APOIE!
APOIE!

ITA Rocket em 2022

Home > Notícias > ITA Rocket em 2022
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Todos os anos, a equipe do ITA Rocket Design, projeta, constrói e lança foguetes nas competições SAC (Spaceport America Cup) e LASC (Latin American Space Challenge).  

Em 2022, a equipe permanece buscando diariamente através de pesquisa, novas técnicas, tecnologias e formas de melhorar o foguete, aprimorando o desempenho na competição e mantendo a equipe no avanço ao setor aeroespacial brasileiro. 

Neste mês de junho, os Alunos engajados avaliaram o foguete já montado, com um teste no túnel de vento do Laboratório Feng, dentro do ITA. Com o objetivo de determinar o efeito do airbrake (freio de ar) no arrasto e estabilidade do foguete. O airbrake em alumínio comprado, já foi entregue e está funcionando. 

O material audiovisual foi registrado pelos Alunos, quando os motores chegaram. No mesmo momento em que o time de recuperação (os que estão sentados na ponta mais próxima da mesa) estava montando a parte eletrônica da recuperação (sistema que liga os altímetros ao sistema de ignição de pólvora para abrir os paraquedas). 

Assista ao vídeo a seguir: 

Em agosto deste ano, o ITA Rocket Design pretende participar da Latin America Space Challenge (LASC). Para essa competição, será necessário refazer algumas peças do foguete que ficarão inutilizáveis após o lançamento da Spaceport America Cup 2022. Peças que são referentes aos subsistemas de integração, eletrônica e recuperação.  

Após a competição LASC, será o momento continuar o projeto referente à Spaceport America Cup 2023. O projeto denominado Montenegro II, será modificado devido a troca de categoria na competição, a de 30mil pés (10 quilômetros). O que exige mais especificações e requisitos do foguete. O objetivo é que o time faça parte da segunda equipe de estudantes do mundo e primeira da América Latina a levar um foguete aos 100 quilômetros de altitude, ultrapassando a barreira do espaço. 

A equipe conta com o apoio da ITAEx todos os anos, e nesse ano não será diferente. Já que a Associação, continua auxiliando com recursos para a compra de materiais e realização da manufatura dessas peças. Além de proporcionar a oportunidade à Ex-Alunos que desejam vivenciar a experiência, como mentor, apoiando e fazendo parte da equipe. 

ITA Rocket: História 

A iniciativa nasceu em meados de 2011, a partir da necessidade de uma iniciativa técnica focada em de fato atuar na área de Engenharia de Foguetes. Os participantes do projeto são Alunos de Graduação, que atuam em diversos setores, variando entre análises aerodinâmicas e estruturais, a testes de componentes e sua integração no foguete.   

Postagens recentes
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam
Sistema de apoio didático ao ensino de propulsão química
Educação Empreendedora
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp