PROJETO SOLARIS APOIADO PELA ITAEx RECEBE PRÊMIO DA FUNDAÇÃO FORD

Compartilhe

O Projeto Solaris recebeu um prêmio da Fundação Ford pela sua atuação em engenharia aplicada a soluções energéticas sustentáveis, que geram impacto social escalável em comunidades e escolas de baixa renda. Este projeto faz parte das iniciativas do time ENACTUS-ITA e C-Lab-ITA e conta com a participação de cerca de 20 alunos coordenados pelo Prof. John Bernhard Kleba e apoiados pela ITAEx.

O Time está implementando soluções baseadas em painéis solares caseiros eficientes e de baixo custo com foco na demanda da comunidade escolhida. A fabricação dos painéis é feita pelos próprios moradores, que recebem a qualificação através de um treinamento desenvolvido por nossos alunos. O conhecimento adquirido permite também que a manutenção dos equipamentos fique sob a responsabilidade da comunidade. Desta forma o processo cria a possibilidade de tornar o ciclo autossustentável.

O Projeto Solaris foi um dos 4 selecionados entre 24 projetos apresentados por vários grupos no Brasil. A premiação da Fundação Ford no valor de US$ 5.000,00, somados ao apoio da ITAEx, irá possibilitar a expansão do projeto. A seleção dos projetos considerou o envolvimento dos alunos em papéis de liderança que combinassem aprendizado técnico além do impacto social e ambiental. O desafio do “Ford College Community Challenge” requer ações empreendedoras, inovação, criatividade para solução de problemas reais e específicos em comunidades.

 

 

 

 

Compartilhe