Introdução aos sistemas de geração e armazenagem de energia: Montagem e análise de uma bateria redox de fluxo

201019

Informações:
Professor responsável: Profa. Ana M. Gómez
Gerente: Profa. Ana M. Gómez
Orçamento disponibilizado:
Alunos impactados:
O que é?
À crescente demanda por fontes alternativas de energia e sistemas de armazenamento é um dos problemas mais desafiadores da química moderna. Isso inclui sistemas aeroespaciais, cujas demandas de energia representam atualmente cerca de 3% do consumo global de energia fóssil e precisam de vários dispositivos eletrônicos para aquisição, transmissão, armazenamento e controle de dispositivos que requerem sistemas eficientes e confiáveis de conversão/armazenamento/uso de energia para funcionar corretamente e dependem fortemente de um gerenciamento eficaz de energia. Considerando que muitos sistemas sustentáveis de conversão e armazenamento de energia, como células de combustível, capacitores, baterias, eletrolisadores, e células eletroquímicas fotovoltaicas, são baseadas em processos eletroquímicos, e reconhecendo os atuais interesses fundamentais e tecnológicos no desenvolvimento desses equipamentos, e preciso capacitar as próximas gerações com uma paixão pela ciência e energia limpa, por um futuro melhor. Com o objetivo de aprimorar o ensino nesses tópicos e promover o interesse em energia sustentável, e ajudar a entender a crescente necessidade de fontes de energia renováveis, em um esforço para "tornar-se verde" para o meio ambiente, o Departamento de Química do ITA tem proposto além de oferecer no semestre 01-2020 a nova disciplina eletiva QUI-31: Sistemas Eletroquímicos de conversão e armazenamento de energia, começar a incluir novos projetos nessa área para ser desenvolvido no laboratório das disciplinas QUI-18 e QUI-28. Abrangendo o panorama geral e despertando curiosidade com aplicativos científicos e possíveis soluções para problemas do mundo real.
Galeria:
Processo por Etapa:
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Dar apoio as aulas da nova eletiva do Departamento da Química na área de eletroquímica, QUI-31, com o aprimoramento da abordagem pedagógica da aula teórica.

2020
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Montar uma bateria redox de fluxo a escala de laboratório, permitindo o estudo desses sistemas, e melhorando a compreensão dos conceitos teóricos do funcionamento de sistemas eletroquímicos de armazenamento e conversão de energia.

2020
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Expandir o portfólio de temas de projetos experimentais a ser oferecido aos alunos de graduação do ITA.

2020
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Nos médio e longo prazos, construir um vasto e bem estruturado portfólio de projetos de cunho científico-tecnológico, colocando os alunos do 1º Fundamental em contato com os avanços mais recentes em temas elegidos por eles mesmos dentro do portfólio proposto, e então desafiá-los a utilizar o método científico para investigar problemas dentro de tais temas e testar soluções por eles mesmos propostas

2020
Voluntários:
Vilmar Votre
Turma: 74
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Turma:
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Turma:
Depoimentos:
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