APOIE!
APOIE!

Formula ITA

Home > Notícias > Formula ITA
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

A Equipe Fórmula ITA é composta por Alunos da Graduação, que tem como principal objetivo desenvolver um veículo elétrico de alto desempenho. O estudo busca promover prática e conhecimento da engenharia no setor automobilístico, além de representar o Instituto Tecnológico de Aeronáutica em competições e desenvolver habilidades dos membros para o futuro mercado de trabalho. 

Em março deste ano, o time conquistou um espaço antigo dentro do prédio de física do ITA. Onde foi limpo e organizado para receber os futuros equipamentos e materiais.  

Em abril, foi realizada uma visita à equipe B’Energy da Facens, em Sorocaba, interior de São Paulo. O time do Fórmula ITA foi bem recebido, e a equipe de anfitriões esclareceu todas as dúvidas em um bate-papo de mais de duas horas. Após conversas com Professor Eguti e Shunsuke (mentores), além de pesquisas com outras equipes, entre elas a B’Energy (que utiliza um motor Emrax), a Fórmula Tesla da UFMG (usuária de motores WEG), a Ampera Racing (usuária de motores Hercules), entre outras equipes, a equipe Fórmula ITA concluiu que o melhor caminho para o segmento do projeto, considerando o estágio ainda inicial e o orçamento, é buscar uma parceria com a WEG para o uso do Motor elétrico WTE300 e Inversor CVW300, formulando um Sistema de Powertrain tradicional (motor único, diferencial) 

De início, a equipe está buscando enriquecer seu conhecimento por meio de visitas a equipes consolidadas, bem como por meio da orientação de Professores e mentores dispostos a contribuir com o projeto. Além disso, a etapa inicial envolve o estudo da disposição dos componentes de um veículo elétrico, o que resultará na escolha do modelo de powertrain.  

Em seguida, a equipe pretende iniciar as tarefas relacionadas ao projeto em CAD do veículo para que, após a sua conclusão, seja iniciada a etapa de execução do projeto, a qual se baseia na construção do carro. 

A ITAEx mantém-se auxiliando a equipe no que precisam, como equipamentos e materiais, também disponibiliza ao time, mentores que exercem funções no mercado de trabalho que sejam semelhantes ou que possam agregar conhecimento à equipe.  

Postagens recentes
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam
Sistema de apoio didático ao ensino de propulsão química
Educação Empreendedora
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp