Professora destaca que a educação completa de qualidade passa por diferentes áreas de forma integrada

Home > Notícias > Professora destaca que a educação completa de qualidade passa por diferentes áreas de forma integrada
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

A história de Gabriela Werner Gabriel, Professora de Controle na Divisão de Engenharia Eletrônica do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), teve início na escola, em 2003, quando se formou em Engenharia Eletrônica.

Durante a Graduação e o Mestrado desenvolveu um robô móvel, controlado pela tecnologia Bluetooth. Já na indústria nacional, Gabriela atuou como desenvolvedora de Firmware para equipamentos de transmissão óptica, passando para a área de testes sistêmicos e, depois, para a gestão de projetos. Seu Doutorado na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) foi na área de automação, com foco em desenvolvimentos teóricos como forma de suportar as aplicações práticas realizadas em sistemas de controle. Neste período, fez estágio na University of Houston, também na área de sistemas de controle amostrados.

Desde 2018 é Professora de Controle na Divisão de Engenharia Eletrônica do ITA. Em sua trajetória está a coordenação de dois projetos que têm apoio da ITAEx para o desenvolvimento das atividades: Laboratório à Distância, e Mulheres em STEM2D – Mentoria.

A sigla STEM significa Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (em inglês: Science, Technology, Engineering e Mathematics), e foi criada para abordar a escassez atual e futura de trabalhadores qualificados em campos de ciências exatas e o ensino nessas áreas.

Segundo Gabriela, o suporte da ITAEx no projeto de Laboratório à Distância, durante a pandemia de Covid-19, foi fundamental. Ela nos contou que uma maquete de aeropêndulo havia sido desenvolvida para ser trabalhada nos Laboratórios de Controle. Com isso, pequenos kits foram projetados e enviados para a casa de cada um dos 25 Alunos da Turma para a execução da parte prática. “Foi um projeto desafiador e enriquecedor, viabilizado com o apoio da ITAEx tanto na compra quanto no envio dos materiais. A integração entre conceitos teóricos e práticos foi enriquecedora, apesar do esforço exigido dos Alunos de graduação. Até hoje, encontro alguns deles que compartilham do quanto aprenderam neste laboratório, mesmo que tenha sido realizado de forma completamente virtual.”

Gabriela disse, ainda, que o aprendizado nesse projeto foi muito importante porque os alunos foram estimulados a apresentar soluções criativas para finalizar o laboratório, pois nessa fase aconteceram alguns imprevistos, como componentes queimados. “Foi muito gratificante ver a evolução de cada um, tanto na disciplina quanto na habilidade de resolver problemas de ordem prática”, enfatizou.

No apoio da ITAEx ao projeto Mulheres em STEM – Mentoria, as ações são destinadas às meninas dos ensinos fundamental II e médio de escolas públicas de São José dos Campos (SP). De acordo com Gabriela, o desenvolvimento de todo o projeto é realizado por três Alunas da Graduação e três da Pós-Graduação. “O aprendizado tem sido mais focado em softskill: na preparação das meninas como líderes em projetos sociais que tragam valor à sociedade, habilidade de trabalho em equipe, percepção do próximo, algumas técnicas de gestão de projetos e, sem dúvida, ampliação de suas redes de contato. Embora não sejam o cliente final do projeto, elas têm aproveitado igualmente a oportunidade de planejarem suas carreiras de forma mais criteriosa e completa”, avalia.

Este ano, as alunas criaram um “Caderno Inteligente do Plano de Vida”, que permite registrar a situação atual, os objetivos futuros, e as etapas necessárias para alcançar essas metas.

“Nenhum destes aprendizados seria possível sem o apoio da ITAEx. Além dos recursos financeiros, todo o suporte tem sido fundamental, uma vez que aqui optamos por ser Educadores e não apenas Professores no ITA. Acredito que uma educação de qualidade e completa envolve uma abordagem integrada, que inclui a pesquisa e a participação ativa dos alunos, e também a extensão e o ensino de excelência alinhados com a prática”, concluiu Gabriela.

Palestra durante o projeto Mulheres em STEM – Mentoria
Postagens recentes
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam
Como a ITAEx ajudou a formar o CEO de uma das startups mais promissoras do Brasil
A inspiradora trajetória de Thiago Feijão
Resiliência: um caminho para alcançar metas extraordinárias
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp