Como Vice-Presidente de Engenharia e Desenvolvimento Tecnológico da Embraer desde julho de 2020, Luís Carlos Affonso tem sido uma peça-chave na bem-sucedida recuperação da empresa nos últimos anos, liderando o caminho para inovações que moldarão o futuro da aviação.
Com uma carreira marcada por conquistas notáveis, o Engenheiro Aeronáutico, formado pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) em 1982, foi fundamental no desenvolvimento dos icônicos jatos ERJ-145 e E-Jets E1, que reposicionaram a Embraer como uma potência no mercado global. Além de sua atuação na Embraer, ele preside o Conselho de Administração da EVE Air Mobility, dedicada a revolucionar a mobilidade aérea urbana.
Luís Carlos Affonso é pós-graduado em Administração de Empresas, com MBA executivo internacional pela FIA da Universidade de São Paulo (USP). Já atuou como Professor visitante do ITA, no Departamento de Projetos de Aeronaves. Foi, ainda, Diretor-Conselheiro da Associação Brasileira de Aviação Geral (Abag) e membro do Conselho da General Aviation Manufactures Association (Gama) nos EUA.
Na entrevista abaixo, o iteano compartilha insights sobre sua trajetória, desafios e sucessos ao longo dos anos de trabalho na Embraer, e destaca suas visões para um futuro mais sustentável e inovador na aviação.
ENTREVISTA
ITAEx – Como surgiu o seu interesse pela Engenharia?
Luís Calos Affonso – Sempre fui muito curioso, muito incentivado pelos meus pais a me dedicar aos estudos. Desde a primeira infância sou apaixonado por aviões, então a Engenharia Aeronáutica foi um caminho natural. Aos dez anos escrevi em uma redação dizendo que queria projetar um grande avião de passageiros, e que, para isso, teria que estudar muito e cursar o ITA!
ITAEx – O senhor esteve envolvido em vários projetos na Embraer, liderando lançamento e desenvolvimento de todas as novas aeronaves comerciais e executivas da companhia desde a privatização. Como analisa essa trajetória?
LCA – Eu me considero muito privilegiado pelas oportunidades que tenho tido ao longo da carreira na Embraer e por esta ser uma empresa tão dinâmica e inovadora. Não conheço nenhuma outra que tenha lançado tantos novas aeronaves nos últimos 25 anos. Aviões são obras coletivas, que têm muitos pais e mães, e por isso é tão apaixonante trabalhar nesse setor. Eu me sinto muito realizado por ser um dos muitos pais e mães de tantas aeronaves de sucesso.
ITAEx – Pode citar o projeto que tenha sido mais marcante?
LCA – Considero os EJets, por terem sido o maior salto em dimensão, tecnologia, configuração, requisitos de clientes e modelo de negócio da nossa trajetória. Foi nosso primeiro avião fly by wire nos três eixos, com eletrônicos integrados em módulos – quando descobrimos que dimensão física faz muita diferença! Os clientes não eram mais as empresas regionais apenas, mas sim as “majors”, muito mais exigentes. Éramos uma empresa de US$2bi de faturamento e lançamos um programa de US$1bi em investimentos, então, tivemos que levar a um outro patamar o modelo de parcerias de risco criado no programa ERJ145, demandando, assim, uma gestão inovadora de Engenharia e de programa, ambos sob minha responsabilidade.
Os EJets são o programa de maior sucesso e caminha para ser o terceiro avião a jato comercial mais entregue da história da aviação mundial, atrás apenas dos 320 e 737. A Embraer deve muito a todas as pessoas que integraram o programa EJets, pela sua competência, criatividade e, principalmente, por sua dedicação e resiliência diante de tantos desafios.
ITAEx – Qual foi o seu maior desafio de gestão?
LCA – Acredito que foi a estruturação da Unidade de Negócios da Aviação Executiva, da qual eu fui o primeiro líder. Tivemos que ter muito foco no cliente e adaptar todos os processos empresariais como inteligência de mercado, marketing, vendas, contratos, suporte ao cliente para um mercado diferente e muito exigente. Lançamos vários novos produtos, e o maior aprendizado foi como projetar e fabricar os interiores executivos. É um prazer ver o quanto este negócio evoluiu, cresceu e é importante para a empresa hoje.
ITAEx – A Embraer está atualmente em um excelente momento após enfrentar crises como a pandemia de Covid-19 e o cancelamento de parceria com a Boeing. É possível nos dizer como a Embraer alcançou esse patamar e quais são as expectativas daqui para a frente?
LCA – Sob a liderança do nosso recém-chegado CEO, Francisco Gomes Neto, e com um time de alta liderança muito afinado, em 2020 criamos um plano estratégico de recuperação, que apresentava bons resultados desde o seu primeiro ano, quando tivemos enorme disciplina de execução, buscando eficiência operacional, simplificação, concluindo e alavancando os excelentes produtos que tínhamos no nosso portfólio. Hoje, todas as nossas unidades de negócio apresentam crescimento e geram resultados positivos. Os investimentos em inovação e novas tecnologias são os maiores de toda a história da Embraer, preparando-se para o futuro. E temos seguidamente obtido o selo “Great Place to Work”, segundo pesquisa entre nossos colaboradores. Estamos demonstrando que a Embraer, composta pelos negócios Comercial, Executiva, Defesa e Serviços, é a melhor configuração para todos os stakeholders, incluindo nossos acionistas.
ITAEx – Atuando como Presidente do Conselho de Administração da EVE Urban Air Mobility, o que pode nos contar sobre os próximos passos relacionados com a fabricação dessas aeronaves?
LCA – É muito motivador participar da criação de setor e produto totalmente novos, sustentáveis e que prometem endereçar uma necessidade da humanidade, trazendo melhor qualidade de vida a milhões de pessoas nos grandes e congestionados centros urbanos. Nossos próximos passos serão avançar no desenvolvimento do veículo, cujo primeiro protótipo deve voar em breve, assim como avançar no desenvolvimento do ecossistema operacional, como controle de tráfego aéreo, rede de suporte e serviços etc. A fabricação inicialmente ocorrerá em Taubaté (SP), e está programada para fim de 2026.
ITAEx – De que forma considera a contribuição da cultura iteana para a sua carreira profissional e sua vida pessoal?
LCA – A cultura iteana desempenhou um papel fundamental na minha vida, sendo moldada pelo Marechal Casemiro Montenegro Filho e pelo professor Richard Smith, além de ser reforçada no H8. Essa cultura foi posteriormente incorporada na Embraer por Ozires Silva, Guido Pessotti e outros pioneiros: visão, ousadia, criatividade, busca por excelência, capacidade de execução em equipe, resiliência, Disciplina Consciente, cidadania, diversidade do H8, foco no mercado. Eu me considero discípulo destes grandes mestres, tentando continuamente me desenvolver nestas dimensões. Acredito que minha carreira profissional e vida pessoal teriam sido completamente diferentes se não tivesse vindo para o ITA. Além disso, eu me casei com a filha do Juracy Castellari (T72), e pai do Rodrigo Castellari Affonso (T14).
ITAEx – O que gosta de fazer nos momentos de lazer?
LCA – Sempre gostei muito de viajar com a família. Agora que o Rodrigo e a Laura são adultos, viajo mais com a Eliana, minha esposa. Mas tentamos, ao menos uma vez por ano, viajar com a família toda, agora já incluindo o netinho Benjamin. Minha outra paixão é o voo! Naquela redação aos dez anos de idade, também havia escrito que queria ser um piloto-engenheiro. E, já no primeiro ano do ITA, travei contato com o voo em planadores, que pratico até hoje, participando de campeonatos brasileiros e internacionais. Gosto também de voar em aviões, incluindo bimotores e voo por instrumentos.
A Embraer avança rumo ao futuro, e o ITA continua a contribuir para o sucesso da empresa com seus Alunos, que construíram e continuam edificando sólidos alicerces de inovação e excelência na empresa, sempre inspirados pela forte tradição iteana, que ainda permeia nossa trajetória e contribui para a evolução do setor aeroespacial.