Destinos unidos por uma causa

Home > Notícias > Destinos unidos por uma causa
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Voluntariado. Segundo o dicionário, “conjunto de pessoas que desenvolvem trabalho, geralmente social, por vontade própria, sem remuneração”. Na vida real, no entanto, a amplitude da palavra vai muito além.

No ritmo frenético de um mundo em constante transformação, o voluntariado oferece um tipo de conexão que é único: a conexão humana. E não importa qual é a sua formação ou experiência: cada um carrega consigo um conjunto único de habilidades capaz de transformar vidas.

O voluntariado é, também, uma experiência de autoconhecimento, crescimento e construção de uma história onde você é protagonista de um enredo que impacta, inspira e transforma. Há um benefício mútuo.

Este é um dos pilares do trabalho da ITAEx. Aqui, unimos ex-alunos dispostos a doar tempo, conhecimento, habilidades e competências a projetos que contribuam para a formação dos atuais estudantes, fortalecendo a excelência da graduação do ITA.

Neste 28 de agosto, Dia Nacional do Voluntariado, conheça as jornadas de três voluntários da ITAEx que têm feito a diferença em nossas ações.

Reencontro

Takachi Takeya, 73 anos, é engenheiro mecânico aposentado. Formado pelo ITA na turma de 1973, restabeleceu seus laços com o instituto mais de quatro décadas depois, quando, a convite do amigo Aurélio Rossi (T75), decidiu abraçar uma nova missão: o voluntariado.

Desde 2018, ele dedica uma parte do seu tempo à ITAEx. É o atual coordenador do comitê de voluntários da entidade.

“Após um lapso de tempo de mais de 40 anos pós-formatura sem ter tido um contato mais próximo com o ITA, em junho de 2018 fui procurado pelo amigo Aurélio Rossi, então diretor de Projetos da ITAEx. Já havíamos trabalhado juntos por mais de 15 anos em projetos altamente desafiadores. Após apresentar a ITAEx, ele me convidou para participar de um grupo para planejar, estruturar e ajudar o ITA a realizar um grandioso e marcante evento, que viria a ser consagrado como a primeira edição do EEF [Engineering Education for the Future]”, contou Takeya.

“A minha prática no voluntariado tem se desenvolvido de forma progressiva. Posteriormente à realização do EEF, em maio de 2019, conhecendo a amplitude das ideias e ações, e a repercussão dos resultados dessas ações junto aos alunos e professores, percebi que era possível fazer mais e cada vez melhor com a expansão do Corpo de Voluntários da ITAEx”, completou.

Takachi Takeya (T73) coordena volunários da ITAEx

Desde abril de 2021, Takeya é o coordenador do Comitê de Atração e Comunicação em Voluntariado, com realização de reuniões semanais recorrentes. Nestas reuniões são discutidas ideias, estratégias e formulação de campanhas de atração e retenção de voluntários.

“O voluntariado traz, através do autoconhecimento, o princípio para a dedicação ao próximo. Tem como fortes motivações a gratidão e o desejo de retribuição à escola e à sociedade, a crença no futuro através da Educação, o exercício da solidariedade e da cidadania e a gratificante noção de saber-se útil pela doação de um legado de conhecimento e experiência de vida. E é esta a extraordinária jornada que nos une”, afirmou.

Gratidão

Frederico Moura, 50 anos, formou-se no ITA em 1996, em Mecânica Aeronáutica. Atualmente, é empresário na área de infraestrutura logística, mas sempre teve o desejo de retribuir ao instituto tudo o que dele recebeu.

A oportunidade surgiu por meio da ITAEx. “Conheci o trabalho da entidade através de amigos de turma e de turmas anteriores que participam como voluntários”, disse. “O Fernando Ikedo (T96) me comentou da possibilidade. Sempre tive vontade de retribuir para o ITA o que ele me proporcionou.”

Frederico Moura (T96) é voluntário no projeto ITA RoBio

Hoje, ele atua como voluntário no projeto RoBio – iniciativa acadêmica dos alunos do ITA na área de Bioengenharia que tem como meta o desenvolvimento de uma prótese biônica de braço.

“Minha função será de orientação de negócios e conexões externas. Desejo acompanhar a execução também”, afirmou.

O que mais motiva Frederico Moura é ver a motivação dos alunos com a inciativa, que é inovadora e vai além das fronteiras da engenharia, se estendendo a faculdades de Medicina e hospitais de referência.

“É muito bonito ver a vontade dos alunos e professores em fazer uma prótese de braço para ajudar aqueles necessitados, já demonstrando desde cedo uma vocação para fazer o bem. É um exemplo que deve ser muito divulgado no ITA e fora dele.”

Vocação

Fulvio Delicato, 63 anos, é engenheiro mecânico com especialização em Aeronáutica. Atualmente, presta consultoria na área de gestão estratégica para empresas.

Ele pratica o voluntariado há 26 anos, com atuação em entidades como o Instituto Semear e o INVOZ, que investem na educação de jovens e adolescentes carentes. E, mesmo não sendo iteano, uniu-se também à ITAEx.

“Eu fiz MBA no ITA em 2003 e, por isso, tenho muitos amigos iteanos. Também trabalhei por cerca de 20 anos na Embraer. Tenho muitos amigos no círculo militar e, em particular, no acadêmico militar, do qual o ITA faz parte. Um desses amigos de longa data, Kleber Grasso Rodrigues (T77), conhecendo meu histórico de voluntariado, me convidou para participar das atividades da ITAEx como voluntário”, relembrou.

“Eu pratico o voluntariado há mais de 26 anos. Meu interesse começou bem cedo, quando eu vi pessoas próximas a mim e que eu poderia ajudar com uma palavra, um ombro, ou simplesmente ouvir. Daí para procurar métodos de me aperfeiçoar como voluntário foi um passo. Nessa direção, comecei a dar palestras de incentivo para turmas de alunos das engenharias.”

Na ITAEx, Fulvio Delicato trabalha como mentor do projeto ITA Junior (empresa júnior dos alunos de graduação do instituto).

“Estamos conduzindo um projeto em parceria com a prefeitura e o SEBRAE para orientar microempresários. Coopero também, sempre que posso, com outras iniciativas, como a RoBio, que em breve levaremos para uma visita guiada ao InCor”, afirmou.

“O mais gratificante nessa jornada é ver o brilho nos olhos de quem recebe essa orientação. Não é favor, é orientação. É vontade pura de ajudar alguém a crescer e ser um bom cidadão para a sociedade em que vive. Melhor ainda é quando, anos mais tarde, encontramos essas pessoas e elas já são cidadãos formados e estão contribuindo para a sociedade. A sensação do dever cumprido, de devolver para a sociedade o que ela me deu e ensinou de melhor: ser um bom cidadão. Ver esses cidadãos tomando seu lugar no mundo e cumprindo a missão para a qual o universo os designou é o melhor troféu que eu poderia receber por esse voluntariado.”

Aqui na ITAEx, somos movidos por esse propósito: transformar vidas.

Se você também acredita no poder transformador da educação e da ciência, junte-se a nós nesta grande corrente. Outras informações sobre o voluntariado da ITAEx no link: https://itaex.com.br/oportunidades/.

 

Postagens recentes
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam
Como a ITAEx ajudou a formar o CEO de uma das startups mais promissoras do Brasil
A inspiradora trajetória de Thiago Feijão
Resiliência: um caminho para alcançar metas extraordinárias
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp