APOIE!
APOIE!

Aumento da Cultura de Segurança de Voo

Home > Notícias > Aumento da Cultura de Segurança de Voo
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é gui-3-1024x550.png

Sabemos que os Alunos do ITA se preparam, com muito empenho, para adentrar o Instituto. A vontade de aprender e aproveitar todas as oportunidades da escola, incentiva Professores como Guilherme Soares e Silva, a buscar apoio em projetos acadêmicos. Assim surgiu a necessidade do desenvolvimento da competência de cultura de segurança na Engenharia Aeronáutica, quando o Professor observou a postura dos alunos durante a construção e testes dos aeromodelos para a competição SAE Aerodesign no Laboratório de Novos Conceitos em Aeronáutica (LAB-NCA).

Os erros geravam acidentes e estavam associados a falta de respeito a procedimentos e práticas rotineiras da atividade aeronáutica. Na compreensão do Professor, a inexistência de realizações voluntárias destas ações e a importância das mesmas, estava associada a falta da Cultura de Segurança entre os Estudantes.

O projeto Apoio Laboratorial para Aumento da Cultura de Segurança de Voo e Capacidade de Julgamento de Engenharia entre Alunos da Aeronáutica/Aeroespacial ocorre depois dessa demanda com o objetivo de aproximar os alunos das atividades operacionais do ramo Aeronáutico. Com o novo plano, foi possível inserir boas práticas de operação através do voo de aeronaves remotas de maneira complementar ao processo já existente no laboratório. O que permintiu que os Acadêmicos vivenciassem algumas práticas de segurança no ciclo completo de vida de uma aeronave.

Anteriormente, na fase 0 do projeto, o corpo docente foi qualificado com condições de determinar requisitos e métodos de ensino para a criação do ambiente que os alunos exerceriam as atividades operacionais com aeromodelos.

Na fase 1 foi estruturado pedagogicamente o futuro do ambiente em que a prática pudesse ser realizada, em função dos resultados previamente determinados na fase 0. Além das atividades pedágogicas experimentais em solo, áereas e modificações da aeronave.

Já nas próximas fases,  esta sendo criado no laboratório o Ambiente de Vivência Operacional de Aeronaves Remotas (AVOAR) que pretende trazer procedimentos comumente usados na aviação tripulada e que estão associados a segurança operacional para o voo de sistemas de aeronaves remotamente operadas (RPAS).

Este projeto tem o apoio da ITAEx desde 2020 e segue melhorando sua estrutura a cada semestre. O patrocínio e o apoio dos Alunos participantes do projeto ENGENHEIRANDO tem também por objetivo trazer uma experiência real de aplicação de engenharia para os Estudantes e, em alguns casos, construir ferramentas e/ou processos que estruturem o AVOAR.

Todos estes processos estarão sempre sob avaliação dos índices de controle baseados no modelo de Cooper e criados com o objetivo de melhorar continuamente o processo de ensino vivencial ativo que existe no laboratório.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é guiiiii-2.png
O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é materiais-1-1024x768.jpg
O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é guiiiiiiiiii-1-1024x578.png
O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é guiii-2-1024x665.png
Postagens recentes
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam
Como a ITAEx ajudou a formar o CEO de uma das startups mais promissoras do Brasil
A inspiradora trajetória de Thiago Feijão
Resiliência: um caminho para alcançar metas extraordinárias
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp