APOIE!
APOIE!

CubeSat – Lançamento de Balão

Home > Notícias > CubeSat – Lançamento de Balão
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é WhatsApp-Image-2021-09-02-at-15.50.29-1024x683.jpeg

Nem a pandemia freou os Alunos do Curso de Engenharia Aeroespacial do ITA, que com dedicação e maestria, foram prestigiados com o ensino prático (Hands-on), para desenvolver cargas úteis de microssatélites.  

Ministrada pelo Professor Tertuliano Ribeiro, as aulas de Eletrônica para Aplicações Espaciais (ELE-27) do ITA, desafiaram os Estudantes a participarem e entenderem os subsistemas necessários para o seu funcionamento, além de desenvolverem uma proposta de solução e efetuar o lançamento do microssatélite por meio de um balão estratosférico. 

Durante as aulas teóricas do 1º semestre deste ano foram definidos o escopo da missão e de requisitos para a Carga Útil. A arquitetura física e de especificações teve seu desfecho com a montagem e integração do protótipo de voo. Como resultados, os Iteanos demonstraram interesse maior pelos produtos aeroespaciais, desenvolveram conhecimento prático para um tipo de satélite e a adotaram medidas de segurança de um lançamento.  

Em agosto, os Acadêmicos do curso de Engenharia Aeroespacial lançaram, em parceria com a Divisão de Ciências Atmosféricas do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), o pequeno satélite, conhecido como Cubesat, a 30 km de altitude utilizando um balão estratosférico. Após a análise dos dados e a recuperação da carga, que retornou em segurança ao solo por meio de um paraquedas, a missão foi considerada um sucesso.  

As próximas etapas consistirão na análise mais detalhada dos dados coletados, na implementação de aprimoramentos e na incorporação de novos sensores. 

O momento do lançamento foi prestigiado pelo Diretor do IAE, Brigadeiro do Ar César Augusto O’Donnell Alván, pelo Chefe da Divisão de Ciências Atmosféricas do IAE, Coronel Cleber Souza Corrêa, e pelo representante regional da Agência Espacial Brasileira (AEB), Engenheiro Alexandre Oliveira. 

Mais uma vez o ITA queima a largada disparando na frente. O projeto foi iniciado em 2019, melhorado em 2020 com o apoio do ITAEx e executado em 2021. Foi concluído com grande êxito, com os resultados e os aprendizados obtidos, proporcionando o desenvolvimento de habilidades futuras para trabalhos em equipes. 

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é foto-itacube.png
Postagens recentes
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam
Como a ITAEx ajudou a formar o CEO de uma das startups mais promissoras do Brasil
A inspiradora trajetória de Thiago Feijão
Resiliência: um caminho para alcançar metas extraordinárias
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp