REUNIÃO NA FIESP DA EQUIPE ITA ROCKET DESIGN
PROJETO APOIADO PELAS TURMAS T85 E T93

Compartilhe

No dia 26 de fevereiro, na FIESP (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) em São Paulo, ocorreu uma reunião de feedback  sobre a participação da equipe ITA Rocket Design na competição internacional Spaceport America Cup, que fora realizada em junho de 2017.

Equipe Rocket Design na FIESP.

Esta reunião acontece todos os anos e tem por objetivo expor os resultados obtidos ao longo do ano pela equipe. Este diálogo permite o feedback à FIESP, que é um grande apoiador da Rocket desde 2014, além do debate sobre a continuidade da parceria

Neste ano a reunião foi presidida pelo Tenente Brigadeiro do Ar Aprígio Eduardo de Moura Azevedo, representando o presidente da FIESP, Dr. Paulo Skaf. Também estavam presentes na reunião o diretor do Centro de Jovens Empreendedores da FIESP (CJE), Luiz Hoffman, o coordenador do curso de Engenharia Aeroespacial do ITA, Prof. Dr. Airton Nabarrete e o presidente da ITAEx, Reubens Ferraz (T86).

Na competição de 2017 a equipe Iteana foi uma das poucas equipes a conquistar pontuação máxima em quase todos os quesitos. O foguete atingiu uma altitude de 2,4 km, garantindo a 9ª colocação na categoria da equipe  e em 11º dentre mais de 100 equipes participantes, sendo a melhor colocada entre todas as equipes participantes da América Latina.

Após um honroso 2017, os representantes da FIESP parabenizaram e reconheceram o trabalho feito pelos professores e representantes do ITA. Ela também renovou o apoio a equipe que participará da nova edição do Spaceport America Cup em junho de 2018.

CONHEÇA O SPACEPORT AMERICA CUP

Alunos na competição em 2017. Foto disponível em https://www.spaceportamericacup.com/about.html

A Spaceport America Cup é um competição universitária internacional cujo seu objetivo é desenvolver habilidades dos estudantes na área de projeto de foguetes de sondagem. Durante a competição, as equipes passam por avaliações técnicas e apresentações onde relatam a experiencia na elaboração do projeto.

Esta competição reúne renomadas universidades do mundo inteiro, como Massachusetts Institute of Technology (MIT) e University of Michigan. Além do ITA, na última competição (2017), ela reuniu outras 3 universidades brasileiras: USP, Poli USP e UFABC.

A competição só passou a divulgar os resultados das equipes em ordem de classificação a partir de 2015. Antes eles só informavam os 3 primeiros colocados. Confira abaixo o desempenho da nossa equipe desde 2011.

Desempenho da ITA Rocket Design.

Ano passado não foi uma das melhores colocações no ranking geral, mas agregou muito para o aprendizado dos alunos. Para o presidente da ITA Rocket Design, Luis Gonçalinho (T18)  o maior aprendizado foi sobre a importância de planejamentos das atividades em equipe, em 2018 a equipe já realizou alguns ensaios e o amadurecimento pode ser um fator diferencial na competição: “A equipe visa amadurecer alguns pontos do projeto do foguete que foram responsáveis por não ter alcançado a altitude mínima para que houvesse pontuação no voo, como por exemplo, a mecânica de voo e a escolha do motor foguete sólido”, concluiu Gonçalinho.

Compartilhe