Descrição de Projetos do 2º Semestre 2016

Projetos 2º Semestre 2016

Os seguintes projetos foram aprovados para receber apoio no segundo semestre de 2016.

A prática musical coral como caminho de desenvolvimento pessoal e profissional

Proponente:  Petraglia / Div. de Alunos
Patrocinadores: Turma 89 e outras
Valor: R$ 18 mil para realização das oficinas e ensaios.

Este projeto tem como propósito levar os participantes a um maior conhecimento de si como premissa básica para a atuação profissional e atuação ética na sociedade.

Entende-se que este desenvolvimento seja necessário para o aprimoramento das relações entre os participantes de uma comunidade de trabalho, sendo ele fundamental para que se alcancem altos níveis de excelência no âmbito da técnica e das relações humanas.

Propõe-se trabalhar estas questões por meio de um processo de Educação Experiencial1, tendo como objeto a prática da música coral.

 Clique aqui e baixe o material

Atlética – TSA, Intereng e treinadores para 5 esportes

Proponente: AAAITA
Patrocinador: Turma 85
Valor: R$10 mil para custear a participação na InterEng, e treinadores por 4 meses (parcial)

As atividades planejadas pela Associação Atlética Santos Dumont para o segundo semestre são a organização do Torneio da Semana da Asa (TSE), que se tornou uma referência desde a década de 90 e sempre conta com a participação de equipes de faculdades/universidades como a FEI, IME, CEFET/RJ e UFABC, mas que há dois anos não acontece, e a participação no torneio entre faculdades de engenharia em Lins, a InterEng. Para complementar a verba disponível para custear estas atividades, e a contratação de treinadores para preparação das equipes, foi solicitado o apoio da ITAEx.

Clique aqui e baixe o material

Colóquios do FUND & Ciclo de Palestras

Proponente: Prof Cristiane Lacaz, chefe da Div Alunos
Patrocinador: Turma 86
Valor: R$7 mil para custeio de despesas de transporte, remuneração dos palestrantes (quando necessário), e alguns materiais.

Colóquios do FUND é uma disciplina composta de palestras semanais com convidados sobre o exercício da engenharia nos campos de interesse dos alunos. Já o Ciclo de Palestras ocorre durante um mês, aberto a todos os alunos, e os convidados são da área da saúde e tratam de temas como ansiedade, depressão, dependência química.

Clique aqui e baixe o material

Laboratório de física numa perspectiva de laboratório “maker”

Proponente: Prof Silvério, líder do laboratório de Física
Patrocinador: Turma 61
Valor:
R$16 mil para compra de alguns equipamentos (telescópio), materiais permanentes (kits “mecano” e outros), e financiar o projeto dos alunos do 1o ano (a exemplo do projeto com Arduíno, no 2o ano).

Esta é continuação da transformação da antiga abordagem no laboratório de execução de experimentos pré-roteirizados – onde não se estimula a criatividade – para o conceito do laboratório “maker”, onde os alunos tem à disposição materiais, equipamentos e instrumentos, e são desafiados a planejar e executar seus próprios experimentos para exercitar a teoria aprendida, e o professor atua como um consultor/orientador.

Apesar de muito mais trabalhoso para ambas as partes, o nível de engajamento e motivação tem se mostrado excepcional.

Clique aqui e baixe o material

Vídeo-aulas de Eletromagnetismo: uma parceria entre a Física e a Matemática

Proponentes: Professores Renan (MAT) e Lara (FIS)

Valor: R$10 mil (preliminar, em revisão) para equipar local de gravação e serviço de suporte técnico.

A partir da constatação de que os alunos não tem feito a associação entre FIS-32 (Eletricidade e Magnetismo) e MAT-32 (Equações Diferenciais Ordinárias), o projeto visa a gravar vídeo-aulas do curso todo de FIS-32 com a participação do prof. Renan fazendo as pontes entre o conteúdo dos dois cursos.

Laboratório de QUI28_Projetos Continuados de Cunho Tecnológico

Proponente: Professora Elizabete, Chefe do Departamento de Química
Patrocinadores: Turmas 61; 88; 95; 03; 85 e outras
Valor: R$ 104 mil para equipamentos e materiais consumíveis.  

Esta é a continuação da transformação da antiga abordagem no laboratório de execução de experimentos pré-roteirizados – onde não se estimula a criatividade – para o conceito do lab onde os alunos tem à disposição materiais, equipamentos e instrumentos, e são desafiados a planejar e executar seus próprios experimentos para exercitar a teoria aprendida, e o professor atua como um consultor/orientador.

Apesar de muito mais trabalhoso para ambas as partes, o nível de engajamento e motivação tem se mostrado excepcional. Os alunos do 2o semestre, já ensinados sobre os riscos presentes no lab de química, formam grupos de seis alunos e são desafiados a desenvolver um projeto em temas escolhidos por cada uma das turmas: Bioquerosene, Materiais Compósitos, Materiais Cerâmicos, Processamento e injeção de propelente sólido para motor de sondagem, e Processamento de sinais biológicos (eletrocardiograma).

Cada trabalho envolve pesquisa (inclusive nos trabalhos do ano anterior), planejamento e execução de experimentos, e muitas vezes tocam em fronteiras do conhecimento presente em cada tema.

Clique aqui e baixe o material

Laboratório de FPGA 2 – Servidor e Bancada IO Remota

Proponente: Prof Osamu Saotome da ELE
Patrocinadores: Turma 88; 60; 59
Valor: R$23 mil para compra de componentes e serviços de integração.

Após a equipagem do laboratório de FPGA (que são dispositivos que permitem a simulação de um hardware qualquer que se queira estudar) com kits simples para aprendizado básico – com apoio da T61 – este projeto propõe montar uma bancada com 4 kits FPGA superiores, com mais recursos, para aprofundamento em TGs e, eventualmente, pós graduação.

Esta bancada será interligada a um servidor ligado à internet para que os alunos possam usar os FPGA da bancada remotamente, do H8 ou de outro local.

Clique aqui e baixe o material

ITAndroids: Infraestrutura eletromecânica para categoria very small size

Proponente: Prof Marcos Máximo da COM
Patrocinadores:Turmas 86; 63 e outras
Valor: R$ 20 mil para compra de componentes mecânicos e eletrônicos.

A ITAndroids é um grupo de cerca de 80 alunos que se organizam em 4 categorias para competição com outras universidades. Esta categoria é de futebol com times de 3 robôs em formato de cubos de 10 cm de aresta; o campo é filmado de cima, e um processamento externo desta imagem comanda seus movimentos por rádio.

A iniciativa alia o trabalho em equipe com programação avançada – inclusive com bolsas de iniciação científica e desenvolvimento de artigos científicos – e implementação eletromecânica.  Embora já atuante na categoria, a equipe precisa de componentes melhores para melhorar seu desempenho e ficar mais competitiva.

Clique aqui e baixe o material

ITAndroids: Desenvolvimento da categoria Small Size League

Proponente: Prof Marcos Máximo da COMP
Patrocinadores: Turmas 77; 78; 66; 68; 91 e outras.

Valor: R$42 mil para compra de componentes mecânicos e eletrônicos.

A ITAndroids é um grupo de cerca de 80 alunos que se organizam em 4 categorias para competição com outras universidades. Esta categoria, que será a 5a, é de futebol com times de 6 robôs em formato de cilindros de 20 cm de diâmetro/altura; o campo é filmado de cima, e um processamento externo desta imagem comanda seus movimentos por rádio.

A iniciativa alia o trabalho em equipe com programação avançada – inclusive com bolsas de iniciação científica e desenvolvimento de artigos científicos – e implementação eletromecânica. O planejamento para iniciar nesta categoria já está maduro, faltando os recursos para compra dos componentes.

Clique aqui e baixe o material

Introdução ao Controle Moderno no COURSERA

Proponente: Prof. Jackson Matsuura
Patrocinador: Turma 88
Valor: 20 mil para serviços de apoio técnico a gravação e edição de vídeo-aulas e animação.

O plano é oferecer o conteúdo básico do 1o bimestre da disciplina de Controle II para ELE e COMP através plataforma Coursera, substituindo metade das aulas presenciais semanais – a outra metade continua presencial, dedicada e aprofundar e explorar aspectos mais complexos. Este projeto é continuação do executado no semestre anterior, quando três cursos foram oferecidos no Coursera cobrindo o conteúdo básico da disciplina de Controle I.

Clique aqui e baixe o material

Controle a tempo discreto no COURSERA

 

Proponente: Prof. Rubens Afonso
Patrocinadores:Turmas 82; 99 e outras 
Valor:
20 mil para serviços de apoio técnico a gravação e edição de vídeo-aulas e animação.

O plano é oferecer o conteúdo básico do 2o bimestre da disciplina de Controle II para ELE e COMP através plataforma Coursera, substituindo metade das aulas presenciais semanais – a outra metade continua presencial, dedicada e aprofundar e explorar aspectos mais complexos.

Este projeto é continuação do executado no semestre anterior, quando três cursos foram oferecidos no Coursera cobrindo o conteúdo básico da disciplina de Controle I.

Clique aqui e baixe o material

ITASONDA Desenvolvimento de Balões de Sondagem de Baixo Custo para Medidas de Perfis Verticais de Radiação na Atmosfera

Proponente: Prof Inácio Martin e Alessandro
Patrocinadores: Turmas 64; 11; 93 e outras.
Valor: R$22 mil para compra de materiais e componentes mecânicos e eletrônicos.

O projeto visa engajar alunos dos 1o e 2o anos do Fundamental para desenvolver e lançar balões de sondagem de baixo custo com rastreamento em tempo real e coleta de dados de contagem de radiação ionizantes em função da altura assim como dados de GPS e temperatura e pressão atmosférica – levantamento nunca foi feito no Brasil.

Os dados coletados durante o voo do balão serão armazenados em um cartão SD e enviados via SMS para um telefone celular no solo. Através do rastreamento do balão via GPS, será possível registrar a sua posição para uma eventual recuperação da carga útil.

 

Clique aqui e baixe o material

Aplicações de equações diferenciais em engenharia

Proponente: Prof Renan Lima e Francisco
Patrocinador: Turma 57
Valor: R$ 7 mil para compra de componentes eletrônicos e uma mesa digitalizadora.

O projeto visa a construção de dispositivos eletrônicos que possibilitem a visualização prática do conteúdo ministrado nas disciplinas de Cálculo III e IV sobre equações diferencias ordinárias e parciais, especialmente as funções de Bessel.

Adicionalmente a mesa digitalizadora será usada na continuidade da gravação de vídeoaulas, que o Prof. Renan vem efetuando há meses com o apoio da T61.

Clique aqui e baixe o material

Oficinas do Marco Legal de Inovação

Proponente: Profa Sueli Custódio
Patrocinadores: Turmas 59; 57
Valor: 16 mil para trazer especialistas nas leis referentes à inovação para realização de workshops com alunos do Fundamental, e equipamentos para gravação das atividades

O objetivo do projeto é fomentar um ambiente de estímulo à Ciência, à Tecnologia e à Inovação. Para isso, o Projeto se estrutura a partir de reuniões de Trabalho com estudantes de Graduação e da realização de um seminário cujo objetivo visa a auxiliar na formatação de propostas de parcerias com a iniciativa privada em acordo com o novo Marco Legal vigente.

A ideia é estruturar projetos-pilotos, criando, assim, cases bem sucedidos que podem facilitar a replicabilidade de outras iniciativas inovadoras da Comunidade Iteana.

Clique aqui e baixe o material