Aprender fazendo Bioengenharia em tempo de COVID: criação de um sistema em rede de detecção ambiental de SARS-COV-2

202001

Informações:
Professor responsável: Prof. Priscila Correia Fernandes
Gerente: Prof. Priscila Correia Fernandes
Orçamento disponibilizado:
Alunos impactados:
O que é?
A COVID 19 provocou uma grande mudança em como desenvolvemos nossas atividades de ensino e pesquisa. Adicionalmente às necessárias adaptações das atividades didáticas ao modelo remoto, como comunidade acadêmica, nos sentimos também convocados a produzir soluções para compreendermos a dinâmica dessa doença e evitarmos ao máximo o contágio. Nesse contexto, o Lab Bioengenharia do ITA, juntamente com o IEAv e o Hospital AC Camargo estão envolvidos em iniciativas de pesquisa e desenvolvimento tecnológico num esforço de colaborar com soluções e mitigação dos impactos dessa doença. Essas iniciativas compreendem, entre outras, a produção de face shields com corte a laser, e de detecção de SARS-COV-2 no ar e em superfícies. Além dessas pesquisas, os docentes do LabBio também enfrentaram o desafio de oferecer aulas remotas, com o Google Meet para a graduação, o que tem exigido aprendizagem, adaptações e muita paciência para que as aulas mantenham sua qualidade. Isso porque compartilhamos da compreensão de que o ensino de engenharia não se trata unicamente de memorização de conceitos, mas deve priorizar atividades práticas, de design, e dar ao aluno a oportunidade de desenvolver competências, como a de trabalhar em equipe, de aliar lógica e criatividade, pensamento crítico e pró atividade. Esse comprometimento traz ao ensino à distância um desafio monumental. Diante dessas demandas imensas e vivas no cotidiano de nossas atividades docentes, apresentamos a presente proposta, que visa aliar a formação do engenheiro para o mundo contemporâneo às necessidades de desenvolvimento tecnológico diante da crise sanitária provocada pela COVID. Propomos trazer os alunos para participar do desenvolvimento do projeto “Detecção e controle ambiental de microrganismos patogênicos”. Para isso abriremos uma frente didática, com atividades de design thinking, oferecidas remotamente, durante o segundo semestre de 2020. O desafio a ser apresentado aos alunos, será de construção de uma rede de gerenciamento dos dados obtidos a partir dos amostradores de ar que foram desenvolvidos pelo LabBio e colaboradores. Com essa rede os amostradores poderão ser operados de forma capilarizada e segura, nos locais onde os alunos estiverem.
Galeria:
Processo por Etapa:
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Oficina 1. Apresentação dos projetos LabBio ITA

10/2020
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Oficina 2. Apresentação do Desafio

10 a 11 - 2020
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Discussão dos projetos com alunos (design thinking; trabalho em grupo)

out 2020 a jan 2021
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Discussão e divisão de etapas de trabalhos colaborativos

10/11 2020
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Recebimento dos projetos dos alunos para impressão

11/12 2020
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Impressão e envio das peças aos alunos com os componentes

dez 2020 jan 2021
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Montagens mecânicas e eletrônicas

12/2020
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Desenvolvimento da plataforma web para transmissão e recebimento dos dados amostrais colhidos pelos estudantes

out 2020 jan 2021
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Testagens

jan/fev 2021
Voluntários:
Lao Tin Seq
Turma: 61
André Helmeister
Turma: 88
Nome do(a) Voluntário(a)
Turma:
Depoimentos:
Nome do(a) aluno(a)
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Nome do(a) aluno(a)
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Timeline do projeto
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