APOIE!
APOIE!

Bioimpressão 3D e Engenharia de Tecidos

Home > Notícias > Bioimpressão 3D e Engenharia de Tecidos
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp


Você sabe o que a Bioimpressão tem a ver com o pioneirismo “ITEANO”?

Não é de hoje que o Instituto Tecnológico de Aeronáutica busca a constante excelência em seu ensino e o desenvolvimento de inovações transformadoras que o colocam muito à frente do seu tempo. Essas conquistas são realizadas por Professores/Pesquisadores que não se cansam de tentar proporcionar aos Alunos um aprendizado multidisciplinar, capaz de abrir portas em diversos segmentos de atuação no mercado de trabalho.

Os responsáveis por atiçar nossa curiosidade foram os Professores do ITA, Mônica Matsumoto (T04) e João Henrique Lopes, que com maestria e dedicação, deram os primeiros passos para a realização de sonhos grandes e oportunidades ambiciosas. Mas sempre mantendo os pés bem firmes no chão.

Bioimpressão 3D e Engenharia de Tecidos!!

A Bioimpressão é uma técnica inspirada na impressão 3D, que utiliza equipamentos capazes de depositar a Biotinta (substância composta por células e um hidrogel a base de água, biocompatível) em uma sequência programada computacionalmente para formar um tecido ou órgão desejado. Já Engenharia de Tecidos, é o ramo da Engenharia Biomédica, em que a ciência utiliza conhecimentos de biologia, química e física para desenvolver tecidos artificiais. Pode ser aplicada à produção de pele artificial, cartilagens e tecidos ósseos.

Os docentes que vinham estudando o assunto e se aprofundando sobre o tema tiveram então a ideia de criar um laboratório dedicado a bioimpressão para a realização de experimentos que fossem capazes de realizar a interface biologia/engenharia. Foram adquiridos equipamentos como cabine de segurança biológica, bioimpressora, biotintas, capela de fluxo laminar, centrífuga de bancada refrigerada, incubadora de CO2, medidor de PH e etc.

“A gente precisa preparar os nossos Estudantes para o futuro. Tentar trazer um pouquinho dessa cultura complexa da biologia e encontrar caminhos da engenharia que possam ser explorados.” – João Henrique Lopes

Este projeto foi apoiado pela ITAEx desde seu início devido a seu cuidado com a Graduação do ITA. Os Acadêmicos terão disciplinas em que utilizarão este laboratório de forma experimental, para que desenvolvam recursos e informações que aumentem a familiaridade com a técnica e assim, a partir daí, contar com estes Alunos para gerar novas tecnologias.

No ano de 2021 foi possível a primeira Bioimpressão do ITA, o protótipo de um nariz foi feito utilizando biotinta, e serviu de inspiração para todos!

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é WhatsApp-Image-2021-10-05-at-10.57.47-1.jpeg

“Como esta é uma área com muitos desafios, traz a oportunidade de trabalhar com algo na fronteira do conhecimento, sem limitar o potencial dos Alunos da Graduação do ITA.” -Mônica Matsumoto

É possível imaginar dessa forma, que bioimprimir um tecido ou órgão não é uma tarefa simples, por isso até hoje essa técnica acontece em grande parte apenas dentro dos laboratórios de pesquisa de universidades e empresas, que se esforçam para tornar a bioimpressão viável para produção em larga escala e para aplicações clínicas.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é WhatsApp-Image-2021-10-05-at-10.57.47-1024x1024.jpeg
Professor João Henrique Lopes e
Professora Mônica Matsumoto
O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é WhatsApp-Image-2022-02-10-at-13.56.10-3.jpeg
Laboratório de Bioimpressão 3D
O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é WhatsApp-Image-2022-02-10-at-13.56.09-2-1024x768.jpeg
O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é WhatsApp-Image-2022-02-10-at-13.56.09-1-1-1024x768.jpeg
Postagens recentes
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam
Como a ITAEx ajudou a formar o CEO de uma das startups mais promissoras do Brasil
A inspiradora trajetória de Thiago Feijão
Resiliência: um caminho para alcançar metas extraordinárias
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp