ITAEx auxilia na aquisição de Bancada de Turbinas

Compartilhe

Em projeto liderado e apresentado pelos Profs. Amílcar Pimenta (Departamento de Propulsão) e Fausto Barbosa (Departamento de Energia) a ITAEx auxiliou no desenvolvimento da proposta de aquisição de uma Bancada de Testes de Turbinas.

 

As práticas laboratoriais relativas ao funcionamento de turbinas para alunos dos cursos de Engenharia Aeroespacial, Aeronáutica e Mecânica-Aeronáutica ganharam um novo impulso com a aquisição de uma nova bancada de teste. Esta bancada, fabricada na Alemanha pela empresa Gunt, possibilita o aprendizado prático de diferentes tipos de turbomáquinas, como turbobombas, turbojatos, turbohélices, turbofans e turbogeradores.

 

O projeto submetido a ITAEx apresentou um investimento previsto de R$ 158.000,00, o que levaria a consumir 53% da verba destinada a projetos no semestre. Mesmo representando um valor de 10 vezes o valor médio dos projetos investidos pela ITAEx, a proposta ganhou rapidamente adesão dado seu impacto na graduação. A partir daí ITAEx passou a buscar uma forma de obter recursos para a sua aquisição.

 

Através da união de esforços da ITAEx, Ricardo do Corrêa da Fundação Casemiro Montenegro Filho e do Prof. Fernando Sakane, Coordenador Técnico do CAPTAER II, foi possível iniciar o processo de aquisição, tendo sido obtido êxito. Com isto a bancada deverá estar disponível no segundo semestre.

 

Ao atingir seis disciplinas da graduação, a bancada deverá atender em média 130 alunos por ano. Isto possibilitará a absorção de conhecimentos sobre os princípios físicos que norteiam os diferentes modos de propulsão, bem como o estudo dos principais componentes de motores destinados a esta tarefa, entre os quais as câmaras de combustão, compressores, bombas, turbinas e tubeiras.

 

Este também se tornou o primeiro caso de atuação conjunta entre ITAEx, FCMF e ITA. A iniciativa conjunta utilizou a complementariedade de todos os agentes, evidenciando o sucesso de parcerias produtivas. Esta ação conjunta revelou estratégia eficiente para o atingimento do principal objetivo ITAEx que é aumentar o entusiasmo e engajamento de alunos e professores da Graduação do ITA.

 

 

 

 

 

 

Compartilhe