A equipe ITA Rocket, apoiada pela ITAEx, conquistou o segundo lugar na principal categoria do LASC (Latin American Space Challenge), para lançamentos de até 3.000 metros com propulsão a combustível sólido.
A competição, considerada a maior da América Latina e a segunda mais importante de todo o mundo, reuniu 89 equipes de 13 países.
O foguete da ITA Rocket atingiu 2.692,3 metros, de acordo com o altímetro embarcado, e voltou para o solo em perfeito estado, graças ao bom funcionamento do sistema de recuperação (que abre uma espécie de paraquedas quando a aeronave começa a cair).
A ITAEx auxiliou a equipe ITA Rocket durante todas as etapas do projeto: da produção dos foguetes, passando por um teste no Centro de Lançamento da Barreira do Inferno, em Natal, até a logística para a participação no LASC 2023.
“Temos o desafio de não só manter a qualidade do nosso voo competitivo, mas melhorá-lo em direção ao primeiro lugar. E continuar, paralelamente, com nossos lançamentos extras, testando tecnologias e caminhando rumo ao nosso atual foco: o projeto Montenegro, que consiste em atingir os 100 quilômetros, a Linha de Karman, ponto onde a atmosfera terrestre encontra o espaço”, disse o aluno Iride Uriel (T25), presidente da ITA Rocket.
Este foi o segundo melhor resultado dos alunos do ITA em toda a história do LASC. Em 2021, a equipe ITA Rocket sagrou-se campeã da categoria principal.
Que venham novos voos ainda mais altos!