Treinamento de Professores e Alunos em Projetos ITAEx

Compartilhe

Durante esta semana, de 13 a 17 de março, a ITAEx está promovendo o treinamento de gestores de projeto (professores e alunos) para aperfeiçoar o processo de gestão de projetos apoiados.

O treinamento aborda práticas de gestão de projeto, processo de aquisição de materiais e serviços e as melhores práticas coletadas ao longo do segundo semestre de 2016.

Foram distribuídos e apresentados aos professores dois guias que permitiram abordagem direta dos processos e a elucidação de dúvidas para o correto gerenciamento dos projetos. A seguir, de forma sucinta são descritos os conteúdos:

 

  • Manual de Gerenciamento de Projetos

O Manual foi desenvolvido para apoiar o gerenciamento dos projetos acadêmicos em todas as suas etapas desde a fase de planejamento, passando pela execução e controle, até o encerramento.

A ITAEx busca junto aos Gerentes de Projeto aplicar uma metodologia comum a todos os projetos, para facilitar o entendimento e clareza dos objetivos, uniformidade no rastreio das informações de execução, avaliação de progresso e dos riscos, permitindo a tomada de ações corretivas facilmente. A metodologia é simples e pouco onera os participantes Gerentes e Gestores ITAEx, permitindo replicar experiências e tornar a reportagem de resultados mais clara para os Apoiadores.

 

 

  • Guia de Aquisições – Instrução aos Professores

O Guia estabelece normativas a serem seguidas desde o planejamento das compras, orçamento e escolha do fornecedor, até o pagamento e reembolso.

Para realizar aquisições para o projeto, o Gerente necessita se cadastrar junto à AEITA para receber uma Carta de Autorização para compras, a ser apresentada junto aos fornecedores. Essa prática permite o faturamento das compras em nome da AEITA, que é o modo preferencial normatizado para as aquisições. Esta modalidade facilita de sobremaneira a contabilização das despesas e minimiza a necessidade de reembolsos do Gerente.

No Guia são explicitadas as regras para emissão de Notas Fiscais a serem separadas por diferentes classes de compras.

Todos estes procedimentos visam preencher de forma clara o Relatório de Despesas, que é um componente importantíssimo para da OSCIP

A opção pela transparência, desde o início das atividades da ITAEx, é um compromisso e uma necessidade. O compromisso para com os apoiadores estabelece que estes podem e devem ser informados de todas as atividades e a aplicação correta do investimento feito. É também uma necessidade, como mencionado, já que é pré-requisito para obtenção da OSCIP.

Compartilhe