APOIE!
APOIE!

Aconselhar e acolher: ações essenciais no ITA

Home > Notícias > Aconselhar e acolher: ações essenciais no ITA
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) é uma das escolas mais prestigiadas no Brasil na área da Engenharia. Sendo referência, o Instituto preza pela qualidade do ensino, pela excelência do corpo docente, diretores e de todos os envolvidos para manter sua estrutura.

Essa dedicação também engloba os alunos. Por meio do Departamento de Humanidades e sob a coordenação da professora Cristiane Pessôa da Cunha, o ITA desenvolve, desde 2019, o Programa Novo Aconselhamento, o qual tem o apoio da ITAEx.

“O apoio da ITAEx foi fundamental na implantação do Programa Novo Aconselhamento em 2019 e, da mesma forma, no desenvolvimento do Programa, nos últimos anos. A ITAEx apoiou, principalmente, viabilizando eventos de formação para os Conselheiros, inclusive, com a participação de referências internacionais, por ocasião do 1º Encontro Internacional de Experiências em Acolhimento e Acompanhamento de Alunos Ingressantes no Ensino Superior”, destacou Cristiane. Esse encontro foi realizado em setembro de 2023 em parceria com a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e contou com palestras e curso de vários especialistas.

Com a implantação do Programa Novo Aconselhamento, é possível obter dados que indicam melhor acompanhamento e acolhimento estudantil, com reflexo, por exemplo, em melhor rendimento acadêmico. “Atuamos preventivamente, através de Professores-conselheiros comprometidos e atentos, nas situações que podem comprometer o desenvolvimento e desempenho, principalmente, do aluno ingressante”, explicou.

Para ela, é muito gratificante e até mesmo motivador, perceber que egressos apoiam e confiam no trabalho oferecido. “E esse apoio é traduzido na aprovação de nossos projetos. Sem o apoio da ITAEx seria muito difícil implementar boa parte do que já foi conduzido no âmbito do Programa Novo Aconselhamento, por exemplo”, enfatizou a professora.

Postagens recentes
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam
Como a ITAEx ajudou a formar o CEO de uma das startups mais promissoras do Brasil
A inspiradora trajetória de Thiago Feijão
Resiliência: um caminho para alcançar metas extraordinárias
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp