eVTOL

O eVTOL é uma iniciativa recente no ITA e nasceu em julho de 2017, a partir de dois alunos da turma de 2021 que tinham como objetivo criar uma área de desenvolvimento de veículos elétricos de decolagem e pouso vertical. Com o intuito de dar os primeiros passos, eles se espelharam na empresa alemã Lilium GmbH, a qual possui renome internacional para inovação em mobilidade.

A equipe evoluiu e conta hoje com aproximadamente 15 membros que foram divididos em dois times: o de voo vertical-horizontal e o de drones, sendo que o primeiro se desenvolve dentro das áreas Aeroespacial e Mecânica e o segundo é inserido dentro de Eletrônica e Computação.

Os principais desafios da iniciativa estão ligados a criação de uma aeronave autônoma e o desenvolvimento do controle de estabilidade para a transição do voo vertical para a horizontal, que serão implementados primeiramente no drone, que poderá iniciar a participação em competições como a LARC (Competição Latino-Americana de Robótica), e posteriormente se iniciarão os testes na aeronave eVTOL.

O Presidente da iniciativa, Gustavo Ortiz, comentou sobre o motivo de seu engajamento com a iniciativa: “O pessoal da época da criação me “vendeu” um sonho muito legal de fazer algo que ninguém sabe fazer e isso me motiva diariamente. Outro ponto que me deixa satisfeito é saber que estamos criando algo importante, que estamos aprendendo a analisar as próprias ideias, a capacidade crítica em cima do projeto, fato que é fundamental em um contexto de inovação.”.

Já a capitã da iniciativa Anna Karenina (turma de 2023, Engenharia Aeronáutica) falou sobre como é fazer parte da equipe eVTOL: “entrar para a eVTOL me levou a encarar desafios de elevada complexidade, por se tratar de um assunto que se encontra na vanguarda da ciência contemporânea. Essa missão requer coragem, e nos faz sentir a nobreza que é a ciência, a inovação. Sou muito grata por essa oportunidade, de realizar algo distinto do que é senso comum, me desenvolver na área de gestão e me aprofundar no estudo da aeronáutica, rodeada por pessoas que demonstram diariamente profissionalismo e coragem.”.

Fonte: Presidente eVTOL, Gustavo Ortiz

Edição: Carolina Guimarães, Relações Públicas – ITAEx.

COMPARTILHE

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn