Visita a UNICAMP

Na tarde do dia 24 de setembro (terça-feira), o grupo de Docentes do ITA se direcionou para a Unicamp a fim de dar continuidade ao PFC-I, onde foram recebidos pela Vanessa Sensato, Diretora de Relações Institucionais, para uma empolgante introdução e divulgação da Agência Inova, que tem como objetivo estabelecer uma rede de relacionamentos da Unicamp com a sociedade, incrementando as atividades de pesquisa, ensino e avanço do conhecimento.

Posteriormente os workshops começaram com uma aproximação entre áreas do conhecimento como filosofia e exatas que possibilitam um novo olhar sobre a forma de educar, gerando sinergia entre às disciplinas e criando um ambiente colaborativo entre instituições. Os palestrantes Márcio Custódio e Fátima Évora se colocaram abertos a parcerias.

O projeto Meninas SuperCientistas por sua vez, foi apresentado pela Professora Anne Bonzi do Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica, que falou sobre a união de professoras e alunas da universidade em prol da organização desse evento. Voltado para estudantes de ensino fundamental II, tem como objetivo incentivar a carreira científica, especialmente em áreas de exatas e engenharias para meninas. Durante um breve debate as docentes do ITA divulgaram também a iniciativa dessa instituição chamada STEM²D (Science, Technology, Engineering, Mathematics, Manufacturing and Design) que também tem como foco incentivar o ingresso de mais mulheres no ensino de exatas e engenharias.

Finalizando o dia, o professor Regis Varão falou descontraidamente sobre divulgar a matemática de uma forma bem inusitada. Em um canal na plataforma youtube chamado: O Fantástico Mundo Matemático. De maneira bem criativa e entusiasmada o canal pretende mostrar ao grande público que matemática não é a arte de fazer contas e sim a arte do pensar, o canal ainda conta com a participação do Joaquim, um personagem muito especial que acaba interagindo com o professor.

Carolina Guimarães, Relações Públicas

COMPARTILHE

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn