Professor Jackson Matssura relata suas experiências com Moocs (Massive Open Online Courses)

Compartilhe

 

Professor Jackson nos fala sobre suas experiências com MOOCS e como este projeto se tornou de grande importância para o ITA.

Caros Colegas,

De 1991 a 1995, quando fiz minha graduação em Engenharia de Computação, achava o ITA uma instituição de vanguarda, à frente de seu tempo. Afinal o ITA foi concebido com base no sonho de projetar e fabricar aviões em um país ainda incapaz de fabricar bicicletas. Foi o berço da Embraer e do motor a álcool; foi também pioneiro na pós-graduação em engenharia no Brasil, na organização acadêmica e na revisão curricular anual, entre outras coisas.

Ao voltar ao ITA em 2003, para iniciar minha pós-graduação em Sistemas e Controle, minha visão mudou um pouco. Eu achava que o ITA já não estava mais à frente de seu tempo, não tinha mais o pioneirismo e a vocação inovadora de outrora. Uma ou outra iniciativa de um ou outro professor ainda eram pioneiras, mas a maior parte das coisas era apenas atual e algumas coisas eu até considerava ultrapassadas.

Em 2005 ao me tornar professor e ver o outro lado da instituição, passei a achar que, em muitas coisas, ao invés de estar à frente de seu tempo, o ITA estava atrás; por vezes correndo atrás do tempo perdido e por vezes querendo fazer com que o tempo parasse, ou até voltasse.

Como Engenheiro, Mestre, Doutorando e professor do ITA, esta perda do pioneirismo me incomodava. Tanto que ainda no meu primeiro ano como professor (com a maior carga horária do Departamento e no meio do doutorado) resolvi criar a Equipe de Competições de Robótica do ITA, a ITAndroids. Graças à competência dos alunos e ao apoio de vários engenheiros do ITA, entre eles alguns colegas da T-61 a ITAndroids teve um início fantástico. Em acréscimo à ITAndroids, criada em 2005, em 2007 fui o principal responsável por tirar a OBR – Olimpíada Brasileira de Robótica do mundo das ideias e colocá-la em prática, como seu primeiro coordenador. Hoje ambas as iniciativas sem dúvida se tornaram um sucesso, e estão nas mãos de pessoas que abraçaram este desafio e fazem um excelente trabalho.

Após algum tempo sem participar de nenhuma iniciativa inovadora no âmbito do ITA, em novembro de 2014 fiquei sabendo que além de USP, UNICAMP e Fundação Lemann, o ITA também passou a ser um dos parceiros do Coursera no Brasil. Vendo mais uma oportunidade de contribuir de alguma forma com a Instituição e com a melhoria do processo ensino-aprendizagem participei das palestras de divulgação e da preparação para a proposição de cursos para a plataforma.

 

Aceitei o desafio de preparar não apenas um curso, mas um conjunto de cursos integrados para a plataforma. Este conjunto de cursos integrados contemplam parte do conteúdo de duas disciplinas de graduação do ITA, EES-10 e EES-20, obrigatórias para os cursos de Engenharia Eletrônica e Engenharia de Computação.

Durante o ano de 2015 trabalhei quase que semanalmente com o Prof. Clovis, ponto focal do Coursera no ITA, aprendendo mais sobre a plataforma, e sobre conceitos e métodos educacionais. Convenci o Prof. Rubens, também Iteano, mestre e doutor pelo ITA, e colega de Departamento, a também participar deste desafio, ficando responsável por 2 dos 5 cursos planejados. Em dezembro de 2015 gravei os primeiros 40 segundos do meu primeiro curso, “Introdução ao Controle de Sistemas”. Este curso, lançado em 29/02/2016 foi totalmente filmado e editado por mim e contava com ilustrações estáticas de uso público, bem amadoras.

Eu sabia que a preparação de cursos para o Coursera demandaria muito trabalho, mas confesso que subestimei esse trabalho e as dificuldades que encontraria. Se não fosse o apoio da T-61/ITAEx, recebido no 1o. Semestre de 2016, provavelmente teríamos desistido ao final do 1o. Curso. Mas graças a este apoio pudemos contar com dois alunos de graduação bolsistas que ajudaram na produção do 2o. e do 3o. Curso. Os recursos foram usados também na produção de animações personalizadas para o 1o. Curso que substituíram as ilustrações estáticas usadas anteriormente.

No 2o. Semestre de 2016 a ITAEx apoiou a produção do 4o. Curso, que foi filmado e editado em um estúdio profissional. O lançamento deste curso acabou atrasando e aconteceu apenas em 17 de abril de 2017. E hoje, graças, e talvez somente por causa do apoio da T-61/ITAEx, do mesmo modo que alunos do ITA usam um MOOC sobre Biologia Molecular, ministrado pelo staff do MIT ou um MOOC sobre Neurociências, ministrado pelo staff de Harvard, alunos do ITA, de todo o Brasil e até de outros países podem usar MOOCs sobre Controle de Sistemas ministrados pelo staff do ITA.

Os 3 primeiros cursos foram usados pelos alunos da ELE-18 e da COMP-18 em 2016 e estão sendo usados em 2017 pelos alunos da ELE-19 e da COMP-19. O 4o. Curso, recentemente lançado na plataforma e provavelmente o 5o. Curso serão usados no 2o. Semestre de 2017 também pela ELE-19 e pela COMP-19.

Até o dia 19/04/2017, o 1o. Curso, “Introdução ao Controle de Sistemas” teve 27.174 inscritos de 97 países, dos quais 581 concluíram o curso com sucesso. O 2o. Curso, “Controle Usando a Resposta em Frequência” teve 5.136 inscritos de 66 países com 105 concluintes e o 3o. Curso. “Controle de Sistemas no Plano-s” teve 1.494 inscritos de 85 países com 73 concluintes. Por ter sido lançado recentemente, 4o. Curso, “Introdução ao Controle Moderno” ainda não tem dados disponíveis sobre os inscritos.

A utilização dos cursos do Coursera como parte da disciplina EES-10 foi bem recebida pelos alunos da ELE-18 e muito bem recebida pelos alunos da COMP-18. E os três primeiros cursos estão muito bem avaliados no Coursera, com 4,8; 4,4 e 4,9 estrelas de um máximo de 5 estrelas. E o conteúdo dos cursos têm um índice de curtidas de 98%, 94% e 95% respectivamente.

E esse sucesso e boa parte do que for desenvolvido daqui para a frente no Coursera pelo ITA não seria possível sem o apoio da T-61/ITAEx. Sem o apoio teríamos ficado apenas com um curso, com ilustrações bem amadoras, ao invés de já termos 4 cursos lançados e mais um a caminho.

Por isso meu muito obrigado a todos que colaboram com esta iniciativa e com as outras no passado.

Saudações Iteanas.

Jack – COMP-95; M.e-ITA-03; D.r-ITA-05; Professor do IEE-S desde 2005.

 

Compartilhe