APOIE!
APOIE!

Aumento da Cultura de Segurança de Voo

Home > Notícias > Aumento da Cultura de Segurança de Voo
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é gui-3-1024x550.png

Sabemos que os Alunos do ITA se preparam, com muito empenho, para adentrar o Instituto. A vontade de aprender e aproveitar todas as oportunidades da escola, incentiva Professores como Guilherme Soares e Silva, a buscar apoio em projetos acadêmicos. Assim surgiu a necessidade do desenvolvimento da competência de cultura de segurança na Engenharia Aeronáutica, quando o Professor observou a postura dos alunos durante a construção e testes dos aeromodelos para a competição SAE Aerodesign no Laboratório de Novos Conceitos em Aeronáutica (LAB-NCA).

Os erros geravam acidentes e estavam associados a falta de respeito a procedimentos e práticas rotineiras da atividade aeronáutica. Na compreensão do Professor, a inexistência de realizações voluntárias destas ações e a importância das mesmas, estava associada a falta da Cultura de Segurança entre os Estudantes.

O projeto Apoio Laboratorial para Aumento da Cultura de Segurança de Voo e Capacidade de Julgamento de Engenharia entre Alunos da Aeronáutica/Aeroespacial ocorre depois dessa demanda com o objetivo de aproximar os alunos das atividades operacionais do ramo Aeronáutico. Com o novo plano, foi possível inserir boas práticas de operação através do voo de aeronaves remotas de maneira complementar ao processo já existente no laboratório. O que permintiu que os Acadêmicos vivenciassem algumas práticas de segurança no ciclo completo de vida de uma aeronave.

Anteriormente, na fase 0 do projeto, o corpo docente foi qualificado com condições de determinar requisitos e métodos de ensino para a criação do ambiente que os alunos exerceriam as atividades operacionais com aeromodelos.

Na fase 1 foi estruturado pedagogicamente o futuro do ambiente em que a prática pudesse ser realizada, em função dos resultados previamente determinados na fase 0. Além das atividades pedágogicas experimentais em solo, áereas e modificações da aeronave.

Já nas próximas fases,  esta sendo criado no laboratório o Ambiente de Vivência Operacional de Aeronaves Remotas (AVOAR) que pretende trazer procedimentos comumente usados na aviação tripulada e que estão associados a segurança operacional para o voo de sistemas de aeronaves remotamente operadas (RPAS).

Este projeto tem o apoio da ITAEx desde 2020 e segue melhorando sua estrutura a cada semestre. O patrocínio e o apoio dos Alunos participantes do projeto ENGENHEIRANDO tem também por objetivo trazer uma experiência real de aplicação de engenharia para os Estudantes e, em alguns casos, construir ferramentas e/ou processos que estruturem o AVOAR.

Todos estes processos estarão sempre sob avaliação dos índices de controle baseados no modelo de Cooper e criados com o objetivo de melhorar continuamente o processo de ensino vivencial ativo que existe no laboratório.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é guiiiii-2.png
O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é materiais-1-1024x768.jpg
O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é guiiiiiiiiii-1-1024x578.png
O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é guiii-2-1024x665.png
Postagens recentes
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam
Sistema de apoio didático ao ensino de propulsão química
Educação Empreendedora
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp