APOIE!
APOIE!

Engenharia Sustentável do Projeto HabITAS

Home > Notícias > Engenharia Sustentável do Projeto HabITAS
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

O Projeto HabITAs, desenvolvido por pesquisadores e Acadêmicos do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), contempla técnicas de reforma sustentáveis, desenvolvidas para aplicação em construções antigas. O plano tem como objetivo a restauração de dois imóveis – A Casa Niemeyer e A Casa de Cultura & Sustentabilidade – localizados na área militar do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), em São José dos Campos. 

O reparo tem como objetivo implementar sustentabilidade em relação ao mercado atual da construção civil.  

O HabITAs 

A edificação residencial projetada por Oscar Niemeyer, manteve a originalidade preservada de forma que a implantação das tecnologias sustentáveis se adequaram as características propostas pelo arquiteto.  

A Casa Niemeyer, como é conhecida, conta com monitoramento do consumo de energia, água, controle de temperatura e umidade. Além de ponto de carregamento para veículos elétricos e uma assistente de voz que aciona os eletrodomésticos sob comando. O estudo está em processo para reconhecimento como patrimônio cultural nacional e conta com certificação AQUA-HQE (Certificação Internacional da Construção Sustentável). 

Os dados captados serão utilizados para pesquisas que beneficiarão a ciência e a prática de engenharia no Brasil. 

Já a Casa de Cultura & Sustentabilidade, é certificada pelo Living Building Challenge que se trata de uma certificação ambiental de edifícios que propõe medidas avançadas para que essas construções possam impactar positivamente os meios que estão inseridos. O prédio cumpre com requisitos que consolida uma casa sustentável e promove a geração de impacto positivo para o ambiente e a sociedade.  

Parcerias 

Além dos Acadêmicos do ITA, o projeto conta com o apoio de empresas parceiras do setor público e privado para a elaboração dos projetos e realização das obras.  

A ITAEx – Ex-Alunos Apoiando o ITA, é uma das apoiadoras que busca a excelência e aplicação de recursos em projetos focados na melhoria do ensino e na motivação dos acadêmicos do Instituto.
Em 2021, a ITAEx disponibilizou o aporte para a execução do HabITAs. A EXPO Casa Niemeyer proporcionou uma demonstração de conceitos, técnicas e tecnologias, criados por Alunos da graduação e Professores com o intuito de promover visibilidade às ações de sustentabilidade empreendidas na construção civil para que futuramente possam ser reproduzidas para diversas outras áreas.  

Casa Niemeyer
Casa de Cultura & Sustentabilidade
Postagens recentes
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam
Como a ITAEx ajudou a formar o CEO de uma das startups mais promissoras do Brasil
A inspiradora trajetória de Thiago Feijão
Resiliência: um caminho para alcançar metas extraordinárias
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp