APOIE!
APOIE!

Como colocar a mão na massa à distância?

Home > Notícias > Como colocar a mão na massa à distância?
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Este projeto buscou adequar experimentos da disciplina de Controle de Sistemas Dinâmicos, do curso de Engenharia Eletrônica, para a execução de projetos reais à distância. Minimizando assim atrasos na conclusão da matéria, mas sem trocar as experiências reais (hands  on) por simulações computacionais ou por tratamento de dados gerados e coletados por terceiros.  

Anteriormente, as atividades do laboratório de controle eram realizadas utilizando kits didáticos (adquiridos de terceiros), nas quais haviam pouco entendimento por parte dos alunos sobre as dinâmicas envolvidas e pouca interação entre o aluno e o sistema, limitando-se à realização de algumas medidas pré-determinadas.  

Neste projeto foi possível a realização da aula de laboratório em uma sequência lógica de atividades durante o semestre letivo de forma a propiciar ao aluno uma visão completa de um projeto de controle, desde a concepção, montagem, controle e debug do produto, que pôde ser realizado em casa/H-8. É importante mencionar que esta proposta de vivência em projetos de Engenharia está perfeitamente alinhada às novas DCNs.  

Em um projeto da ITAEx anterior, de autoria do Prof. Jackson Paul Matsuura, foram desenvolvidos kits DIY de um unicópteros e manuais em formato: eletrônico (documento); e em forma de aplicativo de Realidade Aumentada para smartphone Android. Com o uso do DIY Unicóptero (desenvolvido no semestre anterior) foi possível reduzir o tempo de permanência dos alunos no laboratório de 16h para 11h e que pode ser ainda menor com a aquisição de pilhas, baterias e alguns componentes adicionais. 

Separação dos Kits
Separação dos Kits
Postagens recentes
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam
Como a ITAEx ajudou a formar o CEO de uma das startups mais promissoras do Brasil
A inspiradora trajetória de Thiago Feijão
Resiliência: um caminho para alcançar metas extraordinárias
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp