APOIE!
APOIE!

Casa Niemeyer do Futuro

Home > Notícias > Casa Niemeyer do Futuro
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Nesta semana, a Escola Estadual Edgar Mello de São José dos Campos fez visita à Casa Niemeyer, a qual faz parte do Projeto HabITAs. Os Alunos do Ensino Fundamental, do 6º ao 8º ano, acompanhados de duas professoras, foram contemplados com ensinamentos de uma nova perspectiva de vida, fundamentada no cuidado com o meio ambiente e o desenvolvimento tecnológico.

Em entrevista com o aluno Gabriel Almir Júnior, de 14 anos, do 8º ano, ele relata que se interessou por todas as inovações da casa. “Eu achei interessante a experiencia com meus colegas, dá pra ver que eles já estão no futuro e não é sempre que a gente vê isso”.

Gabriel quando perguntado o que achou de mais diferente na residência, respondeu: “Vou levar pra vida a preservação do ambiente, eu gostaria de aplicar tudo isso na minha futura casa”.

O tour foi guiado pelo Professor Wilson Cabral, onde conseguiu apresentar todos os ambientes sustentáveis da casa. O percurso se iniciou na sala de estar onde os Alunos conheceram as estruturas dos vidros da casa, trocados por especiais que retém componentes da radiação, mantendo a temperatura mais fria dentro da casa. Seguindo adiante, no banheiro, o chuveiro com aquecimento solar foi o destaque do cômodo.

Wilson mostrou aos aprendizes que possui acesso ao monitoramento do consumo de energia e água de todos os eletrodomésticos. Além de instruir sobre a separação do lixo orgânico do reciclável, os Alunos conheceram a composteira orgânica, o adubo acumulado, é utilizado na horta que possui em seu quintal. O tour terminou com a apresentação dos reservatórios de armazenamento de água da chuva, que possui utilização nos afazeres domésticos.

A visita terminou com os Alunos indo embora com a bagagem cheia de conhecimentos de como funciona uma casa sustentável, o brilho nos olhos entrega que o passeio, foi pra lá de enriquecedor.

Engenharia sustentável do Projeto HabITAs 

O Projeto HabITAs, desenvolvido por pesquisadores e Acadêmicos do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), contempla técnicas de reforma sustentáveis, desenvolvidas para aplicação em construções antigas. O plano tem como objetivo a restauração de dois imóveis - A Casa Niemeyer e A Casa de Cultura & Sustentabilidade - localizados na área militar do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), em São José dos Campos. 

O reparo tem como objetivo implementar sustentabilidade em relação ao mercado atual da construção civil.

O HabITAs

A edificação residencial projetada por Oscar Niemeyer, manteve a originalidade preservada de forma que a implantação das tecnologias sustentáveis se adequaram as características propostas pelo arquiteto.  

A Casa Niemeyer, como é conhecida, conta com monitoramento do consumo de energia, água, controle de temperatura e umidade. Além de ponto de carregamento para veículos elétricos e uma assistente de voz que aciona os eletrodomésticos sob comando. O estudo está em processo para reconhecimento como patrimônio cultural nacional e conta com certificação AQUA-HQE (Certificação Internacional da Construção Sustentável). 

Os dados captados serão utilizados para pesquisas que beneficiarão a ciência e a prática de engenharia no Brasil. A ITAEx - Ex-Alunos Apoiando o ITA, é uma das apoiadoras que busca a excelência e aplicação de recursos em projetos focados na melhoria do ensino e na motivação dos acadêmicos do Instituto.

Alunos e Professores da E.E. Edgar Mello junto ao Professor Wilson Cabral em frente à Casa Niemeyer
Painel Solar da Casa Niemeyer
Apresentação aos Alunos sobre o monitoramento de água e energia dos eletrodomésticos
Vidros antigos modificados e utilizados na decoração
Banheiro:
Moldura do espelho feito com a janela antiga da casa
Chuveiro com aquecimento solar
Explicação sobre a composteira orgânica
Reservatório de água da chuva
Explicação da importância do Selo Procel nos eletrodomésticos
Postagens recentes
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam
Como a ITAEx ajudou a formar o CEO de uma das startups mais promissoras do Brasil
A inspiradora trajetória de Thiago Feijão
Resiliência: um caminho para alcançar metas extraordinárias
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp