ITA na SAE Brasil AeroDesign – apoio T60, T82, T89, T93, T62 E T77

Compartilhe

A equipe da AeroDesign ITA

A equipe Leviatã, do AeroDesign ITA, ficou em 3º lugar na classe Advanced da 20ª Competição SAE Brasil AeroDesign, realizada nos dias 1 a 4 de novembro. A campeã foi a Universidade Federal do Rio de Janeiro e a vice, a equipe da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Participaram do torneio 95 equipes, provenientes de 79 instituições de ensino do Brasil e do exterior.

Na classe Regular, a equipe Montenegro ficou na 19ª posição. A campeã na categoria regular foi a equipe Alpha EESC-USP, da Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (USP).

Na classe Micro, a equipe Bismarck participou este ano do Torneio de Acesso, obtendo o 7º lugar.

Uma das fotos tiradas pelo avião equipe Leviatã (Advanced) durante a competição exigia que fosse possível reconhecer os objetos na piscina.

Criada em 2000, a AeroDesign ITA é uma iniciativa que tem como objetivo representar o ITA em competições universitárias dessa modalidade, bem como desenvolver conhecimentos técnicos e habilidades pessoais da equipe. Nas competições são construídos aviões aeromodelos que passam por desafios reais enfrentados pela aeronáutica.

A AeroDesign ITA foi 6 vezes campeã nacional (2000, 2001, 2004, 2010, 2011 e 2015 respectivamente) e é representada por 2 equipes consolidadas: Leviatã na categoria Advanced e Montenegro na Regular. A partir desse ano, passou a contar com a equipe Bismarck, na categoria micro.

Um pouco mais sobre a SAE Brasil AeroDesign

O SAE Brasil AeroDesign é um desafio destinado aos estudantes de engenharia que tem como objetivo “proporcionar a difusão e o intercâmbio de técnicas e conhecimentos de engenharia Aeronáutica, através de aplicações práticas e da competição entre equipes”. Ao participar desta competição, o aluno, participa de uma situação real de desenvolvimento de projeto aeronáutico, com base na concepção e desempenho dos projetos.

A competição ocorre nos Estados Unidos desde 1986, através da SAE Internacional. Em 1999, a competição passou a constar também no calendário de programas estudantis da SAE BRASIL, sendo que o ITA teve sua primeira participação no ano 2000, na categoria regular, onde terminou na primeira colocação.

Confira abaixo um histórico do ITA nas categorias Regular e Advanced até 2017:

Fonte: (http://portal.saebrasil.org.br/programas-estudantis/sae-brasil-aerodesign/resultados)

Compartilhe