APOIE!
APOIE!

ITA Rocket Design

Home > Notícias > ITA Rocket Design
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Em 2021, a equipe de foguetemodelismo, ITA Rocket Design, do Instituto Tecnológico de Aeronáutica, construiu com o apoio da ITAEx, o foguete RD-X. Mas se engana quem acha que a iniciativa parou por aí, dentre os planos, a equipe ainda participou da Spaceport America Cup 2021 (maior competição de desenvolvimento de foguetes do mundo). 

A ITA Rocket Design nasceu em meados de 2011, a partir da necessidade de uma inciativa técnica focada em de fato atuar na área de Engenharia de Foguetes. Os participantes do projeto são Alunos de Graduação, que atuam em diversos setores, variando entre análises aerodinâmicas e estruturais, a testes de componentes e sua integração no foguete. 

O primeiro semestre foi fundamental para obtenção de materiais e usinagem de peças, já que a equipe decidiu se empenhar à construção e finalização do foguete RD-X utilizado para a competição. O novo projeto contou com a manufatura da nova versão do motor da equipe e da fabricação de elementos internos do foguete, como as cargas pagas. Fecharam com chave de ouro o semestre, com a participação na SAC 2021 (Spaceport America Cup) com sucesso, finalizando todas as obrigações da competição em uma seção de Q&A virtual. 

A equipe disposta a trabalhar com os professores do ITA, aproveita as experiências dos mestres no setor para geração de artigos futuros, iniciações científicas, projetos de mestrado e doutorado. O que contribui para o desenvolvimento de um projeto de Engenharia de alta complexidade desde o primeiro ano de formação. Além disso, na área técnica, os Alunos põem a mão na massa e adquirem novos conhecimentos em diversas esferas da Engenharia, como propulsão, controle, dinâmica de voo e eletrônica, complementando a formação do ITA.

Postagens recentes
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam
Como a ITAEx ajudou a formar o CEO de uma das startups mais promissoras do Brasil
A inspiradora trajetória de Thiago Feijão
Resiliência: um caminho para alcançar metas extraordinárias
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp