Ensino de química aplicado ao estudo e desenvolvimento de tecnologias ambientais relevantes

201020

Informações:
Professor responsável: Prof. João Henrique Lopes
Gerente: Prof. João Henrique Lopes
Orçamento disponibilizado:
Alunos impactados:
O que é?
Esta proposta tem por objetivo, através do ensino de química, desenvolver soluções para problemas ambientais relevantes para sociedade contemporânea. Neste sentido, propõe-se o desenvolvimento de abordar problemas ambientais relacionados à contaminação de águas por orgânicos, tais como, hormônios, pesticidas/herbicidas e corantes. Cabe salientar que, além da concepção da tecnologia supracitada, o desenvolvimento desta proposição proporcionará aos alunos uma maior diversidade de projetos passíveis de serem desenvolvidos no Departamento de Química. Outro ponto é que esta proposta, além de buscar transcender as práticas de ensino formais através da inserção da ciência e da prática na aprendizagem, estimulará os discentes a edificar o conhecimento a partir da busca de soluções para problemas ambientais emergentes. A contribuição deste projeto se assenta no processo de ensino-aprendizagem juntos aos alunos do 1º ano do Curso Fundamental do ITA. Isto é, o desenvolvimento desta propositura junto aos discentes, por meio da diversificação, ampliação e modernização contínua do ensino de química, reforçará a importância dos conceitos químicos no desenvolvimento de novas alternativas com importância tecnológica para soluções de problemas ambientais relevantes. Em síntese, os alunos serão estimulados a desenvolver e caracterizar catalisadores derivados de óxidos de nióbio e ferro para descontaminação de águas (catálise heterogênea) por meio de processos oxidativos avançados (POA). No processo de síntese desses materiais serão abordados os conceitos elementares de reações químicas, ácido-base, produto solubilidade e dentre outros. Na etapa de caracterização, os aspectos associados à estrutura da matéria e métodos físico-químicos de análises (espectroscopias), tópicos abordados na QUI18 e QUI28, serão continuamente edificados com os alunos. Além disso, os discentes serão profundamente desafiados a buscar novas tecnologias, sempre observando as aplicações já existentes e novas oportunidades. Assim, a execução deste projeto poderá impactar fortemente na formação básica e científica dos nossos futuros engenheiros.
Galeria:
Processo por Etapa:
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Identificação dos problemas ambientais a serem estudados.

2020
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Elaboração de métodos que possam contemplar possíveis soluções para o problema em estudo.

2020
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Preparo e caracterização dos catalisadores

2020
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Testes catalíticos

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Avaliação final do trabalho desenvolvido

2020
Voluntários:
Francisco Galvão
Turma: 59
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Turma:
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Turma:
Depoimentos:
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Nome do(a) aluno(a)
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Timeline do projeto
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