APOIE!
APOIE!

Energia Sustentável: A Necessidade do Mundo Moderno

Home > Notícias > Energia Sustentável: A Necessidade do Mundo Moderno
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Devido à natureza finita dos combustíveis fósseis tradicionais e a emissão de gases altamente poluentes resultantes da queima do petróleo, a produção e o armazenamento de energia “verde” passaram a ser o foco da atenção do mundo moderno. Neste sentido, o Departamento de Química do ITA, junto a Professora Ana M. Gomez, entre outros Professores como Thiago F. C. Gomes e João Henrique Lopes , tem incluído ao longo dos últimos anos alguns projetos na área para serem desenvolvidos no laboratório das disciplinas.  

O cenário da aviação atualmente é responsável por 3% das emissões globais de CO2, uma porcentagem que pode aumentar, segundo algumas projeções, a menos que haja uma mudança tecnológica significativa.   

Entre muitas diferentes tecnologias para uma aviação sustentáveis, o H2 emergiu como um combustível potencial de aviação do futuro, que pode ser usado como matéria-prima e armazenador de energia. O que reduziria as emissões de gases do efeito estufa nos setores de indústria, transporte, energia e edifícios. Neste sentido, testes estão em andamento para comprovar a eficácia do H2 como fonte de energia primária para propulsão.  

Em 2021, com o suporte da ITAEx, foi possível a montagem de uma bateria redox de fluxo (Redox Flow Battery), o primeiro destes sistemas eletroquímicos, que já se encontra disponível para o trabalho com os alunos. O projeto foi executado com o propósito na montagem e análise de uma célula de eletrólito polimérico (Proton Exchange Membran), reversível de tipo comercial. Sendo a tecnologia de CaC (Carbeto de Cálcio) a mais promissora, comercializada atualmente no mundo, alvo de intensa pesquisa.  

Além disso, também a adequação do laboratório de Eletroquímica para o ensino na graduação, como a compra de uma impressora 3D para a confecção das células, e alguns outros componentes, como mangueiras para condução dos gases e cilindros. Incluindo, entre outras, a instalação de uma capela de fluxo laminar, seguindo as diretrizes de segurança. Todos realizados com êxito. 

O projeto foi concluído a partir da importância e necessidade de capacitar as próximas gerações, através da introdução de conhecimentos básicos presentes nesses tipos de tecnologias. Expandindo o portfólio de temas de projetos experimentais oferecidos aos alunos de graduação do ITA, com o objetivo de aprimorar o ensino nesses tópicos, promovendo o interesse em energia sustentável. 

Img 1: Tanques de armazenamento
Img 2: Vedações
Img 3: Capela de Fluxo Laminar
Img 4: Montagem Célula de Combustível
Postagens recentes
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam
Como a ITAEx ajudou a formar o CEO de uma das startups mais promissoras do Brasil
A inspiradora trajetória de Thiago Feijão
Resiliência: um caminho para alcançar metas extraordinárias
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp