APOIE!
APOIE!

ITA Challenge

Home > Notícias > ITA Challenge
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é ita-challenge-1.png
Evento Final do ITA Challenge 2021 ocorrido em 20.11.2021

O ITA Challenge é uma competição que visa difundir a cultura de empreendedorismo e inovação na comunidade acadêmica. O desafio busca estimular o espírito empreendedor dos Alunos e desenvolver suas habilidades de criar e gerir negócios criativos e inovadores, demonstrando a viabilidade técnica e comercial de suas ideias, aliando o conhecimento teórico ao prático.  

A competição é uma iniciativa do Centro de Competência em Manufatura do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (CCM-ITA) e acontece anualmente, desde o ano de 2013. Para participar, os alunos devem se organizar em equipes e propor uma ideia que solucione um problema real de maneira inovadora. O desafio é aberto para Alunos do nível fundamental à pós-graduação, regularmente matriculados em qualquer instituição de ensino do Brasil.  

Ao longo dos últimos 9 anos, foram mais de 420 startups com aproximadamente 1.500 Alunos atingidos. Em sua 9º edição, o ITA Challenge, em 2021 ocorreu de maneira 100% online e contou com a participação de startups de 8 estados diferentes, sendo eles: São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Ceará, Espírito Santo, Pará, Paraná e Rio Grande do Norte.  

Com o início das atividades em julho, a competição de empreendedorismo conseguiu atingir seus objetivos de nivelar as equipes participantes, proporcionando uma disputa final, que ocorreu no dia 20 de novembro de 2021. As startups tiveram que apresentar um Elevator Pitch de 3 minutos para uma banca de jurados que avaliem em todos os requisitos de crescimento e desenvolvimento das mesmas. Depois de computadas, as avaliações dos jurados e as notas obtidas nas atividades, foi divulgado os vencedores das duas categorias. 

Pela Categoria Decola (Ensino superior):   

1° lugar- Ecoss  

Desenvolvimentos de resinas foto curáveis, sustentáveis e atóxicas, para uso em tecnologias de impressão 3D, a partir da reciclagem e economia circular de resíduos agroindustriais amazônicos.  

2° lugar- Aeroriver  

Desenvolvimento de um ecranoplano adaptado às condições operacionais do território amazônico, batizado de Volitan.  

3° lugar – Helping  

Plataforma didática virtual para auxiliar pacientes com TEA, nos quesitos de reconhecimento de expressões faciais e sentimentos; formação de sílabas e reprodução de fonemas através da tecnologia.  

E pela Categoria Embarca (Ensino médio/técnico):   

1° lugar- Four   

Desenvolvimento de um aparelho capaz de melhorar a comunicação de indivíduos que apresentam quadros de afonia e deficientes auditivos.  

2° lugar- SmartFood   

Criação de um aplicativo e de um site que conectem pequenos, médios e grandes produtores de alimentos, de todo o Brasil que querem vender os seus produtos.  

A ITAEx como parceira da equipe ITA Challenge, apoia o projeto com o intuito de auxiliar os Alunos da Graduação a se desenvolverem e aprofundarem o conhecimento na área de empreendedorismo e inovação.  

ITA Challenge na mídia

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é v-szvsfcv.png
O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é vvazdfva.png
Postagens recentes
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam
Como a ITAEx ajudou a formar o CEO de uma das startups mais promissoras do Brasil
A inspiradora trajetória de Thiago Feijão
Resiliência: um caminho para alcançar metas extraordinárias
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp