apoiar capacidade de desenvolver projetos reais funcionais essenciais na educação de engenharia.

LABORATÓRIOS DE QUI-18 E QUI-28 MODERNIZAÇÃO DO ENSINO DE QUÍMICA

LABORATÓRIOS DE QUI-18 E QUI-28 MODERNIZAÇÃO DO ENSINO DE QUÍMICA

Responsáveis: Prof. Koshun Iha / Prof. Thiago Costa Ferreira Gomes / Prof. José Atílio Fritz Fidel Rocco / Prof. Afrânio Torres Filho / Prof. Clóvis Tadeu Antunes Moreira / Profa. Luciana de Simone Cividanes Coppio / Prof. Dr. Rene Gonçalves Boschi

Divisão: Fundamental

Proponente do Projeto: Prof. Thiago Costa Ferreira Gomes

Tema de Projeto: Inovação no Ensino Laboratorial

Tempo de Execução: 1 ano

Orçamento: R$ 29.500,00 e R$ 29.000,00

Valor Aprovado: R$ 29.500,00 e R$ 29.000,00

Número de Alunos Impactados: 120

 

RESUMO DO PROJETO:

  • O projeto visa ampliar e aprofundar a renovação do ensino de Química já em curso no Departamento de Química do ITA e garantir a continuidade e a expansão do portfólio de projetos científico-tecnológicos desenvolvidos por este Departamento junto a alunos do 1º ano do Curso Fundamental do ITA. O referido portfólio de projetos, começou a ser desenvolvido em 2014 diante da necessidade de modernizar o ensino de Química Experimental no ITA e do desafio de atender turmas de 45 alunos em um laboratório que comporta no máximo 30 alunos. O ensino de química de forma prática e integral requer, no entanto, o entendimento dos anseios dos alunos que já tiveram na preparação do vestibular um conhecimento profundo da teoria sem conecta-la aos aspectos práticos. O que motiva e desafia o aluno do ITA é investigar problemas pouco conhecidos e vislumbrar soluções para problemas ainda não resolvidos. E é exatamente disso que trata a pesquisa científica e tecnológica: expandir a fronteira do conhecimento humano. O que motiva os alunos é perceber que estão adquirindo conhecimento, experiência e bagagem útil para a solução de problemas novos. No restante do ano de 2017 e em 2018 pretendemos expandir o portfólio de projetos de graduação do Departamento de Química. Nossa intenção, no médio e longo prazos, é construir um vasto e bem estruturado portfólio de projetos de cunho científico-tecnológico, colocando os alunos do 1º Fundamental em contato com os avanços mais recentes em temas elegidos por eles mesmos dentro do portfólio proposto, e então desafiá-los a utilizar o método científico para investigar problemas dentro de tais temas e testar soluções por eles mesmos propostas.

RESULTADOS ESPERADOS:

  • Expandir o portfólio de projetos laboratoriais:
    • Introdução laboratorial a projetos científico-tecnológicos em Química
    • Produção fotoeletroquímica de H2
    • Compósitos
    • Bioquerosene
    • Propelente para motores-foguete
    • Bioengenharia
    • Vidros condutores (eletrodos transparentes)
    • Hidrogéis
    • Síntese de polímeros
    • Combustíveis alternativos de aviação

BENEFÍCIOS PARA O ITA:

  • Reformulação da metodologia de ensino de Química experimental,
  • Expandir o portfólio de temas de projetos experimentais a serem oferecidos aos alunos de graduação do ITA.
  • Estabelecer uma nova dinâmica no sistema de aprendizado do Fundamental incluindo novas técnicas, modernização do laboratório e busca por soluções de alto nível,
  • Suportar as ações que visam a expansão dos laboratórios para o recebimento de mais alunos e a formação integral de engenheiros com visão prática,

BENEFÍCIOS PARA ITAEX:

  • Suportar iniciativas que reformulem a metodologia de ensino alinhando novos conhecimentos e aspectos práticos,
  • Estimular o entusiasmo dos alunos pelo aprendizado de engenharia através de projetos científicos com caráter prático (Quadrante de Pasteur),
  • Desenvolver temas vibrantes alinhados com as novidades tecnológicas e tendências de mercado.
METODOLOGIA MAIN CLASS PARA O ENSINO DE FIS-14
  • METODOLOGIA MAIN CLASS PARA O ENSINO DE FIS-14RESPONSÁVEIS: Prof. Pedro José Pompeia, Prof. Wayne Leonardo Silva de Paula, Prof. Bogos Nubar Sismanoglu, Prof. Ronaldo Rodrigues PeláDivisão: FundamentalProponente do Projeto: Prof. Ronaldo Rodrigues Pelá

    Tema de Projeto: Desenvolvimento científico dos alunos

    Tempo de Execução: 6 meses

    Orçamento: R$ 20.415,00

    Valor Aprovado: R$ 20.415,00

    Número de Alunos Impactados: 120

     

    RESUMO DO PROJETO:

    • O principal objetivo deste projeto é a implementação de uma nova metodologia de ensino na disciplina FIS-14, a qual consiste na condução de 3 aulas teóricas semanais em auditório na forma main class, com todos os alunos de todas as turmas, acompanhada por uma aula semanal de exercícios individualizada por turma. Para garantir o ganho da qualidade de ensino, faz-se necessária a aquisição de novos recursos audiovisuais para a realização de aulas em auditório, visando a assimilação do conteúdo por parte dos alunos.

    RESULTADOS ESPERADOS:

    •  Implementar em FIS-14 uma proposta, recebida dos alunos, de fazer aulas principais main classes, e aulas de exercícios/atividades diversas.
    • Uniformizar, nesta disciplina, o conteúdo dado às diferentes turmas do fundamental, e as avaliações.

    BENEFÍCIOS PARA O ITA:

    • Explicitar a seriedade Pró-Reitoria de Graduação na condução de avaliação de processos de ensino e aprendizagem dos cursos de graduação do ITA por parte de seus alunos.
    • Mesmo que historicamente/estatisticamente, as habilidades adquiridas pelos alunos nos cursos fundamentais mostram-se adequadas para o ingresso nos cursos profissionais, mesmo com cursos conduzidos com visões ligeiramente diferentes, é importante que os alunos não apenas tenham uma boa formação, como também se sintam seguros de que sua formação é de fato adequada e no mesmo nível de desenvolvimento das disciplinas ministradas aos demais colegas.
    • Garantindo a qualidade do curso adaptar o processo de ensino subdividir o conteúdo em 3 aulas teóricas com todas as turmas e aplicar 1 aula de exercícios nas turmas em separado. Para garantir a padronização do curso desejada pelos alunos, cada um dos quatro professores da disciplina assumirá todas as aulas (teóricas e de exercícios) de todas as turmas por meio bimestre. Isto garantirá que todos tenham o conteúdo ministrado da mesma forma e que todos sejam cobrados de forma coerente, com o mesmo nível com que o conteúdo foi ministrado

    BENEFÍCIOS PARA ITAEX:

    • Suportar inovações metodológicas que possibilitem ganhos de aprendizagem,
    • Suportar a Pró-Reitoria em projetos desenvolvidos pela Coordenação que possuam visão sistêmica,
    • Estabelecer uma ponte entre alunos e professores para excelência do ensino e aprendizagem.
METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE LABORATÓRIO DE FÍSICA
  • METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE LABORATÓRIO DE FÍSICAProfessores Responsáveis: José Silvério Edmundo GermanoDivisão: Fundamental

    Proponente do Projeto:  José Silvério Edmundo Germano

    Tema de Projeto:   Inovação no Ensino Laboratorial

    Tempo de Execução:  5 meses

    Orçamento:  R$ 6.500,00

    Valor Aprovado: R$ 6.500,00

    Número de Alunos Impactados: 120

     

    RESUMO DO PROJETO:

    • Nos últimos anos, como parte integrante da disciplina do laboratório de Física I (LABFIS14), que é ministrada no 1º ano fundamental do ITA, temos desenvolvido diversas ações e experiências pedagógicas no sentido de modernizar e tornar as práticas de laboratório mais interessantes e estimulantes para os nossos alunos. Os resultados preliminares dessas ações estão sendo bem avaliados tanto por alunos, bem como, por professores que ministram essa disciplina. Do ponto de vista da formação acadêmica dos nossos estudantes que estão no curso fundamental do ITA, essa iniciativa propiciou um grande avanço no que tange a um maior envolvimento na construção de experimentos mais desafiantes e contextualizados com as disciplinas de teoria, possibilitando uma intervenção acadêmica mais eficiente no sentido do desenvolvimento de outras habilidades e competências que devem ser trabalhadas no dia a dia de um laboratório de física, tais como:
      • Construção de experimentos com instrumentos de baixo custo (MODELIX)
      • Pequenas usinagens com ferramentas disponíveis no laboratório
      • Impressão de pequenos objetos com a impressora 3D

    RESULTADOS ESPERADOS:

    • Como resultado espera-se que, com a ajuda dos recursos e dispositivos adquiridos, os alunos possam desenvolver competências e habilidades ligadas à instrumentação com uso do MODELIX, Impressora 3D, metrologia e estudo de propagação de erros em instrumentos digitais.

    BENEFÍCIOS PARA O ITA: 

    • Compreensão da matéria, hands on, Integração com outras disciplinas; aumento do entusiasmo de professores e alunos.

    BENEFÍCIOS PARA A ITAEx:

    • Entusiasmar alunos em começo de curso, conectando as ciências básicas a soluções do mundo cotidiano.
    • Desenvolver os primeiros passos na direção de um processo de criação e inovação.
FOGUETE MONOESTÁGIO A PROPELENTE LÍQUIDO
  • FOGUETE MONOESTÁGIO A PROPELENTE LÍQUIDOResponsáveis: Prof. Amilcar Porto Pimenta/ Prof. Airton Nabarrete / Prof. Fausto Ivan BarbosaDivisão: Departamento de Propulsão/IEA – Departamento de Estruturas/IEA – Departamento de Energia/IEM

    Proponente do Projeto: Prof. Fausto Ivan Barbosa

    Tema de Projeto: Apoio para disciplinas “hands-on”

    Tempo de Execução: 12 meses

    Orçamento: R$ 60.000,00

    Número de Alunos Impactados: 105

     

    RESUMO DO PROJETO:

    • Esta proposta visa capacitar alunos do ITA para elaborar estudo de viabilidade e projeto preliminar de um foguete monoestágio a propelente líquido, com foco nas missões, no veículo e seus sistemas, e nos meios de solo relacionados. As atividades serão desenvolvidas por alunos, sendo os mesmos instruídos, orientados e supervisionados por professores, colaboradores e profissionais de diversas áreas de conhecimento ligadas ao desenvolvimento de foguetes.

    A tecnologia de propulsão líquida utilizada pelas potências aeroespaciais desde os tempos da segunda guerra mundial. A maior eficiência energética e a possibilidade de controle de empuxo dos motores-foguete a propelente líquido em relação motores-foguete a propelente sólido justificam sua utilização em larga escala em veículos lançadores de satélites.

    As atividades do projeto abrangerão tópicos de treinamento coletivo, treinamento individual, estágio supervisionado, estudo de viabilidade, projeto preliminar e visita técnica.

    RESULTADOS ESPERADOS:

    • Domínio da tecnologia de propulsão líquida, atualmente não dominada no Brasil,
    • Desenvolver Recursos Humanos para campo de desenvolvimento de foguetes,
    • Desenvolver um ambiente unindo experiência e organização, fundamentais para obtenção de bons resultados nos projetos de foguetes trabalhos.

    BENEFÍCIOS PARA O ITA:

    • Adicionar este projeto no esforço do ITA em implantar a tecnologia de propulsão líquida no currículo da graduação, estando em fase de conclusão o primeiro laboratório destinado ao apoio às disciplinas que se relacionam com motores-foguete a propelente líquido.
    • Este projeto prevê a transferência de conhecimento de engenheiros experientes para alunos por meio de aulas teóricas, estágio supervisionado, visitas técnicas e orientação em

    BENEFÍCIOS PARA ITAEX:

    • Projeto extremante estratégico para o desenvolvimento de conhecimento no campo aeroespacial,
    • Desenvolvimento acadêmico dos alunos envolvidos e um maior conhecimento com relação ao mercado aeroespacial, motivando os alunos a continuar no ramo da engenharia após a graduação.

    Associar a ITAEx ao desenvolvimento de soluções tecnológicas estratégicas que beneficiam o país,

REUNES_REALIZAÇÃO DE UM EVENTO DE EMPREENDEDORISMO SOCIAL A ÂMBITO NACIONAL NO ITA
  • REUNES_REALIZAÇÃO DE UM EVENTO DE EMPREENDEDORISMO SOCIAL A ÂMBITO NACIONAL NO ITAProfessores Responsáveis: ND

    Divisão:  NA

    Proponente do Projeto:  Eduardo London

    Tema de Projeto:   Apoio a iniciativas H8

    Tempo de Execução:  5 meses

    Orçamento:  R$ 29.821,00

    Número de Alunos Impactados: 100

     

    RESUMO DO PROJETO:

    • Enactus é uma organização internacional sem fins lucrativos, dedicada a inspirar os alunos a melhorar o mundo através da Ação Empreendedora. Nos dias de hoje, ouve-se muito falar em empreendedorismo, em todos os setores da economia. Mas o que é empreendedorismo social? Nem sempre essas mudanças têm como objetivo apenas critérios financeiros, e sim melhorar a condição de vida de uma comunidade, permitir que pessoas tenham acesso a algum novo conhecimento. Impacto social aliado à geração de lucro: é esse o combustível que move o empreendedor social. O foco principal do Reunes 2017 é transformar cada participante em um agente social de mudança em sua comunidade. Para isso, utilizaremos 3 abordagens complementares:
      • Palestras que motivam, inspirando ainda mais o sonho empreendedor e a vontade de mudar a sociedade;
      • Workshops que capacitam, oferecendo as ferramentas necessárias para impactar ainda mais a vida das pessoas;
      • Dinâmicas que conectam, fornecendo os contatos necessários para integrar projetos e reunir pessoas com os mesmos ideais.

    RESULTADOS ESPERADOS:

    • Melhorar o conhecimento técnico, habilidades interpessoais e de liderança, e consequentemente a motivação dos alunos.

    BENEFÍCIOS PARA O ITA:

    • Formar alunos com maior capacidade de empreender.

    BENEFÍCIOS PARA A ITAEx:

    • Marcar a presença dos alunos em eventos de impacto que exijam planejamento e coordenação,
    • Expor a necessidade de aprofundar iniciativas para a participação em competições nacionais e internacionais.
    • Divulgar a marca da ITAEx.
MODERNIZAÇÃO DA SALA DA LIGA DE EMPREENDEDORISMO DO ITA
  • MODERNIZAÇÃO DA SALA DA LIGA DE EMPREENDEDORISMO DO ITAProfessores Responsáveis: NDDivisão: NA

    Proponente do Projeto:  Guilherme de Oliveira Rodrigues

    Tema de Projeto:  Iniciativa de Alunos 

    Tempo de Execução:  2 meses

    Orçamento:  R$ 15.916,00

    Valor Aprovado: 11.000,00

    Número de Alunos Impactados: 100

     

    RESUMO DO PROJETO:

    • O objetivo deste projeto é poder reformar a sala da eITA dentro do H8. A Liga de Empreendedorismo do ITA trará aprendizado aos alunos na forma de alguns projetos que serão desenvolvidos na sala da iniciativa:
      • eITA Classes: A eITA classes é um projeto baseado em atividades das universidades mais empreendedoras do mundo.  São convidados empreendedores e fundadores de empresas para lecionar aulas sobre diversos temas de empreendedorismo.
      • Founder Talks: Fundadores de empresas podem contar suas experiências profissionais diretamente para os alunos do ITA.
      • Espaço Coworking, a sala da eITA também terá como objetivo ser um espaço de coworking para alunos que já estiverem desenvolvendo projetos aplicados.

    RESULTADOS ESPERADOS:

    • Incentivar o aumento de iniciativas de empreendedorismo dos alunos do ITA gerando mais empresas oriundas do ITA, mais alunos preparados para se tornarem excelências em inovação tecnológica.

    BENEFÍCIOS PARA O ITA:

    • Hoje, no Brasil, não existe nenhuma faculdade que seja referência nacional e internacional em empreendedorismo, e este é nosso objetivo aqui no ITA.

    BENEFÍCIOS PARA A ITAEx:

    • Conectar as ações do H8 com o processo curricular.
    • Estabelecer um propósito de integração de projetos do H8
ITA ROCKET DESIGN – PROJETO PROPELENTE
  • ITA ROCKET DESIGN – PROJETO PROPELENTEResponsáveis: NDDivisão: Fundamental e Aeroespacial

    Proponente do Projeto: Daniel Bontorin e Jose Guilherme Rezende Vaz de Mello

    Tema de Projeto: Apoio a iniciativas H8

    Tempo de Execução: 6 meses

    Orçamento: R$ 23.314,29

    Valor Aprovado: R$ 10.000,00

    Número de Alunos Impactados: 49

     

    RESUMO DO PROJETO:

    • A equipe ITA Rocket Design é reconhecida internacionalmente pelos seus projetos de motores de açúcar para foguetes. Em seus 7 anos de existência, a equipe já conquistou prêmios de excelência técnica e o 2º lugar geral na IREC (Intercollegiate Rocket Engineering Competition), a maior competição de foguetes estudantis do mundo, além de ter vencido a COBRUF (Competição Brasileira de Foguetes). Além disso, a equipe vem participado ativamente do programa de graduação do ITA, tendo sido parte integrante do currículo em Engenharia Aeroespacial (PRJ-32) e no Curso Fundamental (QUI-18 e QUI-28).

    O objetivo do projeto é desenvolver estudos e organizar atividades em:

    • Estudo de Formulação de Propelente,
    • Estruturação da Segurança do Laboratório,
    • Estudo de Cristalografia de Oxidante,
    • Instrumentação de Ensaios a Quente do Motor,
    • Teste de Queda do Sistema de Recuperação,
    • Ensaios em Voo Testes.

    RESULTADOS ESPERADOS:

    • Evoluir na construção de motores mais potentes como AP + HTPB (Perclorato de Amônia (AP), Polibutadieno terminado em Hidroxyla (HTPB),
    • Reforçar os procedimentos de segurança no Laboratório de Química do ITA,
    • Aquisição de um sistema de peneiras classificatório com vibração, microscópios com câmera integrada e espectrofotômetro para análise qualitativa e quantitativa de purificação do oxidante.
    • Realizar experiências do laboratório de motores com o fim específico de levantar dados sobre o processo,
    • Utilizar os centros de lançamento para melhorar a qualidade técnica do conjunto em ambiente controlado.

    BENEFÍCIOS PARA O ITA:

    •  Domínio da tecnologia de fabricação de combustíveis para competição
    • Desenvolver Recursos Humanos para campo de desenvolvimento de foguetes,
    • Desenvolver um ambiente unindo experiência e organização, fundamentais para obtenção de bons resultados nos projetos de foguetes trabalhos.

    BENEFÍCIOS PARA ITAEX:

    • Projeto estratégico para dar competitividade ao grupo da Rocket Design
    • Desenvolvimento acadêmico dos alunos envolvidos e um maior conhecimento com relação ao mercado aeroespacial, motivando os alunos a continuar no ramo da engenharia após a graduação.
    • Associar a ITAEx ao desenvolvimento de soluções tecnológicas estratégicas que beneficiam o país,
ENCONTRO SOBRE LIDERANÇAS FEMININAS NO ITA
  • ENCONTRO SOBRE LIDERANÇAS FEMININAS NO ITAProfessores Responsáveis: Tenente Raquel Caratti PianiDivisão: Divisão de Relações Públicas

    Proponente do Projeto: Tenente Raquel Caratti Piani

    Tema de Projeto: Apoio a iniciativas H8

    Tempo de Execução: 6 meses

    Orçamento: R$ 15.300,00

    Valor Aprovado: R$ 10.000,00

    Número de Alunos Impactados: 77

     

    RESUMO DO PROJETO:

    • O projeto Mulheres em STEM²d (Science, Technical, Engineering, Mathematics, Manufacturing and Design), é fruto de uma parceria entre o ITA e a Johnson&Johnson. Ele atua em duas frentes de ação:
      • Fomento da entrada de jovens meninas nas áreas STEM;
      • Auxílio no desenvolvimento profissional das alunas de graduação do ITA; por meio de instruções (palestras, minicursos), projetos técnicos e suas próprias atividades junto às jovens, que estimula soft skills como: gerenciamento de tempo e projeto, habilidades de comunicação interpessoal, trabalho em grupo, entre outras.

    Esse ano pretendemos incluir um evento direcionado às alunas de graduação (77 atualmente) chamado: Encontro sobre Liderança Feminina no ITA.

    RESULTADOS ESPERADOS:

    • Fomentar o debate acerca do desenvolvimento profissional das alunas de graduação do ITA, convidando as ex-alunas e outras profissionais de destaque
    • Suprir a falta de referência das veteranas, já que os casos de sucessos divulgados são, quase uma exclusividade, dos ex-alunos.

    BENEFÍCIOS PARA O ITA:

    • Debater o chamado “teto de vidro”, termo referente às barreiras invisíveis enfrentadas por profissionais do gênero feminino que, mesmo bem qualificadas, têm pouca representação nos cargos mais altos (pesquisas mostram o fenômeno tanto em ambiente corporativo, quanto governamental, acadêmico, apresentando-se como uma realidade sociocultural).

    BENEFÍCIOS PARA ITAEX:

    • Suportar projetos que tenham alto impacto na comunidade feminina do ITA
    • Associar a imagem do patrocinador ao apoio a programas que estimulem a capacidade dos alunos em buscar experiências que o ajude a definir suas habilidades,

    Maior visibilidade da ITAEx junto a empresas parceiras atuais e potenciais.

PROJETO CENTRO DE INOVAÇÃO-ETAPA I
  • PROJETO CENTRO DE INOVAÇÃO-ETAPA IResponsáveis: Profa. Sueli S. D. CustódioDivisão: Fundamental e Cross ProfissionalProponente do Projeto: Profa. Sueli S. D. Custódio

    Tema de Projeto: Apoio para disciplinas “hands-on”,

    Tempo de Execução: 1 ano

    Orçamento: R$ 30.000,00

    Valor Aprovado: R$ 30.000,00

    Número de Alunos Impactados: 72 (10% dos alunos)

     

    RESUMO DO PROJETO:

    • O projeto tem por objetivo criar um Centro de Inovação no ITA com o intuito de inserir novos ambientes de aprendizagem no ensino de graduação. Visa com isso, integrar diferentes áreas de conhecimento do curso fundamental (Primeira fase -Matemática e Humanidades) com os cursos profissionais (Primeira fase – Mecânica e Computação).

    O projeto está dividido em três etapas. A primeira etapa está subdividida em 3 fases: i) Fase I – Interação e conectividade. Esta fase contempla reuniões de Trabalho envolvendo especialistas em diferentes áreas para conceber o desenho institucional do Centro e auxiliará no desenvolvimento da próxima fase; ii) Fase II – Projeto Minor. Criação de ementas e viabilização da homologação da proposta. Esta fase visa reestruturar disciplinas na Graduação com o intuito de integrar diferentes áreas de conhecimento em projetos e disciplinas integradoras. A meta desta fase é propor o Minor em Inovação; iii) Fase III – Oferecimento de disciplinas e cursos sobre inovação para os estudantes de Graduação. O objetivo é promover ambientes de ensino que permitam integrar vertical e horizontalmente as disciplinas da graduação e pós-graduação. Para desenvolver e implementar o Projeto da Etapa I, os trabalhos ocorrerão em um ano. A primeira etapa contemplará as Fases I e II – entre os meses de agosto a dezembro de 2017 e serão coordenados pela Professora Sueli Custódio, que contará com a participação de quatro Pesquisadores Colaboradores da USP e Unicamp, além de professores do ITA (John Kleba, Renan Lima, Thiago Caliari).

    RESULTADOS ESPERADOS:

    • Estimuladas a refletir sobre o processo ensino-aprendizagem a partir de diferentes perspectivas e visões,
    • Realização de grupos de trabalho com os especialistas de várias instituições.
    • Realização de um seminário, no mês de setembro ou outubro, com especialistas na agenda de Inovação Tecnológica, aliando essas experiências a casos práticos e linhas de financiamento;

    BENEFÍCIOS PARA O ITA:

    • Sistematizar estratégias inovadoras de ensino aprendizagem, como o aprendizado baseado em problemas (PBL) ou o aprendizado baseado em equipes (Team-Based Learning- TBL)
    • O projeto foca no aluno, o qual assumirá a corresponsabilidade pelo seu aprendizado.
    • Valorização do “aprender a aprender” e o desenvolvimento da autonomia individual das habilidades de comunicação na criação de novas disciplinas.
    • Preparar a comunidade Iteana para sintonizá-la com o futuro da ciência, tecnologia e inovação no País.

    BENEFÍCIOS PARA ITAEX:

    • Reforçar sua atuação junto ao ITA como suporte a ações que desenvolvam a capacidade da instituição de buscar processos inovadores alinhados com a realidade da nova formação de profissionais engenheiros,
    • Incentivar o estabelecimento de grupos de trabalho que estimulem a discussão interna de novas metodologias de ensino,
    • Associar a ITAEx ao desenvolvimento de soluções tecnológicas estratégicas que beneficiam o país.
AERODESIGN-APOIO PARA DESENVOLVIMENTO DE AERONAVES
  • AERODESIGN-APOIO PARA DESENVOLVIMENTO DE AERONAVESResponsáveis: NDDivisão: Aeronáutica

    Proponente do Projeto: Rafael de Oliveira Prado

    Tema de Projeto: Apoio a iniciativas H8

    Tempo de Execução: 6 meses

    Orçamento: R$ 38.949,74

    Valor Aprovado: R$ 30.000,00

    Número de Alunos Impactados: 38

     

    RESUMO DO PROJETO:

    • Atualmente quatro equipes participam do Projeto SAE AeroDesign: Leviatã na categoria Advanced, Montenegro na Regular e Feng-1 e Feng-2 na Micro. No período de 2000 a 2015 as equipes da categoria Advanced foram 6 vezes campeãs nacionais.  Este ano as duas primeiras participarão da Competição SAE BRASIL AeroDesign 2017, enquanto que as duas últimas competem entre si para que seja definido o projeto que representará nossa escola no Torneio de Acesso à Competição SAE BRASIL AeroDesign 2018. Pois só é permitida uma equipe por instituição.

    O Torneio de Acesso consiste em um desafio simplificado quando comparado à Competição SAE BRASIL AeroDesign. Nesta, as equipes são avaliadas por meio de relatório e plantas referentes ao projeto, bem como por meio de apresentação oral e baterias de voo, enquanto que naquela as equipes são avaliadas exclusivamente por meio de plantas do projeto e vídeo de voo. A divisão em duas equipes (Feng-1 e Feng-2) atende aos critérios da matéria da Divisão de Engenharia Aeronáutica PRJ-30, na qual os alunos aproveitarão o projeto.

     

    RESULTADOS ESPERADOS:

    • Apresentar soluções para o desafio técnico da categoria Regular construindo um avião que caiba em um cone de dimensões pré-estabelecidas. Essa limitação geométrica demanda uma configuração que concilie bom Peso Máximo de Decolagem PMD (MTOW: Maximum Take-Off Weight) e boa estabilidade
    • Por se estreante na categoria Regular a meta é classificar a equipe na TOP 10,
    • Na categoria Advanced atingir a maior capacidade de peso máximo de decolagem (30 kg) permitida na Competição e, ao mesmo tempo, atingir uma alta velocidade de passagem (em torno de 100 km/h).

    BENEFÍCIOS PARA O ITA:

    • Integrar o conhecimento multidisciplinar nas áreas de Estabilidade e Controle, Eletrônica, Cargas e Estruturas, Desenho, Aerodinâmica e Desempenho
    • Projetar o nome do ITA como escola de excelência em aeronáutica, possibilitando a competitividade dos alunos em relação a outras escolas,

    BENEFÍCIOS PARA ITAEX:

    • Estimular a excelência em projetos de alta complexidade que desenvolvam hard e soft skills dos alunos,
    • Associar a imagem do patrocinador ao apoio a programas que estimulem a capacidade dos alunos em buscar experiências que o ajude a definir suas habilidades,

    Apoiar capacidade de desenvolver projetos reais funcionais essenciais na educação de engenharia.

PROJETO ATLÉTICA DO ITA NO INTERENG 2017

PROJETO ATLÉTICA DO ITA NO INTERENG  2017

Professores Responsáveis:  ND

Divisão: NA

Proponente do Projeto:  Marcel Assunção Lobo

Tema de Projeto:  Iniciativa de alunos

Tempo de Execução:  Participação em evento que será realizado de 06 a 10 de setembro.

Orçamento:  R$ 24.500,00

Valor Aprovado: R$ 28.500,00

Número de Alunos Impactados:  120

 

RESUMO DO PROJETO:

  • O objetivo do Projeto é a participação da AAAITA no Inter Eng 2017 – competição universitária entre 10 atléticas de diversos estados brasileiros que ocorrerá em São Carlos – SP, do dia 7 ao dia 10 de setembro de 2017. Já participamos dessa competição em 2015, trazendo dois troféus para a estante de conquistas iteanas, e ficamos em quarto lugar de nove faculdades, sendo que não levamos times femininos para algumas modalidades.

RESULTADOS ESPERADOS:

  • Participação destacada na competição esportiva.

BENEFÍCIOS PARA O ITA:

  • Melhorar o rendimento dos alunos através de atividades esportivas.

BENEFÍCIOS PARA A ITAEx:

  • Oferecer aos alunos opções de laser.
  • Divulgar a marca ITAEx.
ITA BAJA 2017.2
  • ITA BAJA  2017.2Responsáveis: NDDivisão: Mecânica

    Proponente do Projeto: Rodolfo Rodrigues

    Tema de Projeto: Apoio a iniciativas H8

    Tempo de Execução: 6 meses

    Orçamento: R$ 16.000,00

    Valor Aprovado: R$ 10.000,00

    Número de Alunos Impactados: 16

     

    RESUMO DO PROJETO:

    • Desenvolvimento de um jipe tipo Baja para competição utilizando conhecimento adquirido nos cursos de graduação. Este projeto é continuidade do projeto do 1º semestre de 2017 que estabeleceu a construção de veículo todo terreno para a participação em campeonatos nacionais Baja.

    RESULTADOS ESPERADOS:

    • Finalizar a construção do veículo, para as competições em agosto e março.
    • Obter classificação entre a top 3 das equipes nacionais.

    BENEFÍCIOS PARA O ITA:

    • Estabelecer um alinhamento entre os conhecimentos teóricos e práticos de sistemas automobilísticos, sua performance e seus problemas práticos,
    • Participação da equipe em competições, eventos e congressos sobre engenharia e educação, representando o ITA.
    • Estimular os alunos a desenvolverem seu lado organizacional e prático com projetos de alto nível de complexidade e que requeiram habilidades integradoras técnicas e pessoais.

    BENEFÍCIOS PARA ITAEX:

    • Exposição da ITAEx juto a apoiadores exposição no site e mídias sociais da equipe.

    Participação da equipe em eventos realizados pela ITAEx.

AUTORREGULAÇÃO DA APRENDIZAGEM
  • AUTORREGULAÇÃO DA APRENDIZAGEMRESPONSÁVEIS: Prof. Joao MazariolliDivisão: Fundamental – Seção de Orientação Educacional

    Proponente do Projeto: Joao Mazariolli

    Tema de Projeto: Desenvolvimento científico dos alunos

    Tempo de Execução: 6 meses

    Orçamento: R$ 2.540,00

    Valor Aprovado: R$ 2.540,00

    Número de Alunos Impactados: 20

     

    RESUMO DO PROJETO:

    • O estudo da “autorregulação da aprendizagem” é um projeto piloto de disciplina eletiva oferecido, via Departamento de Humanidades, aos alunos de graduação do ITA. Pretende promover atividades e discussões para apoiar o estudante no aprimoramento de seu estudar e aprender, tendo como princípio norteador o processo de autorregulação de aprendizagem2, que se centra na possibilidade do aluno gerenciar aspectos cognitivos, motivacionais, comportamentais e ambientais para o alcance de suas metas acadêmicas.

    RESULTADOS ESPERADOS:

    •  Proporcionar aos concluintes da disciplina maior reflexão sobre a aprendizagem na universidade;
    • Promover o conhecimento de estratégias de autorregulação acadêmica;
    • Oferecer oportunidades de praticar o processo de autorregulação e favorecer a integração dos estudantes em grupos de estudo.

    BENEFÍCIOS PARA O ITA:

    •  Melhor aproveitamento dos alunos no processo de aprendizagem,
    •  Desenvolver os alunos em seus aspectos cognitivos, motivacionais e comportamentais

     BENEFÍCIOS PARA ITAEX:

    •  Suportar metodologias que possibilitem o aluno a regulação de seu aprendizado.

    Integrar o aluno a vida acadêmica de forma mais estruturada.

PROJETO FORMULA ITA CONCEPÇÃO E FABRICAÇÃO DE UM VEÍCULO ESTILO FÓRMULA
  • PROJETO FORMULA ITA CONCEPÇÃO E FABRICAÇÃO DE UM VEÍCULO ESTILO FÓRMULAProfessores Responsáveis: NDDivisão: ND

    Proponente do Projeto: Érika Rizzo Aquino

    Tema de Projeto: Apoio a iniciativas H8

    Tempo de Execução: 6 meses

    Orçamento: R$ 10.000,00

    Valor Aprovado: R$ 10.000,00

    Número de Alunos Impactados: 16

     

    RESUMO DO PROJETO:

    • A Equipe Formula ITA é uma iniciativa dos alunos do ITA, criada a partir do desejo dos seus integrantes de desenvolver engenharia automobilística de alta performance. A missão da equipe é projetar e construir veículos estilo Fórmula para representar, com excelência, o Instituto Tecnológico de Aeronáutica em competições estudantis.

    RESULTADOS ESPERADOS:

    • Finalizar o projeto detalhado de seus subsistemas e simulação estrutural em computador, além de utilizar ferramentas avançadas para o projeto de componentes críticos do veículo, como o conjunto de suspensão e direção.

     

    BENEFÍCIOS PARA O ITA:

    • Desenvolvimento de conhecimento em engenharia automotiva (motores, suspensões, aerodinâmica automotiva, injeção eletrônica…) e na manipulação de ferramentas de engenharia (projeto computacional, incluindo desenho e modelamento, CFD, simulação por elementos finitos…).
    • Participação da equipe em competições, eventos e congressos sobre engenharia e educação, representando o ITA.

    BENEFÍCIOS PARA ITAEX:

    • Exposição da ITAEx juto a apoiadores exposição no site e mídias sociais da equipe;

    Participação da equipe em eventos realizados pela ITAEx.

PROJETO INTERNET PARA TODOS - PROJETOS ENACTUS-ITA 2017
  • PROJETO INTERNET PARA TODOS – PROJETOS ENACTUS-ITA 2017Professores Responsáveis:   John Bernhard KlebaDivisão:  HumanidadesProponente do Projeto:   Pedro Henrique da Silva Dias

    Tema de Projeto:   Apoio a iniciativas H8

    Tempo de Execução:  5 meses

    Orçamento:  R$ 8.672,00

    Número de Alunos Impactados:  25

     

    RESUMO DO PROJETO:

    • O projeto tem por objetivo a construção de uma equipe capacitada em entender o funcionamento e instalação de redes comunitárias baseadas na topologia Mesh, tecnologia barata e de fácil distribuição, para que possamos levar internet a comunidades carentes de forma replicável. Enactus é uma organização internacional sem fins lucrativos presente em 36 países e em mais de 1700 instituições de ensino. No Brasil, atua desde 1998 e tem times espalhados em 100 universidades, no ITA somos reconhecidos como Extensão pela pró-reitoria de Extensão e Cooperação, estamos firmados como Iniciativa no H8 com 4 projetos em execução, vinculados ao C-Lab e à eletiva de projetos de impacto social. Nosso trabalho transforma a vida das pessoas que servimos e, por sua vez, a vida de nossos alunos à medida que eles se tornam líderes mais eficazes e orientados por valores.

    RESULTADOS ESPERADOS:

    • Implantação de um provedor comunitário numa comunidade carente.

    BENEFÍCIOS PARA O ITA   

    • Impacto em conhecimento técnico, habilidades interpessoais e/ou motivação dos alunos: como o projeto é bem amplo, envolve tanto habilidades técnicas quanto habilidades interpessoais.

    BENEFÍCIOS PARA A ITAEx:

    • Propiciar aos alunos a possibilidade de desenvolver seus atributos de integração e habilidades sociais.

    equenas aeronaves.