Projetos Aprovados 1º Semestre de 2021

Confira a lista de projetos aprovados para o 1º Semestre de 2021 e seja um voluntário!

PROFESSOR(A) RESPONSÁVEL: Ronnie Rodrigo Rego
Formada por alunos da graduação do Instituto Tecnológico de Aeronáutica, o propósito
da nossa equipe é a aplicação de conhecimentos teóricos e práticos relacionados à
engenharia no projeto e fabricação de um protótipo de veículo off-road. A avaliação do
projeto é feita em competições organizadas pela SAE. Nosso objetivo é atingir nível
técnico comparável ao exigido em competições internacionais de mesma natureza.
A iniciativa fornece um laboratório prático de engenharia, formando profissionais mais
capacitados, pois estes têm contato com um projeto de engenharia na íntegra, tendo
que, muitas vezes, tomar decisões de projeto, além do conhecimento técnico adquirido
nas áreas de engenharia de sistemas, gestão, processos de manufatura, etc.
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211001 – Projeto ITA Baja
PROFESSOR(A) RESPONSÁVEL: Ney Rafael Sêcco
Projeto das duas equipes da graduação e pós-graduação do ITA para a 23ª competição SAE AeroDesign Brasil, para a qual serão desenvolvidas aeronaves remotamente pilotadas (2 protótipos e 4 unidades de produção).
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211002 – Projeto Aerodesign ITA
PROFESSOR(A) RESPONSÁVEL: Marcos Ricardo Omena de Albuquerque Maximo
O objetivo deste projeto é prover materiais e serviços para toda a equipe ITAndroids. Especificamente, solicita-se materiais e serviços para melhorias nas salas do H8 e construção de novos robôs do VSS, SSL e humanoide.
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211003 – Materiais e Serviços para a ITAndroids 2021
PROFESSOR(A) RESPONSÁVEL: Marcos Ricardo Omena de Albuquerque Maximo
O objetivo deste projeto é enviar pessoas selecionadas da equipe para participar da competição mundial RoboCup, que ocorrerá em Bordeaux, França, entre os dias 22 a 28 de junho de 2021. No momento, a organização do evento planeja que ele aconteça nas datas previstas, segundo informação do website. 
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211004 – Participação da ITAndroids na RoboCup 2021
PROFESSOR(A) RESPONSÁVEL: Maurício Andrés Varela Morales
A iniciativa eVTOL ITA nasceu com o propósito de estabelecer uma linha de pesquisas e de inovação aeronáutica no ITA utilizando-se do conceito do eVTOL. Para tal fim, buscamos fazer ciclos de projeto, análise e evolução a partir de metas e requisitos a serem estabelecidos em cada um dos projetos.
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211005 – Projeto eVTOL ITA
PROFESSOR(A) RESPONSÁVEL: Elton Sbruzzi
O Festival de Ciência de Dados do ITA deverá congregar o máximo possível de iniciativas isoladas nessa área do ITA. O propósito é divulgar com alto potencial de impacto as atividades nessa área do conhecimento interna e externamente. Essa divulgação deverá alcançar, estudantes de graduação e pós-graduação, pesquisadores, professores, profissionais, empresas e instituições.
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211006 – Festival de Ciência de Dados do ITA
PROFESSOR(A) RESPONSÁVEL: Fernanda de Andrade Pereira
O presente projeto tem como objetivo a criação de um Clube de Xadrez no ITA. A criação de clube visa proporcionar uma atividade que seja ao mesmo tempo de lazer e instrutiva, pois o xadrez contribui para o aprimoramento de habilidades como memória, concentração, criatividade, raciocínio lógico, capacidade analítica, de resolução de problemas e de tomadas de decisões, entre outras. Além disso, acreditamos que essa atividade irá promover uma maior integração entre alunos e professores do ITA, com realização de encontros semanais e a organização de um torneio no ITA.
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211007 – Clube de Xadrez
PROFESSOR(A) RESPONSÁVEL: Filipe Alves Neto Verri
Tendo em vista o crescimento em oportunidades de emprego voltados à análise de
dados, o objetivo deste projeto é organizar uma competição de Ciência de Dados voltada
a alunos de graduação do ITA. Os desafios incluirão problemas artificiais e reais de
instituições de pesquisa e empresas. Com isso, tem-se o potencial de contribuir também
na solução de problemas reais de interesse nacional. Ao final da competição, as equipes
vencedoras apresentarão suas soluções e receberão a premiação em um evento aberto
à comunidade do ITA.
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211008 – Data Science Challenge ITA 2021
PROFESSOR(A) RESPONSÁVEL: Airton Nabarrete
Esta proposta visa apoiar a capacitação de professores e alunos do ITA para elaborar estudo de viabilidade e projeto preliminar de um foguete de sondagem, a ser desenvolvido em 2 etapas, com o foco nas missões, no veículo e seus sistemas.
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211009 – Foguete de Sondagem
PROFESSOR(A) RESPONSÁVEL: Gabriela W Gabriel
Este projeto visa a adequação de experimentos da disciplina de controle de
sistemas dinâmicos do curso de Engenharia Eletrônica para a execução de projetos
reais à distância, minimizando e eventualmente eliminando a necessidade da
presença dos alunos no laboratório, mas sem trocar as experiências reais (hands
on) por simulações computacionais ou por tratamento de dados gerados e
coletados por terceiros.
Com este projeto pretende-se o aumento da motivação dos alunos, mesmo em
condições de distanciamento social. Anteriormente, as atividades do laboratório de
controle são realizadas utilizando kits didáticos (adquiridos de terceiros) em que há
pouco entendimento por parte alunos das dinâmicas envolvidas e pouca interação
entre o aluno e o sistema limitando-se à realização de algumas medidas prédeterminadas.
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211010 – Laboratório Prático a Distância
PROFESSOR(A) RESPONSÁVEL: Renan Edgard Brito de Lima
O projeto é mais um pacote de 200 vídeo-aulas no estilo de graduação de matemática
de disciplinas obrigatórias no ITA.
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211011 – Gravação de Video Series e Sequencias e EDO
PROFESSOR(A) RESPONSÁVEL: Cristiane Pessôa da Cunha Lacaz
A|linhar a tradição de Aconselhamento do ITA às melhores práticas consolidadas, por exemplo, na comunidade europeia*, de forma a aplicar o que existe de mais atual em políticas de acompanhamento estudantil e de adaptação do ingressante ao ensino superior. Buscamos estratégias para o desenvolvimento integral do aluno, através da formação e apoio aos Professores-Conselheiros inscritos nos Editais lançados pela Pró-reitoria de Graduação. Objetivamos através do Aconselhamento, apoiar, prevenir e acompanhar eventuais dificuldades enfrentadas nos diversos aspectos da vida acadêmica, possibilitando amplamente o sistema formativo e a humanização dos ambientes acadêmicos.
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211012 – Novo Aconselhamento
PROFESSOR(A) RESPONSÁVEL: Sueli Sampaio Damin Custódio
Realização, no 1° semestre, dos Fóruns iniciais de discussão sobre o ITA, que servirão
de base para o retorno do Reinvenções do Iteano, em um novo formato, no 2° semestre.
O projeto tem o intuito de ser um espaço aberto para críticas e sugestões de alunos e
professores, debates sobre a estrutura do ITA, a função de seus alunos na sociedade, o
papel das características que formam o ITA (principalmente a DC).
Ao final do primeiro semestre, será gerado um relatório encaminhado, pelo
Departamento Acadêmico, à realização do Reinvenções 2021
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211013 – REINVENÇÕES
PROFESSOR(A) RESPONSÁVEL: Cristiane Pessôa da Cunha Lacaz
Realizar a cerimônia de entrega de premiações da 6ª Edição do Prêmio Weis, que deveria ter ocorrido em 2020, mas foi posposta devido à pandemia.
O projeto terá palestra de entidade relevante em educação (o nome cotado e confirmado para 2020 foi o Prof° Marcelo Knobel, reitor da Unicamp, deve ser mantido), entrega de Prêmios e Confraternização posterior, em um Coffee Break.
O projeto tem intuito de reconhecer os esforços dos professores no desempenho da docência, assim como aproximar as diversas partes da instituição, estimulando um ambiente de maior colaboração e excelência.
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211014 – Prêmio Weis – 6ª edição, Parte II
PROFESSOR(A) RESPONSÁVEL: Sueli Sampaio Damin Custódio
Os projetos integradores fazem parte do Programa de Formação Complementar
em Inovação (PFC-I). O PFC-I visa propiciar aos estudantes de Engenharia uma
formação complementar e transversal e estimular a cooperação entre Empresas,
Governo, Sociedade e Academia. Para isso, busca integrar os diferentes
projetos de pesquisa, ensino e extensão desenvolvidos pelos pesquisadores,
professores e alunos do ITA, e demais institutos do DCTA, com o intuito de
desenvolver atividades empreendedoras. Neste contexto, os Projetos
Integradores poderão ser desenvolvidos em qualquer área de conhecimento
visando apresentar aos estudantes as tecnologias, meios e métodos aplicados
ao desenvolvimento de novos processos, serviços e produtos.
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211015 – Projetos Integradores do PFC-I (Fase 2)
PROFESSOR(A) RESPONSÁVEL: Sueli Sampaio Damin Custódio
O site é uma ferramenta importante de comunicação do InovaLab com o público.
O objetivo é substituir o site atual por um ambiente virtual mais amigável em que
os usuários possam consultar informações sobre as atividades e projetos do
InovaLab e de seus pesquisadores associados, Além de dados institucionais,
como dias de funcionamento, cronograma de eventos, hackathons entre outros.
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211016 – Site do InovaLab
PROFESSOR(A) RESPONSÁVEL: Ana M. Gómez M
Este projeto para o ano 2021 visa a montagem e análise de uma célula de eletrólito polimérico (PEM), reversível de tipo comercial. Esta célula, em particular, é a tecnologia de CaC mais promissora, e comercializada atualmente no mundo, e alvo de intensa pesquisa, tanto na academia como na indústria, devido à sua alta densidade de potência, alta eficiência, longevidade, robustez, flexibilidade de design, alta maturidade técnica e uso estabelecido em aplicações semelhantes (por exemplo, automotivo). Àquelas com operação reversível, atuam como eletrolisadores para a
produção de H2, e O2 quando operadas como células eletrolíticas. Semelhante ao caso
da RFB, uma vez que essa montagem seja feita, ficará no laboratório, para futuros projetos
nessa área.
Além disso, este projeto também visa a adequação do laboratório de Eletroquímica para
o ensino na graduação, incluindo, entre outras, a instalação de uma capela de fluxo
laminar, seguindo as diretrizes de segurança.
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211017 – Montagem e análise de células PEM duplas reversíveis tipo comercial, e Adeq. do Lab. de Eletroquímica para Ensino da Grad.

PROFESSOR(A) RESPONSÁVEL: Thiago Costa Ferreira Gomes
O projeto ora proposto visa ampliar e aprofundar a renovação do ensino de Química já em curso no Departamento de Química do ITA e garantir a continuidade e a expansão do portfólio de projetos científico-tecnológicos desenvolvidos por este Departamento junto aos alunos do 1º ano do Curso Fundamental do ITA.
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211018 – Projeto Modernização do Ensino e Pesquisa em Química no ITA

PROFESSOR(A) RESPONSÁVEL: Sueli Damin Custódio
O objetivo deste projeto é organizar palestras e workshops, voltados aos corpos docente
e discente, na temática do empreendedorismo. Conforme foi feito nos últimos dois anos,
o projeto almeja, ao trazer profissionais que se destacaram nesse contexto, gerar
exposição do ambiente do ITA à inovação. Assim, busca-se fortalecer a cultura
empeeendedora dentro do instituto. Porém, destaca-se que embora a o ciclo de eventos
acontecerá de forma preferencialmente presencial, ele poderá ocorrer de forma virtual, a
depender da evolução da pandemia.
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211019 – Ciclo de Eventos sobre Empreendedorismo 2021

PROFESSOR(A) RESPONSÁVEL: Tertuliano Ribeiro Pinto
Nesse projeto os alunos de ELE-27 serão desafiados a desenvolver uma carga útil de microssatélite, montar a solução proposta e efetuar o lançamento do microssatélite por meio de um balão estratosférico. Proporcionando o contato direto com um kit de microssatélite e seus subsistemas básicos e participando de uma campanha de lançamento.
Como resultados são esperados o interesse maior pelos produtos aeroespaciais, o conhecimento prático de um tipo de satélite, a atenção necessária aos riscos e análises de uma missão de lançamento e a fixação do aprendizado no curso de ELE-27.
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211020 – Cubsat Lançado de Balão

PROFESSOR(A) RESPONSÁVEL: Guilherme Soares e Silva
O apoio solicitado a ITAEx tem por propósito atender a segunda fase do projeto que
fará com que os alunos da Engenharia Aeronáutica passem a ter contato com
atividades operacionais da atividade de aviação com vistas a aumentar a capacidade de julgamento e sofrerem mudança de nível de cultura de segurança de voo existente entre os alunos.
Entende-se que com este projeto poderá ser criado entre os alunos novas habilidades
e competências que influenciaram significativamente todas as disciplinas do curso
bem como a vida profissional do egresso. Devido a dinâmica das atividades operacionais de engenharia aeronáutica, poderá se criar um ambiente de verificação prática de aprendizagem com fortalecimento da capacidade de liderança organizacional.
Na fase 0 (término previsto para FEV) esta se capacitando o corpo docente com condições de determinar requisitos e métodos de ensino para a criação do ambiente que os alunos exerceriam as atividades operacionais com aeromodelos;
Na fase 1 (desta submissão) pretende-se estruturar pedagogicamente o futuro curse e/ou ambiente em que a prática possa ser realizada, em função dos resultados previamente determinados na fase 0;
Na fase 2 (semestres seguintes ao segundo de 2021) pretende-se determinar estratégias de longo prazo para que o curso seja auto-sustentável em termos de recursos humanos (com apoio ativo de alunos) e financeiros.
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211021 – Projeto Apoio laboratorial para aumento da cultura de segurança de voo e capacidade de julgamento de engenharia entre alunos da engenharia aeronáuticaaeroespacial – FASE 1

PROFESSOR(A) RESPONSÁVEL:Prof. Airton Nabarrete
Para o projeto desse semestre, pedimos o apoio para participação na Spaceport America Cup 2021 (SAC 2021).
A Spaceport America Cup é a maior competição de desenvolvimento de foguetes do mundo, e em 2021 terão a chance de competir 150 equipes, dentre as mais de 200 que se inscreveram, incluindo a ITA Rocket Design, que já está entre as equipes selecionadas.
Nesse contexto, pedimos apoio para gastos previstos para o desenvolvimento do novo foguete que será utilizado para a competição. O novo projeto contará com a manufatura da nova versão do motor da equipe, da aquisição de novas ferramentas, e da fabricação de elementos internos do foguete, como as cargas pagas.
Vale ressaltar ainda, que recursos para questões logísticas não estão sendo requeridos, pois estes serão obtidos por outros meios. Entretanto, ainda existe a necessidade de obtenção de materiais e de usinagem de peças, pois o primeiro semestre de 2021 será dedicado à manufatura e a testes do foguete.
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211022 – ITA Rocket Design – Spaceport America Cup 2021

PROFESSOR(A) RESPONSÁVEL: Cristiane Aparecida Martins
A propriedade fundamental de qualquer combustível é a velocidade de chama laminar. Obter valores experimentais de tal parâmetro é de suma importância pois permite avaliar o comportamento do combustível em relação a ignição bem como em termos de segurança. Existem diferentes métodos de medida, mas o considerado mais confiável na literatura corrente é o Método da Câmara de Volume Constante. Uma bancada para este propósito foi constuída dentro de um projero de pesquisa, e vem sendo utilizada esporadicamente pela Graduação. O objetivo deste projeto é torná-la robusta o suficiente para aulas periódicas na Graduação. No passado existia uma bancada com outros métodos para tal medida, mas foi desativada pois devido a obsolência considerando condições de segurança.
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211023 – Laboratório de Velocidade de Chama – Modernização da Bancada

PROFESSOR(A) RESPONSÁVEL: Wilson Cabral de Sousa Junior
O projeto visa à realização da EXPO Casa Niemeyer, uma demonstração de conceitos, técnicas, métodos, indicadores e tecnologia para a sustentabilidade na construção civil. A exposição será um demonstrativo de tudo que foi planejado, projetado e executado no âmbito da Casa Niemeyer, uma das frentes do projeto HabITAS.
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211024 – Projeto HabITASEXPO CASA NIEMEYER

PROFESSOR(A) RESPONSÁVEL: Mônica Mitiko Soares Matsumoto e João Henrique Lopes
A perda e os danos a tecidos, como resultado de traumas ou doenças, têm um efeito negativo direto sobre a qualidade de vida da população, bem como um impacto socioeconômico significativo. Dentre as principais causas pode-se destacar os acidentes de trânsito, cânceres e doenças associadas ao envelhecimento. De acordo com o Ministério da Saúde, os acidentes de trânsito no Brasil em 2016 deixaram mais de 200.000 feridos graves hospitalizados, o que tem efeito sobre os gastos com saúde, previdência e sobre a qualidade de vida. Tais eventos geram uma demanda elevada por
substitutos de tecidos/órgãos. Esta situação é agravada pela oferta insuficiente de substitutos genuínos disponibilizado por doadores (e problemas compatibilidade, resposta imuno e etc..) e pelo fato de que as próteses artificiais (comumente empregadas) estarem sujeitas ao desgaste e eventuais falhas. Além disso, todos os dispositivos biomédicos têm um tempo de vida limitado e, como a expectativa de vida está aumentando continuamente, o desenvolvimento de alternativas para a substituição de tecidos lesionados é necessária para satisfazer esta necessidade crescente  de reparação ortopédica a longo prazo. Outro desafio a ser superado na área, é a necessidade
crescente por alternativas aos modelos in vivo para ensaios clínicos que forneçam resultados confiáveis e que evite o emprego de animais como cobaias. Neste sentido, surge a bioimpressão como possível alternativa para impressão de órgãos e tecidos. A bioimpressão tornou-se rapidamente um dos segmentos líderes da indústria de impressão 3D em termos de inovação. De  fato, muitas empresas, laboratórios e universidades ao redor do mundo também estão explorando esse campo. Graças às técnicas de impressão 3D, células e biomateriais podem ser combinados e depositados camada por camada para criar peças biomédicas que possuem as mesmas propriedades dos tecidos naturais. Durante este processo, são vários bioinks que podem ser usados para criar essas estruturas semelhantes a tecidos, que têm aplicações nas áreas médica e de engenharia de tecidos. Vale ressaltar que o maior esforço nesse campo é fazer a bioimpressão com
sucesso de um órgão humano totalmente funcional.Embora essa tecnologia seja considerada o futuro da medicina, ainda existem muitas incógnitas associadas a esse processo de impressão tais como: o desenvolvimento de biotintas e melhorias na configuração instrumental da bioimpressora.
Uma análise simplificada pode verificar o caráter altamente multidisciplinar presente nesta técnica de impressão. A presente proposta tem como objetivo introduzir essa promissora tecnologia bioimpressão aos alunos do ITA por meio de aulas teóricas e experimentais na disciplina FQ-266: INTRODUCAO AOS BIOMATERIAIS E ENGENHARIA DE TECIDOS e a criação de uma nova disciplina a ser implementada na grade curricular em 2021: ENSINO LABORATORIAL DE BIOIMPRESSÃO 3D sob responsabilidade dos professores Joao Lopes e Monica Matsumoto.
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211025 – Introduzindo a Bioimpressão 3D nos Cursos de Graduação do ITA

PROFESSOR(A) RESPONSÁVEL: Mônica Mitiko Soares Matsumoto e João Henrique Lopes
O intuito é produzir conteúdo em formato de podcast (entrevistas em áudio de
aproximadamente 20 minutos, disponibilizadas em plataforma online como iTunes e
Spotify) para os alunos do ita. O primeiro conteúdo será sobre carreiras fora do
“mainstream” dos iteanos. A primeira série será com iteanos cientistas que estão
construindo carreira no exterior, fazendo pesquisa de ponta, na fronteira do
conhecimento. Outros tópicos de podcast podem ser sobre habilidades como
negociação e assertividade, sobre como entender e entrar no ecossistema de inovação
(como Boston), e temas pouco explorados sobre carreiras dentro do ITA.
Alguns colegas que poderiam ser entrevistados nessa primeira edição: Daniel Schultz
(T.01), Shridhar Jayanthi (T.05), Guilherme Pimentel (T.06) e Marcelo Mattar (T.08).
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211026 – Podcast sobre carreiras fora do mainstream iteano

PROFESSOR(A) RESPONSÁVEL: Mônica Mitiko Soares Matsumoto 
Através do uso de aparelhos ubiquitous como o smartphone, desenvolvemos sensores
biomédicos baseados em imagens, sons e outros sensores do celular.
Neste projeto em andamento, estamos desenvolvendo um aparelho baseado em imagens da câmera do smartphone que detecta a variação dinâmica da pupila ao incidir luz. Esse reflexo é igual no olho oposto (contralateral) ao estímulo e desvios desse padrão indicam comprometimento da função visual ou neurocognitiva. O teste de reflexo pupilar à luz é usado por exemplo em atendimento de emergência, para verificar se há algum traumatismo cerebral. Na revisão da literatura, observamos que este reflexo possa ser usado não só para traumas, mas também para detecção de glaucoma, doença de Alzheimer, uso de drogas, entre outros.
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211027 – Inovação tecnológica em bioengenhariadesenvolvimento de protótipos para campo de teste

PROFESSOR(A) RESPONSÁVEL: Mauricio Andrés Varela Morales
Este projeto visa finalizar a criação do Clube de Experiência de Realidade Virtual e
Realidade Aumentada, onde os alunos de todos os anos de todos os cursos do ITA poderão experimentar a VR e a AR e entender melhor essas tecnologias e sua utilização não apenas na engenharia, mas também na educação, na medicina, e nas artes. Desse modo os alunos estarão mais preparados para a utilização dessas tecnologias em suas vidas profissionais, o que pode ser muito importante devido à crescente adoção do trabalho à distância, incluindo na engenharia.
Espera-se um aumento considerável na motivação dos alunos com a utilização dessas tecnologias e o vislumbre de sua aplicação em engenharia. Espera-se também que com uma maior popularização da VR e da AR, essas tecnologias passem a ser adotadas em maior escala nas aulas teóricas e práticas do ITA, possibilitando uma maior efetividade da aprendizagem em eventual nova situação de distanciamento social.
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211028 – Projeto Mais Cerva_Clube de Experiencia de Realidade Virtual e Aumentada – Fase 2

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