APOIE!
APOIE!

ITAEx apoia projeto de educação prática em sistemas aeronáuticos do ITA

Home > Notícias > ITAEx apoia projeto de educação prática em sistemas aeronáuticos do ITA
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

O ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica) é a melhor e mais importante escola de engenharia do Brasil, reconhecida mundialmente pela excelência na formação de engenheiros e engenheiras. Mas, para manter esse nível de qualidade, ele precisa de apoio e investimento permanente em infraestrutura, pesquisa e ensino – um suporte que, nem sempre, é possível com as amarras do setor público.

É neste contexto que entra o trabalho da ITAEx, associação sem fins lucrativos criada por ex-alunos para angariar fundos para melhorias no ITA.

Um exemplo de como a entidade tem contribuído para a educação de excelência no instituto é o projeto do laboratório didático de sistemas aeronáuticos para alunos de graduação, idealizado e coordenado pelo professor Adson Agrico, do Departamento de Projetos de Aeronaves. Ele também é ex-aluno do ITA, formado na Turma de 1998 (T98).

O professor conta que o objetivo do projeto é integrar teoria e prática nas disciplinas de Sistemas Aeronáuticos e Projetos, que fazem parte do currículo do curso de Engenharia Aeronáutica. Segundo ele, essas disciplinas são multidisciplinares e envolvem conceitos de Aerodinâmica, Desempenho e Sistemas, que são essenciais para o projeto de aeronaves.

“O Departamento de Projetos da Divisão de Engenharia Aeronáutica, ao qual pertenço, tem por si só a natureza de ensino prático e multidisciplinar no sentido de integrar todas as disciplinas de aeronáutica em projetos. No entanto, nem sempre é uma tarefa fácil integrar teoria com prática. Necessita-se de um planejamento pedagógico moderno em um ambiente de ensino ativo baseado em projeto, com uma boa integração entre professores e disciplinas. Além disso, infraestrutura de laboratórios é fundamental para educação ativa. Caso contrário, pode-se correr o risco de um ensino sem a prática que dificulte a consolidação de conceitos e a execução do projeto”, explicou o professor.

Conhecimento na prática

Agrico revelou que sua motivação para o projeto veio de uma experiência pessoal, quando começou a trabalhar na Embraer como engenheiro, em 1999, e foi apresentado a um APU (Auxiliary Power Unit) do EMB-145, um sistema que fornece energia elétrica e ar comprimido para a aeronave.

“Dessa experiência surgiu a ideia de uma educação mais prática no ITA, já como professor na instituição. Foi quando submeti um projeto educacional à ITAEx em 2022 para criar um laboratório de sistemas aeronáuticos para alunos de graduação. Me recordo que a empolgação foi tão grande pela ideia que os dirigentes da ITAEx comentaram que o projeto iria acontecer. Era fundamental termos um primeiro equipamento para inaugurarmos o laboratório”, contou o professor.

Graças ao apoio da ITAEx, o projeto se tornou realidade e o laboratório recebeu um Sistema Hidráulico Didático que permite aos alunos do 4º ano se familiarizarem com um sistema hidráulico similar a um aeronáutico e simular em computador o sistema operado na prática.

O professor afirmou que esse novo recurso trouxe aprendizagem com um sentido prático, pois estudantes puderam se familiarizar com projeto (simulação) e operação (laboratório).

“O laboratório trouxe indagações fascinantes de alunos ao terem contato com a vida real do projeto, como perceber o problema de engenharia da geração de calor em uma linha hidráulica. O LADISA (Laboratório Didático de Sistemas Aeronáuticos) deu seu primeiro passo para uma educação em sistemas baseada em projeto, tudo graças ao esforço e à visão da ITAEx ao apoiar a educação no ITA”, disse.

Parceria

Ele ressaltou que o apoio da ITAEx para educação de excelência no ITA é fundamental, pois a engenharia passa por uma transformação tecnológica e ética, e os desafios são enormes para professores e administradores escolares. Ele destacou que o sucesso dessa nova escola de engenharia depende do diálogo com a sociedade, e que o primeiro grande parceiro do ITA é a ITAEx.

“Quero agradecer imensamente o apoio que tivemos da ITAEx nesse projeto educacional. Eu tenho que destacar aqui também o esforço dos professores Carlos Eguti, Emilia Villani, Ney Secco e Claudia Regina de Andrade, envolvidos na implementação deste projeto”, concluiu o professor.

O projeto do novo laboratório é um exemplo concreto da importância dos professores do ITA no trabalho da ITAEx. Eles são peças-chaves para o fortalecimento do ensino de excelência que sempre foi marca do Instituto Tecnológico de Aeronáutica. Reconhecendo esse papel decisivo, a ITAEx permite que todos os professores do instituto submetam projetos para possível apoio financeiro da associação. Propostas para 2024 podem ser apresentadas até o próximo dia 11 de março. Saiba mais clicando aqui.

Postagens recentes
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam
Como a ITAEx ajudou a formar o CEO de uma das startups mais promissoras do Brasil
A inspiradora trajetória de Thiago Feijão
Resiliência: um caminho para alcançar metas extraordinárias
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp