ITA BAJA NA 24ª CORRIDA BAJA SAE BRASIL APOIO DAS TURMAS T57, T98 E T01

Equipe ITA BAJA 2018

Compartilhe

Neste domingo (25) ocorreu a vigésima quarta corrida Baja SAE BRASIL, na cidade de São José dos Campos – SP. A competição contou com a participação de universidades de todo o Brasil e o nosso ITA estava presente.

Com o carro número 24, a nossa equipe ITA BAJA, enfrentou dificuldades na prova, mas com muita força e superação concluímos a prova.

Após a primeira volta a suspensão traseira do carro se soltou, devido a uma falha de fadiga na fixação da suspensão traseira, resultando na quebra do semi eixo homocinético. A equipe teve que se unir para fazer uma solução rápida tirando o carro da pista e levar para oficina. A primeira solução foi executar uma solda de reparo na pista. Que não foi aceita pelos juízes da competição. Como consequência houve a necessidade de uma nova solda na oficina, que foi aceita, permitindo o retorno a competição.

Veja o vídeo sobre o evento no link abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=2fF4zogSYxk&feature=youtu.be

Equipe trabalhando na manutenção do ITA Baja.

Devido a esse problema, o carro ficou parado pouco mais de uma hora. Neste momento a união da equipe para solucionar o problema foi fundamental. Ao final a equipe obteve os seguintes resultados:

  • 16 voltas na pista Enduro com 2 horas de duração.
  • 36º na colocação geral.

Além da competição, o projeto BAJA SAE tem por objetivo o desenvolvimento da capacidade dos alunos de gerenciar projetos complexos em equipe. Que exigem habilidades técnicas e interpessoais. Para o professor e orientador da equipe Prof. Ronnie Rodrigo, a competição tem um significado maior do que vencer: “Testar a capacidade de resposta profissional ao reagir a um problema. O comprometimento que ele tem com a causa. Testar a resiliência e não desistir. Improvisar utilizando seu conhecimento para resolver um problema pontual”. O Prof. Ronnie cita o exemplo da solda que fizeram dentro da pista antes de levar o carro para oficina “Foi uma solução pensada na hora, em cima de um conhecimento acumulado”, concluiu.

Para o capitão do ITA BAJA, Guilherme (T-18), o resultado final da competição não foi o esperado. Mas houve um grande aprendizado com a competição: “O resultado geral não foi o que esperávamos, mas aprendemos muito nessa competição, tanto em termos de projeto como organização e trabalho em equipe. Estamos certos que iremos evoluir daqui para frente”.

 

CONHEÇA MAIS O BAJA SAE  BRASIL

http://portal.saebrasil.org.br

O Baja SAE BRASIL é uma competição de origem americana, onde, estudantes de Engenharia, representando sua universidade, desenvolvem um veículo off road que passa por avaliações  de segurança, conforto, aceleração, velocidade, tração, slalom, suspensão, tração e Enduro. A somatória das notas das avaliações são refletidas no ranking final da competição e determina o grande campeão, tendo a chance de participar da competição internacional, nos Estados Unidos.

Está foi a vigésima competição do ITA, confira abaixo o histórico de desempenho do ITA BAJA na competição:

Dados do portal SAE BRASIL. Disponível em: http://portal.saebrasil.org.br/programas-estudantis/baja-sae-brasil/resultados

A partir do final do ano passado a equipe passou a contar  com voluntários ex-alunos. A equipe é formada por Felipe Bonfim (T98), Rafael Desideri de Freitas (T98), Bruno Marques (T01), Ricardo Pereira Malato (T01) e João Paulo Alcantara M. Ferreira (T08). O objetivo é passar experiência para os nossos alunos e servir de ponto de apoio para desenvolvimento. A melhoria de desempenho requer conhecimento, habilidade e atitude. Acreditamos que a equipe de voluntários dará um novo impulso a essa equipe.

Compartilhe