VI Workshop de Projetos de QUI-28

Na última sexta-feira (22/11/2019), aconteceu o VI Workshop de Projetos de QUI-28 das 14h às 17h, nas salas F2-001 e F2-002 (prédio do novo fundamental – térreo). Este espaço foi disponibilizado para a exposição de pôsteres, que continham todos os trabalhos desenvolvidos por alunos durante o ano de 2019 nas disciplinas de química. Foram convidados pesquisadores de todo o campus do DCTA que podiam transitar e tirar dúvidas com os alunos expositores.

Com início em 2014 e diante da necessidade de modernizar o ensino de Química Experimental no ITA, este projeto visava ampliar e aprofundar a renovação do ensino de Química já em curso, garantindo a continuidade e a expansão do portfólio de projetos científico-tecnológicos desenvolvidos por este Departamento junto aos alunos do 1º ano do Curso Fundamental.

Já para os alunos, a proposta busca proporcionar maior motivação para o desenvolvimento das atividades de laboratório, através do desafio de suas habilidades técnicas, motoras, intelectuais, interpessoais e de criatividade para inovação. Desde sua concepção, as atividades têm sido constantemente adaptadas, visando maior aproveitamento do aprendizado e incentivo ao espírito crítico.

Depoimentos de alunos:

“Resumo agora a minha satisfação em realizar o projeto de desenvolvimento das placas solares sensibilizadas por corante. Pessoalmente, foi um período de tamanho aprendizado, além de uma grande oportunidade de participar na pesquisa e desenvolvimento de um projeto que pode realmente gerar muitos frutos, dado sua importância como inovação tecnológica na produção sustentável de energia.”. – Renato Soares Nunes

“Esse foi um período de muito aprendizado, não apenas científico, mas também interpessoal. Realizar o projeto de desenvolvimento de placas solares sensibilizadas por corante me permitiu interagir com os alunos e o professor Thiago, de maneira a acrescentar no meu futuro pessoal e profissional. Além disso, a inovação tecnológica nessa área promete ainda mais avanços para a questão social, e me sinto honrada de contribuir para sustentabilidade do uso de energia. Ademais, tenho muito a agradecer por esse período de descobertas.”. – Kathianne Nivan de Aguiar Lopes

Fonte: Prof. Dr. Thiago Costa Ferreira Gomes – Prof. IEFQ / Coordenador

Edição: Carolina Guimarães, Relações Públicas – ITAEx.

COMPARTILHE

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn