III Encontro de Apoiadores promove troca de experiências

Compartilhe

 

O III Encontro de Apoiadores ITAEx, realizado dia 20 de outubro no ITA, durante o Sábado das Origens, reuniu ex-alunos, alunos e professores para uma noite de confraternização e troca de experiências. Na oportunidade, foi montada uma exposição com 7 dos 20 projetos apoiados pela ITAEx no segundo semestre de 2017:  ITAndroids, ITABaja, Encontro de Lideranças Femininas, Pontos de Vista, ITA Rocket Design, Aerodesign e Laboratórios e Modernização do Ensino de Química.    

O presidente do Conselho Diretivo da ITAEx, Reubens Ferraz (T86), abriu a programação do evento apresentando a iniciativa dos ex-alunos.

O pró-reitor de Graduação do ITA, Prof. Carlos Henrique Costa Ribeiro, falou sobre as ações da escola visando à modernização e atualização das atividades extra-curriculares, dentre elas a criação do Minor em Inovação e Empreendedorismo, em parceria com a ITAEx. Durante o evento, também foi anunciada a Caravana ITAEx, que trará apoiadores atuais e potenciais de São Paulo para conhecer em detalhes os projetos e iniciativas dos alunos. A ação será coordenada pelo iteano Felipe Bomfim (T98)

A programação do III Encontro de Apoiadores trouxe ainda uma palestra do engenheiro Emanuel Fernandes (T81), ex-prefeito de São José dos Campos. Em sua apresentação, o iteano abordou duas importantes lacunas na formação do futuro engenheiro do ITA. A primeira está vinculada à formação humanística dos alunos, que considera imprescindível para o desenvolvimento das competências profissionais, em qualquer área do conhecimento. A segunda refere-se à formação empreendedora, que busque identificar talentos que possam atrair investidores para suas ideias, projetos e iniciativas – “farejadores de mercado”, como ele definiu.

Sobre a iniciativa ITAEx, Emanuel acredita que seja uma ótima forma de alavancar recursos e trazer para o ITA um modelo de apoio que já é sucesso no exterior. “A ITAEx é uma iniciativa nobre, que é muito comum nos Estados Unidos, em outros lugares, e que no Brasil ainda está engatinhando. É um jeito de a gente trazer coisas boas que existem em outros países aqui para o nosso. É uma iniciativa louvável e eu acredito que, cada vez mais, terá mais sucesso”, disse o ex-prefeito, que também elogiou os projetos expostos.

“Pela mostra dos projetos que eu vi aqui, dá pra perceber que alguns deles podem ter muito sucesso, até mesmo comercial. O fato de os apoiadores virem aqui com a experiência que têm do mercado ajuda a tutelar e a orientar esses alunos. Eu percebo que esses projetos têm pé no chão e têm grande potencial social e econômico”, concluiu.

Para os alunos, o evento também foi muito proveitoso. Igor Albuquerque Silva (T20), estudante do Fundamental, é um dos participantes do projeto ITAndroids. Para ele, o apoio da ITAEx de extrema importância. “Usamos tecnologias que são muito caras, que ainda estão em desenvolvimento. Sem o apoio seria impossível levar o projeto pra frente”.

O professor John Bernhard Kleba também marcou presença no encontro. Responsável pelos projetos Solaris e Pontos de Vista, ele afirma que a ITAEx faz toda a diferença na execução das iniciativas.  “Sem a ITAEx esses projetos não seriam possíveis. A ITAEx valoriza exatamente aquilo com que a gente gosta de trabalhar: o entusiasmo, o brilho nos olhos dos alunos”.

Samuel Kazuyuki Konishi (T61), é um dos apoiadores da ITAEx e participou do III Encontro. “Nós das primeiras turmas do ITA tivemos a oportunidade de vivenciar um país começando a se desenvolver técnica e industrialmente. Isso criou uma oportunidade de mercado muito grande para nós. Muito de nós somos atualmente bem sucedidos e pra isso continuar, queremos apoiar a formação de bons engenheiros para o Brasil”, disse o iteano.

Confira o álbum de fotos.

Compartilhe