AGO sob o olhar de um Voluntário Entusiasmado

 
Cláudio Câmara
Ponto Focal / Apoiador
(T-62)

“Colegas

Segue um sumario de notícias da ITAEx, conforme apareceram nas apresentações da AGO anual, que aconteceu em 17/junho/20. Neste ano, a assembleia foi realizada virtualmente, com recursos do Microsoft Teams, um dos vários programas hoje disponíveis para reuniões com participações remotas. Participaram cerca de 50 iteanos de várias cepas.

  1. A agenda da AGO incluia votações para conselhos (diretivo, fiscal, consultivo), presidente, vice-presidente – todo voluntários –  e apresentação de relatórios financeiros e operacionais. Foi tudo feito.
  1. Em 2019, a ITAEx captou cerca de R$ 1,1 M entre os ex-alunos. No total, foram apoiados 51 Projetos Acadêmicos, envolvendo todas as Divisões do ITA.
  1. Entre os projetos apoiados, destaque para o projeto “Engineering Education for the Future”, envolvendo seminário, exposição e competições, com mais de 1.500 participantes, nacionais e internacionais.

Também merece menção o “Projeto ITAndroids”, composto por equipe integrada e multidisciplinar, com participação de alunos de graduação e pós-graduação, tendo apresentado liderança consistente nas competições dos últimos 5 anos. Em 2019, foram conquistados varios prêmios, nacionais e internacionais. O projeto atua com tres tipos de robôs, com especificações que são devidamente parametrizadas internacionalmente : Very Small Size, Soccer, e Humanoids.

  1. Mais notícias e detalhes poderão ser vistos na ata da AGO que a ITAEx irá distribuir em breve, nos seus comunicados.

    Em conversas paralelas, surgiram notícias sobre 2020, das quais listo abaixo algumas de destaque.

    No começo deste ano, a ITAEx planejava ajudar o ITA  em 26 projetos no primeiro semestre, já devidamente analisados, planejados e estruturados. A pandemia “matou” 18 deles, estando apenas 8 em andamento. A previsão de arrecadação no primeiro semestre de 2020 era da ordem de R$ 500K, que foi realizada

    Um dos projetos afetados foi o ITAndroids, que tinha competições internacionais agendadas (França e USA), que foram abortadas. Obviamente, é nestas competições internacionais  que se avalia  se o que a “meninada” está fazendo é de bom nível, e  se vale o esforço do apoio.

    Um dos problemas atuais do ITA, e que está em alta elaboração,  é a estruturação de seus cursos em forma remota, para educação à distância.  As aulas presenciais irão voltar, mas seguramente a forma remota passará a ter muito mais destaque do que tinha anteriormente à pandemia. O ensino hoje já é diferente do que foi na nossa época, e será modificado após a crise atual. O ITA está se adaptando para esta nova realidade, e uma ferramenta que será muito utilizada nestas condições será o GoogleClass. A ITAEx pretende ajudar.

É isso aí.

O ITA precisa da ITAEx. A ITAEx precisa de sua colaboração.

Grande abraço.

Câmara, espectador velho, mas entusiasmado.”

COMPARTILHE

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn