APOIE!
APOIE!

Como a ITAEx ajudou a formar o CEO de uma das startups mais promissoras do Brasil

Home > Notícias > Como a ITAEx ajudou a formar o CEO de uma das startups mais promissoras do Brasil
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Arthur Covatti é um exemplo de sucesso entre os ex-alunos do ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica), uma das instituições de ensino superior mais prestigiadas do país.

Ele é CEO e cofundador da DeepESG, empresa brasileira de tecnologia com foco em mensuração e monitoramento de impactos ESG (Environmental, Social and Governance), que acaba de receber um aporte de R$ 22 milhões junto a investidores institucionais, como Totvs, Vibra, Banco BV e fundos de investimentos.

A empresa já havia captado R$ 9 milhões no segundo semestre de 2022, em uma rodada liderada pela Fram Capital e que contou com a participação da consultoria Nint (ex-Sitawi), especializada em ESG, e do Instituto Votorantim.

Além dos recursos financeiros, a Deep estabeleceu duas parcerias comerciais estratégicas com a Totvs e com a Vibra para usar seus produtos e serviços com os clientes dessas companhias. As parcerias e os recursos ajudarão a empresa a acelerar seu crescimento. A meta, ousada, é ser a principal empresa de mensuração de impacto da América Latina, com uma participação de 50% nas empresas que medem e divulgam suas emissões no Brasil.

Recentemente, Arthur Covatti foi homenageado na categoria Impacto da 26ª edição do EOY – Empreendedor do Ano Brasil, um dos mais importantes reconhecimentos aos líderes empresariais do país, promovido pela consultoria EY. Ele foi escolhido por um júri independente, formado por empresários, acadêmicos e jornalistas, que avaliaram critérios como visão, inovação, liderança, impacto social e ambiental, entre outros.

Mas antes de se tornar um empreendedor de destaque, Arthur Covatti foi um aluno do ITA, onde se formou em Engenharia Aeronáutica na Turma de 2018 (T18). E nessa trajetória, ele contou com o apoio da ITAEx, associação sem fins lucrativos criada por ex-alunos do ITA para angariar fundos para o instituto.

Em um relato exclusivo ao portal da ITAEx, Covatti falou sobre a importância da associação durante sua jornada no ITA. Confira:

“Eu participei tanto dos laboratórios de Física e Química, quanto do próprio Centro Acadêmico [Santos Dumont, o CASD], que eram apoiados pela ITAEx. Fui presidente do Centro Acadêmico. Isso foi ali de 2015, 2016 e 2017, principalmente. Acho que esses três anos da minha graduação foram os anos em que eu mais tive contato com a ITAEx.

Arthur Covatti, iteano da Turma de 2018 e CEO da DeepESG

Na época, a associação ainda estava começando. Então, pude ver muito do nascimento da ITAEx. Foi muito importante esse contato, e acho que por dois pontos. Pelas atividades financiadas em si… Pelo fato de a ITAEx ter financiado ações do Centro Acadêmico, também os laboratórios, numa época em que não havia muito recurso. O ITA tinha certas restrições [orçamentárias]. Com o suporte da associação, podíamos fazer projetos mais inovadores.

Outro ponto é esse contato com a comunidade iteana, com os ex-alunos, o pessoal formado. Eu tive muito esse contato na ITAEx, e acho que foi muito importante para eu entender que o ITA é maior. Ver esses ex-alunos se movimentando em prol do ITA dá esse sentimento de give back, de propósito. Isso me ajudou a me entender dentro do processo, entender o quanto que o ITA é relevante na vida das pessoas, a ponto de essas pessoas, inclusive depois de bastante tempo de formadas, voltarem e contribuírem com a instituição.

Então, a ITAEx foi muito importante na minha jornada, tanto pelas atividades em si, como, principalmente, pelo contato com os ex-alunos, com as pessoas da ITAEx, dos projetos, ver também os bons professores da graduação poderem ser apoiados com recursos para suas iniciativas.”

Se você também acredita no poder transformador do ensino de excelência e quer contribuir para a formação de uma nova geração de profissionais inovadores, junte-se a nós nesta grande corrente. Clique no botão APOIE, no topo desta página, e saiba como se tornar um apoiador recorrente ou fazer uma doação para projetos específicos patrocinados pela associação.

Postagens recentes
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam
Como a ITAEx ajudou a formar o CEO de uma das startups mais promissoras do Brasil
A inspiradora trajetória de Thiago Feijão
Resiliência: um caminho para alcançar metas extraordinárias
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp