Quando o grito vem de dentro!

Hoje a narrativa poderia começar estampada com os dizeres “ITAndroids conquista 2 troféus na IRON CUP”, mas de certa forma, premiações desta equipe tem acontecido com uma frequência fantástica, cabendo aqui parabenizar o professor e alunos envolvidos. Mas então sobre o que a ITAEx veio falar hoje?

Ao refletir sobre uma conquista tende-se a valorizar de tal forma o prêmio em si, que por vezes não se menciona o caminho para se chegar lá. Dessa forma, a Equipe de Comunicação da ITAEx junto com os alunos da ITAndroids, decidiu trazer para você, caro leitor, um pouco dos desafios diários, que passo a passo levam esta iniciativa a lugares de excelência e prestígio.

Já adiantamos para os mais curiosos que tivemos sim ansiedade, ranger de dentes e gritos de GOOL! Mas o grito veio de dentro, dos meses trabalhados, das noites sem dormir e da responsabilidade de fazer o nome da instituição brilhar, garantindo o orgulho e o carinho que os Ex-alunos tem tido com o projeto.

Em especial falaremos dos nossos pequenos e impetuosos robôs – Very Small Size Soccer, ou como são mais conhecidos: VSSS. Os quais receberam avanços técnicos como o modo replay para a simulação do aprimoramento da estratégia, novos comportamentos, segundo goleiro e desenvolvimento de novas estratégias para a partida.

A equipe focou também em trazer facilidades para o processo, desde a parametrização de constantes do código de configuração, passando pela adição de interface que possibilita calibração de cores mais efetivas, otimização dos mecanismos com os quais os robôs planejam suas trajetórias (constantes do univector) utilizando algoritmo genético, e por fim, o controle passou por um reajuste afim de adequá-lo ao sistema internacional de unidades.

Agora sim, para aqueles que já estavam roendo as unhas: A PREMIAÇÃO!

Entre os dias 28 de fevereiro e 1º de março de 2020 a ITAndroids participou da competição de robótica IronCup, organizada pelo Instituto Nacional de Telecomunicações (INATEL) na cidade de Santa Rita do Sapucaí-MG. A equipe, vinculada ao Laboratório de Sistemas Computacionais Autônomos (LAB-SCA) da Divisão de Ciência da Computação, competiu nas duas categorias de futebol de robôs presentes no evento: Soccer 2D Simulation e Very Small Size Soccer (VSSS), obtendo segundo lugar em ambas, concorrendo em cada categoria contra outras nove equipes.

COMPARTILHE

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn