ITA Baja na 25ª Corrida Baja SAE BRASIL – APOIO T65, T62, T98.

Compartilhe

Entre os dias 20 a 24 de fevereiro, ocorreu a vigésima quinta corrida Baja SAE BRASIL, na cidade de São José dos Campos – SP. A competição contou com a participação de universidades de todo o Brasil e o nosso ITA estava presente.

Com o carro número 42, a equipe ITA BAJA enfrentou dificuldades no circuito, mas com muita força e superação concluíram a prova.

Para esta edição a equipe apresentou o Barão Vermelho, um carro com enfoque na qualidade de execução. Essa qualidade se estendia desde o dimensionamento refinado dos componentes até o cuidado com o acabamento do protótipo.

Barão Vermelho – Novo Carro da ITA Baja.

Por ser a primeira competição desse novo projeto, o carro não estava no seu auge de desempenho, a equipe não conseguiu os resultados que esperavam. No enduro, após duas falhas na direção, atingiram somente 21 voltas. Entretanto, a tração e a capacidade de transposição de obstáculos foram destaques do protótipo, fato que mostra um futuro promissor do projeto.

Clique aqui e veja um vídeo do Barão Vermelho na competição.

A campeã da competição foi a equipe EESC USP Baja, da Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo, a segunda foi a equipe Poli Avia Aurora, da escola Politécnica da USP e a terceira colocada foi a Cactus Baja SAE, da Universidade Federal Rural do Semi-Árido do Rio Grande do Norte. O Barão Vermelho ficou na 47ª posição.

 

PLANOS PARA 2019

Em conversa com a reportagem, Arthur Gonçalves – T20, nos contou sobre os planos da equipe para o restante do ano:

“Agora os esforços da equipe serão alocados no sentido de solucionar os problemas encontrados, otimizar soluções e, por fim, iniciar uma bateria de testes para validar as alternativas encontradas. Nessa bateria de testes inclui-se a realização de uma simulação de enduro tendo em vista a preparação para a próxima competição, Baja SAE etapa Sudeste”.

Arthur, fez, também, um breve agradecimento pelo apoio que a ITAEx proporciona aos alunos do ITA:

“Vale ressaltar que o suporte e apoio da ITAEx proporcionou a  evolução do projeto Baja, permitindo-nos inovações nos componentes e o alcance de necessidades antigas da nossa equipe. Mais do que a evolução do nosso projeto, a ITAEx contribuiu e contribui com a nossa formação como engenheiros”. Concluiu.

 

CONHEÇA MAIS O BAJA SAE  BRASIL

O Baja SAE BRASIL é uma competição de origem americana, onde, estudantes de Engenharia, representando sua universidade, desenvolvem um veículo off road que passa por avaliações  de segurança, conforto, aceleração, velocidade, tração, slalom, suspensão, tração e Enduro. A somatória das notas das avaliações são refletidas no ranking final da competição e determina o grande campeão, tendo a chance de participar da competição internacional, nos Estados Unidos.

Os resultados completos de todas as avaliações poderão ser encontrados, em breve, no site da organizadora do evento.

http://portal.saebrasil.org.br/programas-estudantis/baja-sae-brasil/resultados

Compartilhe