Caminho das Memórias

O surgimento do projeto Caminho das Memórias, apresentado no EEF 2019 (Engineering Education for the Future) se deu a partir do pensamento dos principais desafios que seriam enfrentados no dia do evento, sendo um deles a identificação de uma nova população de professores que acabavam de chegar ao ITA e que desconheciam a história e as memórias da instituição. Além disso, seria importante também, contextualizar a trajetória dos trabalhos que ali seriam apresentados.

Sem nenhuma pretensão historiográfica os principais envolvidos eram professores e alunos do departamento de humanidades. O processo de estruturação do projeto se iniciou em uma consulta a comunidade de professores e alunos para entender: Quem seriam essas pessoas memoráveis? Quais seriam os personagens, fatos e eventos que marcaram a sua história do ITA? Houve ali a identificação de alguns nomes e a partir dai foram trabalhadas duas linhas de ação.

A primeira linha consistia em entrevistas, com roteiros estruturados por professores, e conduzidas por alunos que também atuaram na posterior edição. A segunda etapa se deu por meio de um levantamento de registros fotográficos das turmas que teve apoio da biblioteca do ITA.

Para que todo esse trabalho fosse apresentado no dia do evento, foi contratada uma arquiteta e uma designer para conceber o espaço, que foi pensado e estruturado a partir de uma palavra tupi, conhecida como “Iandé” que significa “Nós”.

Um misto de descobertas e sentimentos transformaram a vida dos envolvidos na produção deste projeto. Este público participante e os que foram tocados no dia do evento puderam se apropriar de uma história, de momentos que eles desconheciam e que fizeram com que eles se sentissem participantes dessa comunidade iteana.

Assista o vídeo a baixo que foi elaborado sobre o Projeto “Formação de Engenheiros e Cidadania”, desenvolvido na disciplina HUM-70 Tecnologia e Sociedade. Este vídeo foi exibido nos Caminhos das memórias do EEF.

Carolina Guimarães, Relações Públicas

COMPARTILHE

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn