GOVERNANÇA

Decisões através de uma integração harmônica

Todas as ações e decisões da ITAEx são resultado da atuação harmônica de seus quatro órgãos de Administração:

  • Assembleia Geral;
  • Conselho Consultivo;
  • Conselho Diretivo;
  • Conselho Fiscal.


Como órgão soberano de deliberação da ITAEx, cabe à Assembleia Geral aprovar anualmente balanço geral, contas do exercício financeiro e relatório de atividades da Associação assim como, a cada dois anos, ratificar a escolha dos membros dos três Conselhos acima mencionados.

Cabe ao Conselho Consultivo, composto por uma dezena de membros associados, ou não, à ITAEx, aprovar o plano estratégico da Associação, como, também, seu orçamento anual, e avaliar suas atividades de Gestão; além disso, é de sua responsabilidade, entre outras atividades, a captação de recursos de empresas e de grandes doadores, como gerenciar o Fundo Patrimonial.

O Conselho Diretivo, composto por sete associados, tem a seu cargo estabelecer o plano estratégico, o orçamento anual e as políticas institucionais para a Associação e realizar a gestão da Associação.

Ao Conselho Fiscal, formado por três associados, compete opinar sobre os livros de escrituração, balanços e relatórios de desempenho financeiro e contábil e sobre as operações patrimoniais realizadas.