Projetos Apoiados Pela ITAEx no 1º Semestre de 2019

Caros amigos,

Encontrem, por favor, na planilha anexa, a descrição dos projetos a ser apoiados pela ITAEx no primeiro semestre de 2019.

Até agora, nessa oportunidade, era sempre enviado um relatório chamado “Resultado do Leilão de Projetos”. Esse relatório devia fazer as turmas se entusiasmarem pelo projeto que seu Ponto Focal tinha indicado como por ela apoiado.

Na prática encontramos dois inconvenientes provocados por essa forma de proceder.

O primeiro inconveniente é que essa forma criava o conceito errado de que aquele projeto específico era apoiado unicamente pelas turmas indicadas. Como alertou Musa, todos os projetos são apoiados integralmente pela ITAEx pois, se assim não fosse, os projetos que não fossem escolhidos por nenhum PF ficariam impedidos de ser desenvolvidos.

O segundo inconveniente nos parece ser que o chamado à turma, e não a apoiadores específicos, termina não enfatizando o valor dos acompanhamentos individuais.

Este ano selecionamos, inicialmente, quinze turmas pelo seu desempenho durante 2018. Esse desempenho não se baseou somente no valor monetário, mas, também, no crescimento da turma em 2018.

Uma vez selecionadas as turmas, cada PF foi solicitado a incentivar, em sua turma, a presença de colegas que se dispusessem a acompanhar de perto algum dos projetos. A tabela define esses colegas como conselheiros, definição que poderá ser mudada caso nome melhor seja encontrado. A função desse conselheiro poderá tanto ser um apoio à distância, para quem estiver longe, como uma presença face-a-face para quem estiver em São José ou cercanias. O apoio poderá ser um acompanhamento técnico pormenorizado, uma orientação gerencial, ou uma apreciação geral baseada na experiência vital, ou seja, a latitude desse apoio é bem ampla e indefinida.

O resultado, que conseguimos até agora, parece bastante animador. Como a tabela mostra, já há um número significativo de voluntários. Mas há, também, uma coleção de projetos que ainda são órfãos. Seria maravilhoso se também esses achassem seus conselheiros.

E, uma última informação, todos, e repetimos, todos são convidados para serem conselheiros. Ressaltamos que não há necessidade do conselheiro ser apoiador monetário ou fazer parte das quinze turmas melhor colocadas no Ranking de Turmas; a ITAEx não pode desperdiçar nenhum apoio que lhe seja oferecido. O convite para ser Conselheiro vale, sem restrição, para qualquer voluntário de boa vontade.

Por fim, amigos, notem que a tabela também inclui uma coluna com os nomes dos Professores Orientadores de cada projeto. A menos de dois projetos, todos os outros já tem um professor engajado o que, além dos óbvios benefícios de haver uma pessoa madura participando ativamente, garante a harmonização dos projetos com a rede curricular do ITA e evita soluções imprudentes que às vezes resultam da juventude dos proponentes.

Cordialmente,

Manoel Lage Pinheiro da Silva (T68) – Diretor de Projetos

Alfred Volkmer (T61) – Vice-presidente

João Claudio Seffrin – Secretário Executivo

 

COMPARTILHE

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn