Caravana: Inovação e o Empreendedorismo
Venha Prestigiar este Evento!

Evento que promove a aproximação contínua entre Ex-Alunos e o ITA, por meio de apresentações de resultados obtidos em projetos, demonstrações de experimentos e um bate-papo intimista repleto de novidades sobre as diversas formas de promover a Excelência do Ensino de Engenharia do ITA.  

Com quatro anos de tradição, esta será a primeira edição do evento que acontecerá de forma completamente virtual no dia 30 de setembro de 2020 às 18h. A ITAEx busca assim, valorizar os esforços dos Professores e Alunos envolvidos, bem como, estreitar laços com aqueles que por aqui já passaram, que fizeram parte da história do ITA e que ainda tem muito a contribuir com experiências profissionais e de vida. 

A roda de conversa é promovida pela ITAEx (Ex-Alunos Apoiando o ITA) e nesta edição terá como tema principal a Inovação e o Empreendedorismo, os quais serão abordados através do Projeto Integrador e seus desdobramentos. Dentro desta sistemática, Professores do ITA foram convidados a trabalharem juntos e desenvolver um desafio que pudesse proporcionar experiências completas dentro da área de Engenharia e Regulamentações Jurídicas que tivessem interferências importantes dentro do planejamento estrutural das ideias dos Alunos. 

Contaremos com presenças ilustres:

Moderadora: Professora Sueli Custódio

Com 20 anos de experiência na área de Educação para a cidadania e mais de 10 anos de gestão na área de ensino. Atuou nas regiões Sul, Nordeste e Sudeste do País como professora universitária, coordenadora de cursos de Direito e Diretora de duas instituições de ensino. Tem ampla experiência na elaboração de projetos pedagógicos e programas de formação, dentre eles destaca-se, o Programa de Formação Complementar na área de Inovação, PFC-I. Atualmente é coordenadora do programa do PFC-I e chefe do laboratório de Inovação do ITA.

Professor Convidado: Christopher Shneider Cerqueira

Possui graduação em Engenharia da Computação pela Universidade Federal de Itajubá (2010), mestrado em Engenharia e Tecnologia Espaciais pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (2014) e doutorado em Engenharia e Tecnologia Espaciais pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (2018). Atualmente é professor adjunto no Instituto Tecnológico de Aeronautica. O que eu pesquiso: Engenharia Simultânea, Engenharia de Sistemas baseada em Modelos, Pequenos Satélites, Interação Homem-Máquina, Interfaces Tangíveis, Realidade Aumentada, Internet das Coisas, Teoria de Grafos, Espaço 4.0 e Industria 4.0.

Professor Convidado: Professor Luis Eduardo V. Loures

Possui Doutorado em Materiais Compósitos na Rheinish-Westfälische Technische Hochschule-Aachen (RWTH Aachen) - Alemanha (1996). Atuando principalmente nos seguintes temas: cubesats, microsatélites, foguetes lançadores de satélites, satélites de reentrada atmosférica, gerenciamento de projetos, engenharia de sistemas, estruturas bobinadas, vasos de pressão, motor de apogeu e estruturas em fibra de carbono. Ocupou os cargos de Gerente do Projeto do Satélite de Reentrada Atmosférica (SARA) e Gerente do Projeto do Veículo Lançador de Microsatélites (VLM-1). Atualmente é professor do ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáutica, atuando também como gerente do Projeto ITASAT e ocupando o cargo de chefe do Depto de Sistemas Aeroespaciais do ITA.

Ex-Aluno Convidado: Clovis Augusto Eça Ferreira T82

Possui graduação em Engenharia Aeronáutica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica(1982) e mestrado em Engenharia Aeronâutica e Mecânica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica(2007). Atualmente presta serviços de mentoria no PEE, através da Fundação Montenegro. Foi Engenheiro de desenvolvimento de novos produtos da Empresa Brasileira de Aeronáutica. Tem experiência na área de Engenharia Aeroespacial, com ênfase em Estruturas Aeroespaciais. Atuando principalmente nos seguintes temas:Análise Não-linear, Materiais Compósitos, Pós-flambagem.

COMPARTILHE

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no google
Google+
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.