Ensinar na Quarentena 

Acreditamos que a curiosidade é geral quando pensamos nos Professores do ITA e em como eles estão fazendo para dar continuidade às suas aulas neste período de distanciamento social. A Professora Giovanna Ronzani responsável pelo projeto INSERE ARQ, apoiado pela ITAEx, contou um pouco de como a rotina mudou e quais foram as estratégias usadas por ela com os Alunos da Graduação. 

Propósito deste projeto é tecer habilidades em Alunos de Engenharia Civil, sobre a leitura de projeto arquitetônico, bem como ajudá-los na compreensão de todo o processo para a geração do mesmo. O principal ponto de partida para o Projeto INSERE ARQ é aplicar diretrizes para prover um ensinamento sistêmico e divertido, permitindo ao Aluno trabalhar em uma disciplina com caráter hands-on (mão na massa), gerando ideias e soluções técnicas aliadas às necessidades de moradia do ser humano. 

Antes de começar a trabalhar a Professora consultou os Alunos da sua classe, por meio de uma enquete online, sobre quais seriam as melhores estratégias e recolheu sugestões para que pudesse aprimorar sua metodologia. Assim a gravação de aulas foi preferência em relação ao conteúdo online, pois este último poderia sofrer impactos devido a possíveis problemas de conexão.  

De forma bem estruturada Giovanna esquematizou uma rotina de filmagem, que possui uma vinheta de abertura, a qual dá segmento para o conteúdo daquele dia e finaliza com uma ideia diferente e criativa com músicas e imagens de exemplos de arquitetura relacionados a aula.  A Professora também fez uma provocação e instigou os Alunos a pensarem “O que seria a Arquitetura Pós-Covid?”. 

Infelizmente o método hands-on foi um pouco alterado para que a disciplina pudesse continuar, em  vez do uso de lego para a montagem de protótipos e da impressão de maquetes 3D como entrega final do trabalho, os Alunos irão realizar uma maquete virtual que tem recebido frequentemente assessoramento gravado para cada grupo. Por fim, Giovana garantiu ao término da entrevista com grande satisfação “vou encerrar as atividades dentro do prazo”. 

 

Assista agora um trecho da aula!

COMPARTILHE

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no google
Google+
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Como você avaliaria esta página?

Clique nas estrelas

Como você achou esse post útil...

Sigam nossas mídias sociais

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?